Não deixe de conferir nosso Podcast!

Memorial da América Latina recebe exposição em homenagem ao cartunista Angeli

"Angeli por nós" reúne 72 ilustrações de desenhistas que foram influenciados pelo artista

Angeli
Reprodução

“Angeli por nós” reúne 72 ilustrações de desenhistas que foram influenciados pelo artista

O Memorial da América Latina inaugura no próximo dia 22 de setembro, às 19h, a exposição Angeli por nós, uma homenagem ao cartunista. A mostra reúne no Espaço Gabo 72 ilustrações de desenhistas contemporâneos de Angeli ou que foram influenciados pelo trabalho dele em seus 50 anos de carreira. A curadoria é assinada pelo presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil, Jal (José Alberto Lovetro), e pelo presidente do Memorial da América Latina, Jorge Damião.

Angeli publicou seu primeiro desenho aos 14 anos na extinta revista Senhor e, em 1973, tornou-se colaborador da Folha de S. Paulo com a publicação de tirinhas diárias repletas de críticas e humor ácido. Daí surgiram personagens icônicos, como o punk paulistano Bob Cuspe, os hippies Wood e Stock e a “junkie” Rê Bordosa. 

Na década de 1980, a revista Chiclete com Banana reuniu os personagens de Angeli e outros cartuns de desenhistas como Laerte, Adão Iturrusgarai e Fernando Gonsales, alguns dos nomes que celebram Angeli na nova exposição do Memorial da América Latina.

Angeli por nós é composta por ilustrações de Angeli e por desenhos de diversos artistas que o homenageiam. Participam da mostra, além dos já citados, os ilustradores Fernandes, Miguel Paiva, Manga, Baptistão, Fred, J.Bosco, Nei Lima, Amorim, Samuca, Júnior Lopes, Aroeira, Orlandeli e Will, entre outros. A exposição foi pensada para celebrar uma nova fase na vida de Angeli, na qual será livre para continuar produzindo sua arte sem amarras.

Também estarão em exposição as vitrines dos bonecos e cenários da produção Dossiê Rê Bordosa (Coala Produções) do diretor Cesar Cabral, além de um Bob Cuspe em recorte de madeira para quem quiser garantir sua selfie com um dos personagens mais icônicos de Angeli.

LEIA TAMBÉM:  Dica De Leitura | Mickey & Pateta - Pé Na Estrada (Panini Comics)

“São muitos os expoentes da ilustração brasileira que tiveram em Angeli sua maior inspiração. A grandeza de um artista está também na capacidade que ele tem de sensibilizar a todos com seu trabalho. Os artistas presentes em Angeli por nós confirmam isto. E assim, reafirmamos, mais uma vez, nosso papel como espaço de reflexão, integração e difusão da cultura e do saber latino-americano”, afirma Jorge Damião.

“Neste Espaço Gabo do Memorial da América Latina todos nós, cartunistas, reverenciamos esse mestre do desenho e criador de personagens inesquecíveis”, declara José Alberto Lovetro.

Editor de Contéudo deste site. Eu não sei muita coisa, mas gosto de tentar aprender para fazer o melhor.