Não deixe de conferir nosso Podcast!

Perturbador, filme sul-coreano “Em Silêncio” é baseado em fatos reais

A trama é baseada em fatos reais e já foi retratada em um livro

Qualquer pessoa pode contar uma história triste! O tamanho do impacto e da comoção que será gerada é que vai fazer a diferença na forma como se conta. Levando isso para o cinema, destacamos como ferramentas diferenciais o roteiro, a fotografia, a trilha sonora, a atuação e, principalmente a direção. Justamente por conta disso podemos definir o sul-coreano “Em Silêncio” (Netflix) como um bom filme. A produção é de Hwang Dong-hyuk, o criador da série Round 6.

A história, por si só é triste e muito revoltante, mas a maneira como é apresentada neste filme causa um impacto forte aos expectadores. Mais forte ainda é o sentimento de revolta e de incapacidade de mudar muitas coisas em nossa sociedade.

“Em Silêncio” é baseado no Caso da Escola de Gwangju Inhwa, na qual estudantes surdos-mudos foram abusados sexualmente por professores. O protagonista é Kang In-ho, contratado por essa escola que é voltada exclusivamente para crianças deficientes auditivas na cidade fictícia de Mujin.

Kang logo se depara com casos de violência física, mas descobre que a situação é muito mais séria que imaginava e pede apoio a uma jovem representante dos Direitos Humanos. Só que, não apenas no Brasil, a grande maioria das coisas não acontecem como deveriam.

Muitas vezes o professor Kang se vê dividido entre a necessidade manter o emprego e fazer o que é certo.

Destaque para algumas cenas fortes de violência sexual e a excelente interpretação dos atores mirins, digno de Oscar.

Só lembre-se de estar bem antes de ver “Em Silêncio”, afinal de contas dificilmente alguém chega ao final deste filme isento de sentimentos, principalmente de uma intensa revolta.

LEIA TAMBÉM:  Crítica | The Boys, não seja uma idiota e assista a segunda temporada
Jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí com mais de 20 anos de atuação na área, sempre com destaque para área cultural, principalmente no campo das histórias em quadrinhos, cinema e séries.