Não deixe de conferir nosso Podcast!

Crônica | Goku não é um herói, ele apenas gosta de lutar

Um dos maiores ícones da cultura pop, Goku pode não ser o herói que você imaginava.
Goku
Reprodução

Um dos maiores ícones da cultura pop, Goku pode não ser o herói que você imaginava.

Goku é um dos heróis mais amados da história da cultura pop. Não existe criança ou adulto que não conheça seu nome. Na verdade, é um dos nomes mais conhecidos da história da humanidade. Salvador de vários planetas e universos. Um dos últimos guerreiros Saiyajin vivo. Mesmo sendo de uma raça que tem sede insaciável em resolver as coisas usando violência; ele deixou isso de lado e se tornou um herói que todos amam e respeitam. Pelo menos é o que você acredita que seja.

 

Já que o Goku nunca foi de fato um herói.

 

Explico, é até simples de acompanhar o raciocínio. Goku não se importa em derrotar o vilão ou salvar pessoas. Isso é secundário. Ele só se preocupa em lutar contra adversários cada vez mais fortes. Suas motivações não são diferentes das de Vegeta. A principal diferença entre os dois é que Vegeta é um bom pai e leva a vida de sua família a sério. Se Goku realmente existe para derrotar o mal como o objetivo final, ele teria deixado o garoto Ubb no Torneio de Artes Marciais em paz. Em vez disso, ficou infernizando a criança até ela explodir seu poder em fúria. Goku só queria lutar com alguém forte e nada mais.

 

Para quem ainda não sabe, Ubb reencarnação do Majin Buu maligno. Um dos vilões mais poderosos do Universo Dragon Ball.

 

Goku também não está querendo sempre ficar mais forte. Vimos isso quando ele colocou o mundo em risco para Gohan ficar mais forte no Torneio do vilão mutante Cell. Sempre foi seu plano fazer de Gohan um grande guerreiro, tanto é que no final de suas forças ele apostou a vidas do planeta dando uma semente dos deuses – é tipo um feijão que cura todos os males do corpo – para Cell lutar em pé de igualdade com seu filho.

 

Ele estava esperando que Gohan se tornasse um oponente digno em algum momento? Mesmo se ele apenas quisesse aumentar a confiança de Gohan, deixando-o combater com Cell, por que ele curaria um ser que era uma ameaça mundial?

 

Quer saber quem foi realmente um herói do planeta Terra? Mr. Satan. Infinitamente mais heroico que Goku. Satan é covarde, mas tem o mesmo tipo de coragem que Kuririn. Ele sabe que não deveria estar lá lutando contra seres poderosos, ainda assim, ele vai, não apenas como um personagem engraçado ou para ser zombado, mas para incentivar outras pessoas.

 

Foi Mr. Satan quem trouxe um filhote para Majin Buu no momento que o demônio estava preste a destruir o mundo. Lembram disso? E quando Buu de novo quase destrói tudo porque o filhote havia sido ferido, Mr. Satan fingiu matar os homens responsáveis, salvando o mundo duas vezes. Eu sei e você, leitor, sabe como o arco de Buu terminou, mas o mundo teria acabado muito antes, se o Black Power do Satan não tivesse se colocado como sacrifício, mesmo sendo dúbio suas necessidades em fazer isso.

 

Certo, Goku morreu várias vezes para salvar as pessoas que ele ama. Mas nunca foi para salvar o mundo, ele estava primeiramente buscando uma vitória com alguém mais forte que ele. Quando Piccollo o matou com Makankosappo (魔貫光殺砲, lit. Canhão de Energia Mortal do Demônio), ele não estava pensando em mais Saiyajins ou se havia uma vida após a morte, ele só queria derrotar Radditz. Essa luta fornece outra peculiaridade, ela é também sobre honra. Goku gosta de lutas honrosas, a menos que esteja perdendo. Em Dragon Ball você assiste e ler sobre lutas contra esquadrões, androides, fusões, fantasmas, máquinas que ganham vida criada pela Bulma, Deuses, aliens demônios… mas Goku só entra no final porque ele gosta de assistir as lutas individuais que seus amigos enfrentam, mesmo que eles morram no processo. Kuririn que diga, meu deus.

 

Goku não é um herói, ele apenas gosta de lutar. Não há necessidade de mentir sobre isso, muitos outros personagens em outras histórias também fazem isso. Apenas amam desfrutam de uma boa luta. O Tigre de Bronze da DC Comis, amar lutar, mas apenas quem paga mais por isso. Zoro de One Piece sempre procura espadachins poderosos o tempo todo.

 

Goku poderia ser mais honesto sobre isso. Se Goku é um herói, é por coincidência, não intencional.

 

Essa crônica não foi escrita para relatar uma das injustiças do mundo pop. Você que escolherá se o Goku é ou não um herói. Eu mostrei a verdade.

 

Crônica | Sejamos mais Yamcha e menos Goku

PikachuSama
Editor de Contéudo deste site. Eu não sei muita coisa, mas gosto de tentar aprender para fazer o melhor.