Não deixe de conferir nosso Podcast!

Redes Mesh o que são e por que você deve utiliza-las

Por que você deveria usar roteadores MESH!

Redes Mesh começaram a aparecer e ficarem populares no Brasil recentemente. Roteadores que suportam a tecnologia estão ficando cada vez mais acessíveis. Mas por que você deveria instalar esses equipamentos em sua casa?

Em tradução livre Mesh significa malha e esse é um termo que traduz exatamente o funcionamento dessa rede.

Se compararmos a tecnologia Mesh com o que estamos acostumados a usar (roteadores somados a repetidores) a principal diferença entre eles é que numa rede Mesh todos os equipamentos funcionam como se fosse uma única rede.

Quando você tem um roteador comum, onde sua internet chega, e num ponto distante você instalou um repetidor, esse aparelho pegará o sinal do roteador e replicá-lo. Mas qual o problema aí?

Digamos que você está na sala, onde está seu roteador, usando seu smartphone e decide ir para o quarto porém lá o sinal é fraco e você instalou um repetidor, seu smartphone não trocará automaticamente para o melhor sinal. Você terá que fazer isso manualmente e caso não troque continuará com sinal fraco.

Rede Mesh x Repetidores e Roteadores Comuns
Créditos da imagem – Intelbras

Nas redes Mesh isso não acontece pois todos os equipamentos funcionam como se fossem um só! Nada mais de pontos cegos ou sinais fracos em determinadas áreas.

E como isso acontece?

Grande parte da mágica é feita por conta da tecnologia chamada beamforming que direciona o sinal da sua wifi para os locais corretos utilizando melhor a força do sinal. Nos roteadores comuns o sinal é enviado para todos os lados o tempo todo perdendo força muito mais facilmente que os equipamentos com tecnologia Mesh.

Roteador wifi comum VS Roteador wifi com beamforming
Créditos da imagem – NetworkWorld.com

E o Dual Band? Já leu isso em algum lugar?

Pois é, é outra tecnologia utilizada nos roteadores Mesh. Esses ativos podem transmitir em duas frequências 2,4Ghz e 5Ghz.

Hoje em dia quase todo mundo tem uma rede wifi em casa. Ao configurar uma rede wifi você precisa especificar um canal para ela operar e eles são limitados. Sendo assim várias redes diferentes podem estar operando no mesmo canal e na mesma frequência causando conflitos e interferências.

Com a tecnologia Mesh o roteador trabalha em ambas as frequências e escolhe qual a melhor no momento!

Achou pouco? Quer mais? Beleza, vamos aos bônus!

Bônus 1: Chega de lag no seu jogo porque seu irmão tá baixando um milhão de coisas! Chega de travar sua série favorita por conta de downloads!

Você pode configurar os roteadores para que eles deem prioridade a certos serviços como jogos e streaming. Pode ser definido somente pelo tipo do serviço ou por hora ou as duas coisas… Você que manda!

Bônus 2: Resolveu fazer aquele puxadinho na casa ou dividir a net com o vizinho? Você não vai precisar comprar aquele roteador super caro com 200 antenas e alcance quilométrico! O investimento será menor justamente por conta da distribuição de sinal otimizada que falei ali em cima!

Viu aí? Vale a pena gastar um pouco mais agora comprando um roteador Mesh para não passar raiva todo dia com aquela imagem do WhatsApp que não baixa. Não precisa incomodar o escorpião lá do fim do bolso para ampliar o sinal da sua rede, pega só as moedinhas de cima!

Além de tudo isso… é sempre bom evoluir né?

timEU
Desenvolvedor desse site e de alguns outros. Pai de Valentina e Edgar, duas crianças que me dão uma lavada nos games... Vez ou outra resolvo escrever algo aqui sobre games, música ou tecnologia.