Não deixe de conferir nosso Podcast!

Programação de HQs encerra temporada destacando quadrinhos, mangás e tirinhas

Cora Ottoni é formada em Comunicação Visual Design pela UFRJ e atua como quadrinista e ilustradora

Nos próximos sábados, 23 e 30 de janeiro, sempre às 14h, o Itaú Cultural apresenta em seu site www.itaucultural.org.br e em sua página do Youtube www.youtube.com/itaucultural, os dois últimos episódios da terceira temporada do Caminhos da HQ, série audiovisual sobre a produção brasileira de quadrinhos. A série traz histórias sobre as trajetórias individuais e em parceria dos autores, temas relacionados a representatividade, público alvo e os desafios das equipes de edição das ilustrações.

No vídeo deste sábado, dia 23, o ilustrador paulista Thiago Spyked fala de sua produção de histórias em quadrinhos – que se inspira na estética e nas temáticas dos mangás, os quadrinhos japoneses –, de seu selo editorial Crás Estúdio Editora e de sua atuação como ilustrador e professor de artes. O quadrinista também comenta seus processos de trabalho, algumas HQs próprias e seu canal no YouTube: Crás Conversa Oficial, no qual apresenta dicas diversas para os aspirantes ao trabalho com quadrinhos e ilustração.

Paulistano, Thiago Spyked possui bacharelado em Desenho Industrial pelo Mackenzie e mestrado em Comunicação pela Universidade de São Paulo. É designer, ilustrador, professor de artes, empresário, editor, palestrante e autor de histórias em quadrinhos. Em 2007 iniciou a Crás Estúdio e Editora unindo outros autores brasileiros ao seu selo. A Crás também se tornou bastante popular pelo seu trabalho com vídeos na internet através do canal no Youtube Crás Conversa Oficial. Em 2017, Thiago recebeu o prêmio Angelo Agostini por seu trabalho Spectrus: Paralisia do Sono como melhor lançamento de 2016.

No sábado seguinte, dia 30, fica disponível o último episódio da terceira temporada da série Caminhos da HQ. Nesse vídeo, a quadrinista e ilustradora, Cora Ottoni, conta que a atuação no campo das artes é uma tradição de família. Ela fala de alguns momentos de sua trajetória, de como se enveredou para o humor autobiográfico, de algumas de suas HQs e de seu processo de postagens na internet. Cora é autora da série de tirinhas de humor Corenstein e da HQ Os Zeladores do Tempo.

Cora Ottoni é formada em Comunicação Visual Design pela UFRJ e atua como quadrinista e ilustradora. É autora do quadrinho Os Zeladores do Tempo e da série de tirinhas de humor Corenstein, que foi indicada a melhor publicação de tiras em 2018 e a melhor web tira em 2019 pelo prêmio HQ Mix. Além disso, ela é ilustradora e diretora de arte no Copa Studio, já tendo trabalhado em duas temporadas de Irmão do Jorel e agora dirigindo a arte da série Giga Blaster, do canal Gloob.

Cora Ottoni é autora do quadrinho Os Zeladores do Tempo e da série de tirinhas de humor Corenstein

Além da série Caminhos da HQ, o Itaú Cultural sempre abriu espaço para reforçar a relevância dos trabalhos desses artistas, sejam eles independentes ou nacionalmente conhecidos. Em 2012, a 12ª edição da série Ocupação expôs o universo do cartunista Angeli, por meio de charges, ilustrações, tiras, quadrinhos, cartazes e revistas. No ano de 2014, outra Ocupação foi realizada em homenagem à ilustradora e cartunista, Laerte. Dois anos depois, foi a vez do cartunista e desenhista Glauco ganhar uma exposição sobre sua obra, na 30ª edição da mesma série. Em 2020, a Banca de Quadrinistas foi realizada pela primeira vez em ambiente virtual. Em sua quinta edição, a mostra teve como tema Olhares Femininos e selecionou 20 autoras mulheres, de todas as regiões do Brasil, que tiveram seus quadrinhos disponíveis para leitura, durante 30 dias, no site da Instituição.

Confira abaixo o material completo das Ocupações realizadas pelo IC :
Ocupação Angeli: https://www.itaucultural.org.br/ocupacao/angeli/
Ocupação Laerte: https://www.itaucultural.org.br/ocupacao/laerte/
Ocupação Glauco: https://www.itaucultural.org.br/ocupacao/glauco/

SERVIÇO:
Caminhos da HQ – Episódio com Thiago Spyked
Dia 23 de janeiro (sábado), às 14h
Classificação Indicativa do episódio: Livre
Online em www.itaucultural.org.br e www.youtube.com/itaucultural

Caminhos da HQ – Episódio com Cora Ottoni
Dia 30 de janeiro (sábado), às 14h
Classificação Indicativa do episódio: Livre
Online em www.itaucultural.org.br e www.youtube.com/itaucultural

Marcelo Costa
Jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí com mais de 20 anos de atuação na área, sempre com destaque para área cultural, principalmente no campo das histórias em quadrinhos, cinema e séries.