Não deixe de conferir nosso Podcast!

10 personagens dos quadrinhos que já venceram o Batman

Mulher Maravilha
DC Comics

Não é algo que aconteça sempre, mas o Batman não pode vencer todo mundo. Comemorando os 80 anos do maior ícone da cultura pop mundial, aqui estão alguns personagens que deixaram o Batman de joelhos, coluna partida e faltando alguns dentes.

Homem, Deus ou supervilão, quem é o cara mais difícil do Universo DC? As chances são de que, se você perguntar a qualquer pessoa, a resposta será o Batman. Com preparação e tempo, o Cavaleiro das Trevas, segundo a massa, poderia derrotar qualquer um. Mas será que é isso mesmo?

Certamente, estamos olhando para um homem que desceu o sarrafo em quase todo mundo, do Super-Homem a toda a Liga da Justiça, mas as coisas nem sempre deram tão certo para o Batman. Quanto maiores eles são, como diz o ditado, mais difícil eles caem. E quando você está por aí há tanto tempo quanto Batman, você costuma tomar alguns sarrafos de vez em quando. Talvez, lá no fundo, seja isso o objetivo do Batman. Um cara comum, mas inteligente, louco e bilionário que fica em de pé de igualdade até com Deuses. Mesmo que isso diminua um pouco sua humanidade toda vez que vence.

Porém, essa lista é para mostrar necessariamente o contrário! E aqui estão 10 personagens dos quadrinhos que venceram o Batman de uma forma bem humilhante para ele.

10. Superman

 

Depois do Frank Miller, Batman v Superman de Zack Snyder, as pessoas começaram a acreditar mesmo que o Superman pode ser derrotado pelo Batman. Mas não bem por aí.

O Superman venceu o Batman muitas vezes (O Cavaleiro das Trevas nº 5, Superman / Batman nº 33, Action Comics nº 829, Red Son, Lex Luthor: Homem de Aço), e isso ocorreu em sua grande maioria quando um ou o outro está possuído, drogado ou se tornou mal.

A derrota mais impressionante do Batman vem das páginas do spin-off Injustice, quando o superman coloca o super-Batman no joelho e o quebra como um galho na Batcaverna.

Talvez ele devesse ter tentado a velha e conhecida bomba ‘Martha’.

Injustice
(DC Comics)

9.Bane

 

Falando em quebrar coluna… A derrota mais famosa do Batman chega às mãos (ou joelho) do gigantesco Bane, que é considerada a derrota mais humilhante do Homem-Morcego e mais uma vez, na Batcaverna. Depois de libertar todos os presos do Asilo Arkham, Bane coloca seu plano em movimento, destruindo a vida de um Batman já enfraquecido.

Com espírito e coluna esmagados, Bruce Wayne passa o manto para um tal de Jean Paul-Valley e parte em busca de recuperação, mas nesse meio tempo, existe um sequestro importante e ele consegue se recuperar e encontra novamente seu legado e uma Gotham precisando do Cruzado Encapuzado novamente.

Desde A Queda do Morcego, Batman e Bane lutaram várias vezes, mas de toda a sua galeria de inimigos, Bane tem a distinção arrepiante de ser o vilão que realmente fez isso – ele venceu o Morcego em todos os aspectos.

Bane
(Reprodução)

8. Exterminador (Deathstroke)

 

Como muitos vilões do Batman, o Exterminador funciona como um espelho de como seria o Cavaleiro das Trevas se ele fosse assassino. Slade Wilson é um mortal e durão combatente com força e poderes de cura aprimorados, graças a um programa de supersoldado no estilo Capitão América.

Batman e o Exterminador lutaram várias vezes, mas infelizmente que levou a pior mais vezes foi o Batman. No gibi Deathstroke # 8-9, no qual o assassino vence Batman (que estava desmaiado) sem o antes de deixá-lo de bruços, derrotado e humilhado no topo de um lixão.

O Exterminado sempre foi um vilão osso duro de roer. Ele enfrentou a Liga da Justiça (Batman e Superman estavam ausentes dessa vez) sozinho na crise de identidade de 2004. Deixou muita gente com ossos e dentes partidos.

Exterminador
(Reprodução)

7. Lady Shiva

 

A mestra do Batman, seu nome é Sandra Woosan(ou mais recentemente Sandra Wu-San). E, como tal, uma das poucas pessoas no Universo DC (ou mesmo em qualquer universo) capaz de derrotá-lo em combate corpo a corpo. Lady Shiva pode ter ajudado a treinar Bruce Wayne para se tornar o Batman, mas isso não os torna próximos. Poucos leitores sabem sobre ela.

Nos Novos 52 (uma reinicialização do universo DC Comics), Lady Shiva aparece na HQ Asa Noturno # 0. Depois que ela derrota Batman, Dick Grayson luta contra ela em sua estreia como Robin com uma fantasia composta por peças sobressalentes de traje de morcego. Lady Shiva facilmente o derrota e encoraja-o a deixar de viver na sombra de Batman.

Lady Shiva
Lady Shiva vs Batman

Lady Shiva mata seus inimigos e isso sempre deixou o Batman com o pé atrás com ela. Mesmo após todo o incidente de Bane – foi Shiva quem ajudou Batman a treinar e voltar a ser o Morcego. Os dois sempre acabam resolvendo as coisas com socos e pontapés.

