Não deixe de conferir nosso Podcast!

Tormenta 20 faz história em sua campanha de financiamento coletivo

tormenta-20-catarse

Foi necessário apenas uma hora e meia para acontecer.  Mas foi o fruto de 20 anos, que Tormenta completa esse ano, e agora volta renovado. Surgido em 1999, Tormenta foi, para muitos jogadores brasileiros, a verdadeira iniciação ao RPG de mesa. E agora o lançamento de Tormenta 20 marca um recorde histórico: no primeiro dia(de 60 ainda restantes) já é o RPG mais bem financiado da história!

Até o momento em que este texto foi escrito, o financiamento coletivo do Tormenta 20 já havia captado mais de 350.000 reais.

Resultado de imagem para success gif

A história de Tormenta

O cenário nasceu da compilação de várias criações publicadas na revista Dragão Brasil. Na edição 50, um encarte especial reuniu esse material de forma coesa. Foi um grande sucesso e, logo depois, o cenário recebeu uma edição com o mesmo adaptado para o sistema 3D&T(criado pela editora).

O encarte que deu origem a tudo.

Os anos se passaram e Tormenta ganharia uma versão D20. Em 2010, agora com a Jambô Editora, viraria Tormenta RPG, ainda sob o sistema d20. A criação de Marcelo Cassaro, JM Trevisan e Rogério Saladino ganharia também o reforço criativo de outro trio:  Guilherme Dei Svaldi, Gustavo Brauner e Leonel Caldela(escritor de romances que se passam no cenário, como O Inimigo do Mundo).O sistema ainda voltaria ao 3D&T seis anos depois e, um ano depois, uma nova versão chamada Tormenta RPG Guilda do Macaco.  

Edição Guilda do Macaco

A expectativa sobre Tormenta 20

O anúncio da edição comemorativa de 20 anos foi recebida com bastante expectativa. A dedicação, ambição e respeito dos criadores se viu refletida a partir das 12:00 do dia 10 de maio de 2019(o dia e a hora em que a campanha  foi oficialmente lançada). Com prêmios diversos, o sucesso foi tão grande que chegou a derrubar o site do Catarse temporariamente!

A nova edição promete levar em consideração o contido em Guilda do Macaco e o romance Flecha de Fogo, do Caldela. Também foi prometida a adoção de regras mais simples, ágeis e divertidas. Muitas atualizações são esperadas ainda a esse respeito.

Com todas as metas sendo batidas nas primeiras 24 horas, podemos aguardar mais novidades para manter o Tormenta 20 abastecido por muito tempo. Com o RPG mais em voga do que nunca, torçamos para que Tormenta ajude a formar uma nova geração de fãs deste magnífico hobby!

Olha o que nos espera na fase 2 das metas estendidas!

Ainda curioso para saber o que nos aguarda? Confira aqui algumas de nossas teorias a respeito do que virá!

Erico Campos
Formado em administração e radiologia, professor por vocação e geek de coração!