Não deixe de conferir nosso Podcast!

Sombra e Ossos: Conheça o Grishaverse, a nova série de fantasia da Netflix

Grishaverse
Sombra e Ossos, série de fantasia da Netflix.

Netflix apostando alto em mais uma fantasia, conheça um pouco sobre o que esperar de Sombra e Ossos.

 

Há dois anos, a Netflix anunciou que estava desenvolvendo uma adaptação de um dos maiores sucessos de literatura fantástica da última década, “Sombra e Ossos” ( Shadow and Bone de 2012), escrito pela autora Leigh Bardugo (via Deadline). A série, com produção executiva da própria Bardugo, terá sua estreia essa semana, dia 23 de abril, que seguirá um enredo semelhante ao de seu material original e também incluirá personagens e histórias de outros romances de Bardugo ambientados em seu “Grishaverse”. Sendo a mais notável dessas inclusões, os protagonistas da duologia Six of Crows.

Para compreender melhor o que é esse tal de “Grishaverse”, a própria Netflix está compartilhando com o público diversas explicações que servem como uma introdução bastante completa sobre a série para os leigos e uma ótima atualização para os fãs de longa data. Ele cobre os fundamentos dos personagens principais da série, os desafios que eles enfrentam e o mundo em que habitam – sem estragar os plots da trama. Então vamos às explicações básicas para você que está esperando pela estreia da série.

O Mundo de Sombra e Osso

Grishaverse
Cena da Série Sombra e Ossos (Netflix)

O Grishaverse é uma terra de “maravilhas, magia e aventura”, inspirado na cultura e na sociedade da Rússia de 1800, quando os czares ainda estavam no poder e o mundo estava apenas começando a se industrializar. Este mundo tem diferentes tipos de magos chamados Grishas que habitam a paisagem devastada pela guerra de seus três principais países: Fjerda, Shu Han e Ravka. Destes três, Ravka desempenha o papel mais importante, pois é a pátria dos protagonistas da série, já que eles usam os poderes dos Grishas no seu exército.

Ravka também é atormentado por uma misteriosa “falha escura” chamada Dobra das Sombras. A Dobra das Sombras praticamente divide Ravka em duas partes, forçando seus habitantes a fazer expedições dentro dessa falha para chegar ao oceano. Dentro da Dobra das Sombras, entretanto, estão criaturas mortais chamadas Volcras, que rotineiramente atacam os suprimentos e as expedições.

Os Grishas são uma ordem de pessoas que utilizam poderes especiais – eles falam que, na verdade, apenas manipulam a ciência – cada ordem Grisha tem uma cor específica e utilizam um uniforme chamado Kefta.

Eles são: Grisha Corpralki, possuem poderes relacionados aos corpos das pessoas, divididos entre curandeiros e sangradores. A cor de seus Keftas são vermelhos.

Grisha Materialki, também chamados Fabricadores, esses grishas usam seus poderes e habilidades para trabalhos manuais, químicos, explosivos, elementos naturais e até moleculares. E são divididos em Durastes e Alquimistas. A cor de seus Keftas é roxa.

Grisha Etheralki são os mais fortes, já que eles possuem habilidades de manipular os elementos naturais em batalhas. Estão divididos entre Hidros (Água), Infernais (Fogo) e Aeros (Ar). A cor de seus Keftas é azul marinho com detalhes bordados de azul claro para os Hidros, cinza para Aeros e vermelho para Infernais.

Enquanto existe toda essa divisão militar e uma guerra civil em ebulição em Ravka, na cidade de Ketterdam, na Ilha de Kerch, encontramos os personagens do Clube do Corvo (a nova dualogia da autora). Basicamente, Ketterdam  é uma colméia miserável de escória e vilania onde os vigaristas amorais do Grishaverse prosperam. Conforme a história avança, os personagens  dessa ilha  são colocados em rota de colisão com os personagens principais da história e conflitos em Ravka.

Seus personagens Principais

Grishaverse
Reprodução/Netflix

Assim como o romance, a história principal de Sombra e Ossos da Netflix se concentra principalmente em Alina Starkov (Jessi May Li) e seu melhor amigo Maly (Archi Renaux), membros de baixo escalão da infantaria do exército de Ravka que se tornaram parte integrante da guerra em curso que acaba revelando que Alina é uma Grisha excepcionalmente poderosa, conhecida como Conjuradora do Sol. A única pessoa que é capaz de realmente combater a Dobra das Sombras, que continuamente atrapalha Ravka em seus esforços de guerra.

Por ser única, Alina como a Conjuradora do Sol a torna incrivelmente valiosa, tanto para potências estrangeiras quanto para o General Kirigan (Ben Barnes), o líder das forças Grisha de Ravka. No livro, o General Kirigan se chama Darkling, mas a Netflix resolveu mudar o nome por causa de alguns problemas sobre a utilização desse nome em alguns países.

 

Grishaverse
Reprodução/Netflix

O General Kirigan também é o contraparte de Alina como o único Conjurador das Sombras do mundo. É aqui que começa a história de fato. Enquanto Alina aprende a controlar suas habilidades, figuras poderosas do Grishaverse colocam uma grande recompensa em sua cabeça. Isso atrai a atenção do Clube do Corvo, um grupo de criminosos clandestinos liderados por Kaz Brekker (Freddy Carter).

Grishaverse
Reprodução/Netflix

 

Os telespectadores poderão aprender mais sobre Alina e sua história quando Sombra e Ossos estrear na Netflix em 23 de abril. Até agora, a série foi confirmada para apenas uma única temporada com oito episódios. O programa é dirigido e escrito por Eric Heisserer, que também co-produziu o projeto com Leigh Bardugo.

 

PikachuSama
Editor de Contéudo deste site. Eu não sei muita coisa, mas gosto de tentar aprender para fazer o melhor.