Não deixe de conferir nosso Podcast!

Cavaleiro da Lua | Quem é Khonshu? Conheça o personagem mais enigmático da Marvel

Quem é Khonshu, afinal? Por dentro do novo personagem enigmático do Cavaleiro da Lua
Khonshu
Marvel Comics

Quem é Khonshu, afinal? Por dentro do novo personagem enigmático do Cavaleiro da Lua

O Cavaleiro da Lua estará oficialmente disponível na Disney+ 30 de março de 2022. A série de TV apresentará um dos super-heróis mais complicados dos quadrinhos da Marvel no UCM, junto com seu benfeitor igualmente enigmático.

Quando o mercenário Marc Spector se torna o Cavaleiro da Lua nos quadrinhos, ele ganha grandes poderes e força graças ao deus egípcio da lua, Khonshu. O relacionamento dos dois personagens é base central do quadrinho, mas Spector muitas vezes não aceita bem ser um objeto do Deus da Lua. Além disso, Spector sofre de  transtorno dissociativo de identidade. O Cavaleiro da Lua promete um thriller psicológico complexo cruzado com uma intensa brincadeira de ser um super-herói. 

 

Quem é o Cavaleiro da Lua? Conheça um pouco o herói com transtorno de personalidade

 

Então, quem exatamente é Khonshu e como ele se relaciona com Spector? Aqui está o que você precisa saber baseado nos quadrinhos sobre o Deus da Lua.

Khonshu é baseado em uma divindade real

Khonshun
Marvel Comics

Os quadrinhos originais da Marvel (e, por extensão, o UCM) estão cheios de seres mitológicos (Deuses, Deusas e Divindades Ambíguas). Outros são inspirados por mundos fictícios, conceitos filosóficos ou envolvem uma mistura de divindades do mundo real com uma perspectiva para a mídia em quadrinhos.

Ostentando um enorme cajado de lua crescente e um crânio de pássaro gigantesco, Khonshu aparece para Marc Spector regularmente, guiando-o – e atrapalhando sua vida.

Khonshu é totalmente baseado na antiga divindade egípcia Khonsu, também chamada de Khons. No Egito, Khonsu era um deus da lua e altamente  respeitado pelos sacerdotes Tebas (antiga capital do império Egípicio) junto com Amon e Mut em uma tríade divina. Khonsu desempenhou muitos papéis na antiguidade, e seu relacionamento com a lua crescente foi considerado fundamental para a fertilidade entre pessoas e sua relação com o gado

Khonsu era um deus da cura para muitos estudiosos do assunto, mas, como muitos deuses de Egito antigo, carregava uma ambiguidade e complexidade: Textos das Pirâmides anteriores ao Império Egípcio retratam Khonsu como “uma divindade sedenta por sangue” que ajuda monarcas mortos a “capturar e comer os outros deuses”. Na época do Império Egípcio, Khonsu tornou-se uma presença muito mais amigável, digamos assim. Porém, a Marvel resolveu beber de sua origem mais sombria e maligna.

Para quem não sabe, o Império Egípcio surgiu três mil anos antes de Cristo. Então é bastante tempo para que uma Divindade seja modificada, esquecida ou recriada. 

Konshu é um dos personagens mais complexos da Marvel

 

Marvel Comics

Qualquer pessoa familiarizada com os Asgardianos da Marvel dirá imediatamente que as divindades do UCM não são exatamente benevolentes. Isso é duplamente verdadeiro para Khonshu. Nos quadrinhos originais de Cavaleiro da Lua, o mercenário Marc Spector é deixado para morrer em uma tumba egípcia e ressuscitado por Khonshu, transformando-o em seu avatar, o Cavaleiro da Lua.

Essa ressurreição tem um preço muito alto para os dois, pois Khonshu está “perdendo” seus poderes, e o Cavaleiro da Lua existe como seu avatar, além de servir a todos os seus caprichos. Cada vez mais, Marc se vê lutando com os próprios esquemas e serviços de Khonshu – amplificados em meio a sua própria luta com o Transtorno Dissociativo de Identidade. Konshun apesar de ser um Deus, não contava que o humano que escolheu como servo, teria esse problema de dupla personalidade.

Quanto ao passado de Khonshu, a divindade é tão complexa quanto sua personalidade. Khonshu originalmente encontrou seu lar entre os Enéades, os deuses da Heliópolis Celestial adorados pelos antigos egípcios. Não está claro se Khonshu sempre fez parte do panteão ou simplesmente chegou a ele (nos quadrinhos, ele sugere o último). Dado que os deuses egípcios não conseguiam se manifestar na Terra, Khonshu convocaria um Cavaleiro da Lua para cumprir suas ordens ao longo de milênios, incluindo o próprio Marc Spector.

No entanto, o relacionamento de Spector e Khonshu tornou-se cada vez mais complexo à medida que os quadrinhos avançavam, graças em grande parte à própria busca da divindade por poder e controle entre os diferentes valores da mente duplicada de Spector.

O Deus da Lua do UCM

Khonshu
Marvel Studios/Disney

 

Às vezes amigo, às vezes idiota, Khonshu é sempre um personagem difícil para Spector e suas outras personalidades nos quadrinhos. Dado o papel principal de Khonshu nos quadrinhos do Cavaleiro da Lua, é inegável que o deus da lua fará  aparições na série Cavaleiro da Lua do UCM. Ele aparece até no trailer. Veja acima.

Especular a relação de Spector e Konshu baseado apenas no trailer é um tiro no pé. A única certeza que temos é uma pergunta: Com qual frequência o deus egípcio aparecerá e  conduzirá fundamentalmente a história de Spector e Grant, não muito diferente dos quadrinhos. 

Dia 30 de Março essas perguntas serão respondidas.

PikachuSama
Editor de Contéudo deste site. Eu não sei muita coisa, mas gosto de tentar aprender para fazer o melhor.