Não deixe de conferir nosso Podcast!

Die | Beta do RPG de Kieron Gillen é anunciado para amanhã.

die-kierongillen-image

Em Dezembro de 2018, Kieron Gillen(The Wicked + The Divine) lançaria seu mais novo trabalho: Die. Podendo ser resumido com um Jumanji mas com RPG, Die conta a história de um grupo de amigos transportados a um outro mundo após começarem uma sessão com o jogo novo. Dois anos depois, os jovens reaparecem, à exceção de um deles(o mestre do jogo). Anos depois, agora adultos, o grupo se reencontra e descobrem que o jogo ainda não acabou…

Resultado de imagem para die kieron gillen
“Fantasia para adultos”

Escrito pelo próprio Gillen e desenhado por Stephanie Hans(Asgardians of the Galaxy, Motoqueiro Fantasma Cósmico), Die foi inspirado por experiências que o autor teve com RPG. Os personagens passam a serem prisioneiros da história e devem trabalhar internamente em seu sistema para sobreviverem e conseguirem voltar para casa.

Die é a conjunção óbvia de Caverna do Dragão e It, de Stephen King. Ou um Jumanji gótico, pra resumir

E não parou por aí. Como parte do processo criativo, Gillen criou o sistema de jogo que foi testado pessoalmente por ele. A intenção do autor é lançá-lo em PDF junto com o primeiro encadernado. E hoje o autor anunciou o lançamento da versão beta.

“O beta do RPG Die sai amanhã – provavelmente em algum momento da tarde, e eu fiz todo o essencial. Eu estou tentando fazer um último lance, pra espremer mais uns nove Deuses. QUAIS SÃO OS SEUS ARQUÉTIPOS DE DEUSES FAVORITOS, AMIGOS DO TWITTER? #diecomic”

O Jogo

Die diagrams
Os dados que representam as classes.

Die é um jogo dentro de um jogo: os jogadores interpretarão outras pessoas que casualmente serão transportados para este outro mundo. Mas eles não farão uma ficha complicada: basta que delineiem seus personagens, pois o resto será com os dados.

O narrador do jogo é o portador do D20. Cada outro jogador terá um dado e este dará a sua classe.

  • D4: O Ditador. Ele é capaz de manipular emoções humanas como um músico faz com um instrumento.
  • D6: O Tolo. A classe mais simples com as habilidades mais simples. Desde que se comporte como um aventureiro ousado, sempre se dará bem.
  • D8: O Cavaleiro das Emoções. Um guerreiro fortalecido por uma das seis emoções vigentes – extase, admiração, horror, surpresa, luto, aversão, alerta e fúria. Quando em contato com essas emoções, o cavaleiro acessa incríveis poderes.
  • D10: Neo. Uma espécie de ladino cyberpunk. Seu equipamento tecnológico precisa de ouro para funcionar.
  • D12: O Persuador de Deuses. Um clérigo que não reza para os deuses, mas negocia ou os força a fazer o que quer.

E o drama não para por aí. Assim como o quadrinho, Die quer colocar os personagens e jogadores para sentirem-se como os personagens dos quadrinhos se sentiram: presos e em conflito com o que estão lidando e a necessidade de voltar para casa. O conflito pode também expandir entre os personagens e produzir situações interessantes.

Die parece ser uma versão bem mais pesada de Caverna do Dragão e uma experiência bem inception de se jogar RPG. Aguardemos o beta para conferir. Enquanto isso, o encadernado já se encontra em pré-venda:

 

 

Erico Campos
Formado em administração e radiologia, professor por vocação e geek de coração!