Não deixe de conferir nosso Podcast!

League of Legends foi o game de e-sports mais assistido em 2022

DOTA 2

Nos últimos anos, a indústria de games se expandiu significativamente graças ao desenvolvimento de tecnologia acessível e acesso à Internet universal. O potencial para jogos competitivos está crescendo à medida que mais indivíduos adotam a ideia de e-sports como uma vocação, em vez de apenas uma forma de entretenimento.

Os torneios de e-sports permitem que os fãs entendam os títulos em profundidade e também fornecem a melhor experiência em termos de competições ao vivo. Após a retomada das atividades normais em todo o mundo, 2022 viu o ressurgimento dos torneios ao vivo em todo o mundo, o que deu um impulso muito necessário ao cenário dos e-sports.

O título de e-sports mais assistido de 2022, de acordo com uma nova análise da Esports Charts, foi o principal jogo multiplayer online battle arena (MOBA) da Riot Games, League of Legends. Ele também teve o maior pico de espectadores de qualquer jogo, com 5,1 milhões de espectadores simultâneos.

Três dos cinco jogos de e-sports mais assistidos em 2022 foram MOBAs e os outros dois foram jogos de tiro em primeira pessoa táticos. Valorant, outro jogo da Riot, também ficou entre os 5 games de e-sports mais assistidos em 2022.

Além disso, apenas um dos 5 principais jogos é um jogo para celular; os outros são jogos para PC. Apesar do fato de que os e-sports mobile tiveram um crescimento tremendo nos últimos anos, o fato de mais jogos não terem entrado nessa lista provavelmente se deve à proibição do Free Fire e do Battlegrounds Mobile India (a versão indiana do PUBG Mobile) na Índia.

League of Legends

e-sports:  Campeonato de League of Legends
e-sports: LoL – Foto: Riot Games

Pelo segundo ano consecutivo, League of Legends ultrapassou outros títulos de e-sports como o mais assistido do mundo. Em 2022, o jogo acumulou mais de 617 milhões de horas de visualizações, 7% a menos do que em 2021.

LEIA TAMBÉM:  D&Dezembro| Conheça Starfinder!

Uma das competições de e-sports mais populares do mundo foi o Campeonato Mundial de 2022, que serviu como peça central da temporada de e-sports de League of Legends. Além disso, o Mundial também se destacou como o principal mercado de apostas de e-sports em plataformas como a Midnite.

A Grande Final do Mundial de 2022, que foi disputada entre T1 e DRX, atingiu o pico de 5,1 milhões de visualizações, o que representa cerca de 22% a mais de espectadores do que o pico do Campeonato Mundial de 2021. Na história dos e-sports de League of Legends, uma quarta equipe cabeça-de-chave nunca havia vencido o Campeonato Mundial, mas a equipe coreana DRX mudou isso em 2022, quando ganhou o torneio e encerrou sua história de azarão.

Além disso, a série Mid-Season Invitational (MSI) teve um sucesso retumbante em 2022. Notavelmente, mais espectadores sintonizaram a final do MSI 2022 do que as partidas do Campeonato Mundial de 2017 e 2018.

Counter-Strike: Global Offensive

Campeonato de Counter-Strike: Global Offensive
e-sports: CS: GO – Foto: Valve

CS:GO, o popular jogo de tiro tático em primeira pessoa (FPS) da Valve, ficou em segundo lugar em mais espectadores de e-sports em 2022. Mais de 448,41 milhões de horas foram assistidas. Surpreendentemente, apesar da competição direta com o jogo FPS Valorant, da Riot Games, o tempo de exibição aumentou 8,5% desde 2021. É importante lembrar que, de todos os jogos, CS:GO teve o maior tempo de transmissão (14,4 mil horas).

Além disso, o PGL Major Antwerp 2022 foi a competição CS:GO mais popular do ano em 2022. Mais de 2,1 milhões de espectadores sintonizaram para ver as grandes finais do Major belga entre Natus Vincere e FaZe Clan.

Mobile Legends: Bang Bang

e-sports:  Campeonato de Mobile Legends: Bang Bang
e-sports: Mobile Legends: Bang Bang – Foto: Moonton

O popular título MOBA mobile da Moonton, MLBB, foi o jogo de e-sports para celular mais assistido de 2022. O tempo de exibição do jogo diminuiu 14,4% em comparação com 2021, mas seu tempo de transmissão aumentou 7%. Essa diminuição no tempo de exibição provavelmente pode ser atribuída ao M4 World Championship, o campeonato mundial da temporada de e-sports de 2022, que está acontecendo em janeiro deste ano em vez de ter sido realizado no ano passado.

LEIA TAMBÉM:  RPG: Lançamentos da Editora New Order para 2018

Para resumir, o MLBB teve um total de 331,47 milhões de horas de exibição em 2022. A 9ª temporada do Mobile Legends Professional League (MPL) ID foi o torneio mais popular do ano passado, com suas finais sendo assistidas por mais de 2,84 milhões de espectadores simultâneos.

Dota 2

Campeonato de Dota 2
e-sports: Dota 2 – Foto: Valve

O popular título MOBA da Valve, Dota 2, garantiu o quarto lugar na lista. O jogo registrou mais de 313,61 milhões de horas de exibição ao longo de 2022, uma queda de 10% em relação a 2021.

O principal evento de e-sports do Dota 2, The International 2022, foi o torneio de Dota 2 mais popular no ano passado e registrou mais de 1,7 milhão de espectadores simultâneos. Embora esse número pareça alto, é significativamente menor do que o pico de audiência do The International 2021, que registrou um pico de audiência de 2,7 milhões.

Valorant

e-sports:  Campeonato de Valorant
e-sports: Valorant – Foto: Riot Games

A diferença entre Valorant e seu rival Counter Strike: Global Offensive (CS:GO) está diminuindo rapidamente, apesar de Valorant ainda estar muito atrás. Valorant, um jogo tático de tiro em primeira pessoa da Riot Games, teve um aumento fenomenal na audiência em 2022. No ano passado, houve 283,47 milhões de horas de exibição para o jogo, um aumento de 32,9% em relação a 2021.

O torneio Valorant Champions 2022, o principal evento da temporada de e-sports Valorant 2022, foi a competição de maior sucesso. Houve 1,5 milhão de pessoas assistindo em seu pico, que em 2022 aumentou quase 27% em relação a 2021, de acordo com estatísticas fornecidas pela Esports Charts.

Com formação em análise e desenvolvimento de sistemas, assume o desenvolvimento desse site e mais alguns outros. Pai de Valentina, Edgar e Raul, escreve algo aqui sobre games, música ou tecnologia sempre que os pequenos deixam.