Não deixe de conferir nosso Podcast!

Novo vírus é alvo de funcionários de instituições financeiras

Uma nova campanha de spam está mirando funcionários de instituições financeiras, ou bancos, no Brasil. No caso, arquivos HTML estão sendo enviados com Trojan bancário para infectar máquinas e roubar dados de acesso, segundo pesquisadores da Trustwave.
Ao acessar o email, os funcionários poderão encontrar uma mensagem com o anexo “comprovante.chm”, na verdade, um CHM malicioso. Caso o download seja realizado, dificilmente a máquina detectará o malware, já que ele é extremamente sofisticado: apenas 8 de 60 programas antivírus detectaram problema no arquivo, notou Rodel Mendrez, pesquisador da Trustwave.
O ataque se baseia no Microsoft Compiled HTML Help (CHM). Dessa maneira, cibercriminosos podem rodar um JavaScript e levar as vítimas para ambientes externos. “Assim que o usuário abre o CHM, ele executa um pequeno comando PowerShell que faz o download de um segundo script PowerShell. A persistência é obtida criando uma tarefa agendada para executar o malware quando o usuário faz o login”, disse Mendrez.
Segundo Rodel, após infectar a máquina, o malware tem a capacidade de roubar nomes de usuário, do computador e enviar relatos para um servidor externo. Dessa maneira, os cibercriminosos podem obter informações sensíveis e formular ataques diretos em contas bancárias.

LEIA TAMBÉM:  Por que a 4ª Edição de D&D é tão odiada?
Com formação em análise e desenvolvimento de sistemas, assume o desenvolvimento desse site e mais alguns outros. Pai de Valentina, Edgar e Raul, escreve algo aqui sobre games, música ou tecnologia sempre que os pequenos deixam.