Não deixe de conferir nosso Podcast!

Sexta Macabra | Documentário: Lovecraft – Fear of the Unknown

Poster do documentário

          Há algumas semanas saiu um episódio do podcast aqui do site, o QuintaCast, sobre H. P. Lovecraft, no qual conversamos um pouco sobre quem foi o autor, sua vida, influências e legado. Aproveitando o embalo, hoje vim aqui deixar uma dica de documentário sobre o Lovecraft, que conta com falas de vários autores e diretores renomados.

❝Agora que o tempo nos permite olhar para a sua obra com algum distanciamento, parece não restar dúvida de que H.P. Lovecraft permanece insuperado como o maior expoente do horror clássico do século XX.❞ — Stephen King

          Hoje sabemos até bastante sobre a vida de Lovecraft, especialmente se atentarmos para o fato de que, por pouco, seu legado não ficou no esquecimento. Para difundir ainda mais a vida e obra do autor, em 2008, o  diretor Frank Woodwark produziu o documentário “Lovecraft: Fear of the Unknown”. Em 90 minutos de documentário, somos apresentados a fatos da vida do autor desde sua infância até sua morte, aos 46 anos. Além disso, sua escrita e as peculiaridades dela também são discutidas, bem como o impacto de suas obras para o mundo literário.

          H. P. Lovecraft é considerado o pai da literatura de terror moderna e se tornou referência para autores que o seguiram, mas não só isso. Lovecraft inspirou cineastas, desenvolvedores de games, desenhistas, músicos e pessoas de vários outros segmentos. Por isso mesmo, muitos rostos presentes no documentário são de pessoas bastante conhecidas na atualidade, que são fãs declarados de Lovecraft e usam seu legado como inspiração. Entre eles, podemos citar Guillermo Del Toro, Neil Gaiman, John Carpenter, Peter Straub e Caitlin R. Kiernan

          Além das entrevistas, o documentário traz algumas imagens do autor, cartas enviadas por ele e ilustrações inspiradas em suas criações. Os participantes falam sobre alguns dos contos mais famosos de Lovecraft e não se esquivam de tocar em temas polêmicos que rondam o autor, como o racismo, xenofobia e anti-semitismo, sem colocar panos quentes, mas sem sensacionalismo.

          “Lovecraft: Fear of the Unknown” traz bastante informação, mas sem se tornar cansativo. Por esta razão, acredito que seja uma ótima fonte de conhecimento ou aprofundamento aos interessados por literatura de horror ou pelo próprio Lovecraft.

❝ A emoção mais antiga e mais forte da humanidade é o medo, e o mais antigo e mais forte de todos os medos é o medo do desconhecido. ❞

          O documentário legendado em português é facilmente encontrado na íntegra no YouTube, seja pela busca com o nome original ou como “Lovecraft: Medo do Desconhecido”. Segue o link abaixo:

Thays Costa
Headbanger, prolixa e apaixonada por literatura, com preferência pelos temas mais macabros da ficção.