6. Mulher-Maravilha

 

Batman, Superman e Mulher Maravilha: Trindade da DC. Superamigos… certo? Nem sempre. Enquanto estamos mais do que conscientes da afinidade de Batman e Superman tem de reclamar um do outro e, isso, as vezes, gera até guerra mundial, Batman e a Mulher Maravilha também lutaram bastante.

Mais notavelmente, os dois começaram a brigar em Wonder Woman: Hiketeia, lutando pelo futuro de uma jovem mulher que a Princesa das Amazonas jurou (através do ritual chamado Hiekeia) proteger.

A luta é tão unilateral quanto você pode esperar de um homem enfrentando uma deusa em sua própria graphic novel: a Mulher Maravilha o vence com facilidade, batendo a cabeça em uma poça de lama.

Mulher Maravilha
DC Comics

5. O Líder dos Mutantes

 

Uma das derrotas mais esmagadoras e humilhantes de Batman aparece nas páginas de O Retorno do Cavaleiro das Trevas, nas mãos do proto-Bane, O Líder dos Mutantes.

Superestimando suas próprias habilidades, Batman pula direto para uma briga com o gigantesco vilão, e é literalmente sovado pelo cara. Ele quase morreu de verdade, mas como ele é o mocinho, no final, ele consegue vencer o segundo round.

Líder dos Mutantes
Warner Bros. DC Comics

4. Predador

 

Batman lutou com o Predador várias vezes (três vezes, sem contar outros crossovers com Superman e a Liga da Justiça), mas ele quase não sobreviveu à primeira ocasião.

Despreparado para seu oponente do outro mundo, Batman é destruído pelo Predador e quase morto no processo. Só depois de um pouco de preparação, ele retorna e (com alguma ajuda de um traje estilo mecha e o fiel amigo e mordomo Alfred) derrota a ameaça alienígena sem muitos problemas. Predador quando percebe sua derrota usa aquela bomba suicida e graças a isso, a reputação do Batman foi salva.

Predador

Reprodução

3. O Máscara

 

A Dark Horse já emprestou seu personagem, O Máscara, em algumas aventuras nos quadrinhos do Batman.

Quando o Coringa coloca as mãos na máscara mágica, a primeira coisa que ele faz é usá-la para dar a Batman um dos piores sacodes que ele já recebeu, deixando-o fora de ação por semanas, durante as quais O Máscara / Coringa transforma Gotham num inferno na terra.

Eventualmente e inevitavelmente, Batman retorna e (com, sim, um pouco de preparação, e alguma ajuda do tenente Kellaway do universo do O Máscara) derrota a ameaça verde, apelando para o ego do Coringa por tempo suficiente para separá-los.

Coringa, O Máscara
(Reprodução)

2. Prometheus

 

Prometheus é o nome de dois personagens quadrinhos da DC Comics, sendo o mais antigo um membro dos Híbridos e o segundo um vilão da Liga da Justiça. Este foi criado por Grant Morrison. Em 2009, Prometheus foi classificado pela IGN como o octogésimo melhor vilão das revistas em quadrinhos.

Nascido para ser o Nêmesis do O Cavaleiro das Trevas que, depois de ver seus pais serem mortos diante dele pela polícia, decide se tornar o maior criminoso que existe.

Como Batman, ele viajou pelo mundo adquirindo habilidades em artes marciais e gadgets badass, mas também se aprimorou no mundo tecnológico que o ajuda a rastrear, prever e copiar as habilidades de luta de seus oponentes.

Isso o coloca em rota de colisão direta com Batman, que ele consegue tirar (com bastante facilidade) na sede da Liga da Justiça durante sua grande reabertura. Batman até hoje não conseguiu derrotar o Prometheus, quem fez isso para ele foi a Batwoman.

Prometheus
DC Comics

1. Coringa

 

Embora o Coringa não seja de forma alguma um cara com vigor físico para lutar com o seu amado Batman, isso não significa que ele ainda não consiga superar seu inimigos diversos vezes. Seja com um ataque furtivo (Batman Vol 1 251), trapaça (quando ele usou a Máscara) ou sorte, o Coringa derrotou o Batman em uma quantidade surpreendente de ocasiões. Onde realmente dói, no entanto, está em suas muitas, muitas vitórias psicológicas.

Assassinar Jason Todd, aleijando Barbara Gordon, cortando a mão do pobre Alfred, sequestrando toda a família Bat; nenhum outro criminoso causou tanto dano ao Batman e sua guerra contra o crime como o Coringa. Ele também conseguiu a vitória final também, em contos alternativos como The Dark Knight Returns (matando a si mesmo, mas culpado por isso) e Crimson Mist (uma história de vampiro em que Batman finalmente sucumbe à sua sede de sangue, matando o Coringa).

Também houve sua vitória completa e absoluta no Imperador Coringa, na qual, depois de remodelar o mundo à sua própria imagem, Coringa usa seus novos poderes divinos para torturar Batman até a morte todos os dias até o infinito. Isso deixou uma cicatriz tão psicológica em Batman que ele só pôde se recuperar quando Superman roubou suas memórias do incidente.

Coringa
Reprodução

Existe diversos personagens que já deram um sacode legal no Batman, mas por enquanto, deixamos apenas em 10 para não ser tão humilhante e da próxima vez que você achar que o Batman é infalível, pense novamente.

Leia também:

 

PikachuSama
Editor de Contéudo deste site. Eu não sei muita coisa, mas gosto de tentar aprender para fazer o melhor.