Não deixe de conferir nosso Podcast!

Cartunista encanta adultos e crianças com história de fantasmas

Fantasmas existem na história de Raina Telmeier, mas são suaves e divertidos

Dá para imaginar o quão desafiante seria contar uma história com um tema tão desafiante e carregado quando é ver uma criança com uma doença degenerativa e sem cura, e ainda assim apresentar encantos do mundo infantil? A cartunista Raina Telgemeier consegue fazer isso em Fantasmas, lançamento da editora Intrínseca, e de forma maravilhosa.

Vale lembrar que Maya, que divide o protagonismo da história junto com a irmã Catrina, tem o desejo de conversar com fantasmas para saber como é que passamos nossos dias após a morte. Ela sabe que não terá muitos dias de vida e quer muito saber como será “o depois”.

A norte-americana Raina Telgemeier, que já conquistou diversos prêmios, satisfaz essas dúvidas da personagem e os medos de nós leitores de forma suave, e até divertida.

Na trama, a família de Catrina está de mudança para Bahía de la Luna, uma cidade nublada no litoral da Califórnia, porque a brisa do mar vai ser importante para o tratamento de Maya, sua irmã mais nova. Porém, ao sair para explorar a nova vizinhança, as duas descobrem que os ventos gélidos também atraem fantasmas — para a alegria de Maya e o desespero de Cat.

Maya tem fibrose cística, uma doença degenerativa dos pulmões, e quer conversar com um fantasma para descobrir como é o pós-vida. Cat, por sua vez, tem ansiedade e muito medo do sobrenatural. Ela só quer proteger a irmãzinha, fazer novas amigas e levar uma vida normal. Mas isso não será tão fácil, já que os moradores de Bahía de la Luna parecem conviver pacificamente com seus antepassados. Para piorar, a grande celebração do Día de los Muertos — data em que os fantasmas visitam seus entes queridos — está cada vez mais perto.

Com a ajuda de um gato preto misterioso, vizinhos simpáticos e muitos tamales (comida típica mexicana), as irmãs vão enfrentar os desafios da vida em família e descobrir que, muitas vezes, precisamos encarar nossos maiores medos por aqueles que amamos.

“Fantasmas” é vencedora do Eisner Award, a maior premiação do universo dos quadrinhos.

A autora

Raina Telgemeier é uma cartunista norte-americana muito prestigiada pela crítica. Coragem é um delicado registro autobiográfico, inspirado em sua infância. É autora também de Ghosts e adaptou e ilustrou a série de graphic novels The Baby-Sitters Club. Entre muitos prêmios, conquistou três Eisner Awards e um Stonewall Honor Award. Best-sellers do New York Times, seus livros já somam quase 20 milhões de exemplares vendidos nos Estados Unidos e foram traduzidos para 22 idiomas. Mora em São Francisco, Califórnia.

Marcelo Costa
Jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí com mais de 20 anos de atuação na área, sempre com destaque para área cultural, principalmente no campo das histórias em quadrinhos, cinema e séries.