Era um tempo de sonhos e oportunidades e Mickey corria atrás dos seus: publicar seu primeiro romance e tornar-se um escritor respeitado. Mas seu manuscrito é rejeitado pelas editoras por onde passa, até que a Scribner & Scribner decide lhe dar uma chance – para um trabalho que, se bem feito, poderia levá-los a finalmente editá-lo.
Decidido a abraçar essa oportunidade, Mickey parte para a estação de trem, pronto para cumprir a missão que exige a travessia dos Estados Unidos de Costa a Costa. Mas qual sua surpresa ao descobrir que suas economias haviam sido furtadas! Sorte dele que Pateta, um jovem viajante, filósofo e, nas horas vagas, de tudo um pouco, aparece disposto a ajudá-lo.
Começa assim uma aventura cheia de descobertas, perigos e companheirismo, marcada não pelo destino almejado – mas por tudo que o caminho ensina. Este álbum gráfico em capa dura e formato diferenciado, que permite apreciar a bela arte de Paolo Mottura, é escrito por Fausto Vitaliano, adaptando livremente a obra clássica de Jack Kerouac.
Dadas as liberdades tomadas em relação ao livro original, como a subdrama investigativa que se revela no final, se preserva o essencial da fonte inspiradora. Ou seja, uma ode à liberdade e ao espírito desbravador de quem, com pouco dinheiro no bolso, explora as riquezas de um país grande, diverso, com uma natureza selvagem e bela.
O jeito tímido e retraído de Mickey contrasta com o comportamento aberto e corajoso de Pateta, um andarilho que, com suas reflexões e simpatia, inspira o amigo a mudar a forma como encara o mundo. São vários os diálogos carregados de humor, sabedoria e provocações, que despertam – mesmo no leitor – um instinto questionador sobre a ordem das coisas.
Os extras incluem uma lista de citações e “easter eggs” espalhadas pelo quadrinho que o relacionam ao livro e as circunstâncias de sua escrita e publicação, além de lindos quadros de Mottura, um apaixonado pela vida e obra de Kerouac. Enfim, uma leitura saborosa.
Leave a Reply