Não deixe de conferir nosso Podcast!

Competição de História em Quadrinhos e Ilustrações pagará mais de R$ 6 mil em prêmios

A competição é o primeiro passo para que a Feira HQ volte a acontecer no Piauí

A Quinta Capa Quadrinhos (Livraria – Editora – Site), de Teresina (PI), lança no próximo dia 30 deste mês a “1ª Exposição Competitiva de História em Quadrinhos e Ilustração”. São mais de R$ 6 mil em prêmios. As inscrições já iniciaram e seguem até 30 de junho de 2024. O tema escolhido para essa primeira edição foi “Super-herói brasileiro”. Faça a sua inscrição clicando aqui e confira o edital do regulamento.

“Esse tema, no entanto, não determina o gênero do trabalho. Esperamos receber os mais variados tipos de histórias de super-herói brasileiros, podendo ser desde as tradicionais aventuras de ação, mas também um romance, terror, humor, entre outros”, lembrou Bernardo Aurélio, coordenador da competição.

Podem participar artistas de qualquer estado brasileiro com até duas produções em cada categoria. A competição é o passo inicial na tentativa de que a Feira de Quadrinhos do Piauí volte a acontecer após 11 anos. A última edição foi em 2013.

Os competidores devem fazer suas inscrições justamente no site de catarse.me, onde também neste dia 30 se inicia uma campanha de financiamento coletivo para que a Feira HQ do Piauí volte a ser novamente uma realidade.

A Feira HQ

Entre os anos de 1999 e 2013, a Feira de Quadrinhos do Piauí, na maioria das vezes de forma pioneira, movimentou o mundo artístico local, não só dos aficionados por esse tipo de produção artística, mas todos que apreciam a cultura de modo geral.

Nesse tempo, o evento promoveu exposições e publicações de quadrinhistas, trouxe ao Piauí especialistas e até doutores nesta área para tratar do tema, entregou premiações e realizou as primeiras apresentações de cosplays no estado, quando o assunto ainda começava a ser comentado no país.

LEIA TAMBÉM:  D&Dezembro| O dia em que o Serviço de Inteligência Americano invadiu a Steve Jackson Games

Depois de 2013, principalmente por falta de apoio, o evento deixou de ser realizado, deixando um enorme vácuo de desestímulo aos nossos artistas. Enquanto isso, esse tipo de evento vem

crescendo cada mais no país, inclusive em quantidade, já que vários estados já possuem os seus, como São Paulo, Rio Grande do Sul, Ceará, Pernambuco e tantos outros, sempre com muito sucesso.

“Queremos voltar com a Feira HQ com todos os melhores atrativos existentes neste tipo de evento, como atrações nacionais, cosplays, palestras e tudo mais. Por isso estamos contando com o apoio de todos”, concluiu.

Jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí com mais de 20 anos de atuação na área, sempre com destaque para área cultural, principalmente no campo das histórias em quadrinhos, cinema e séries.