A franquia de filmes X-Men perdeu o seu caminho algumas vezes desde que X-Men de Bryan Singer surgiu em 2000. De fato, quando você olha para trás, é notável que a série tenha conseguido se recuperar depois do vexame de O Confronto Final (2006) e o mais recente desapontamento que foi Apocalypse (2016), que conseguiu 23% na nota do agregador Rotten Tomatoes e foi considerado uma vergonha alheia.
Era para ser uma resenha do filme, mas foi tão decepcionante que resolvi explicar os motivos que causaram tanto problemas e fizeram de Fênix Negra um dos momentos mais infelizes do cinema da heróis da atualidade.
Mas nem tudo são trevas na franquia, ela também teve pontos altos como Logan, X-2 e Deadpool.Para ser bem positivo sobre tudo que aconteceu durantes esses quase vinte anos de X-Men, a coisa foi mais ou menos equilibrada. O problema de Fênix Negra é está caminhando para o pior retorno financeiro do ano em bilheteria. Na verdade, não só marcou a pior estreia da temporada de cinema de verão de 2019, como também conseguiu a pior abertura de todos os filmes de X-Men.
Esse filme deveria ser o começo de uma nova trilogia e seria seguido por algo novo e diferente na forma como estão ou estavam fazendo Novos Mutantes, mas tudo mudou e Fênix Negra acabou sendo um desastre.
Então, como tudo correu tão terrivelmente errado? Eu consegui escrever sete formas diferentes para falar quanto o filme é ruim e espero que goste de me acompanhar.
7. Problemas na produção
Sem se aprofundar muito no que realmente aconteceu com todas as refilmagens, você tem que levar em conta o que isso significa para um público formado por pessoas que agora foram criadas para esperar que as “refilmagens” sejam indicativas que alguma coisa estava ruim, mesmo antes do lançamento.
Basicamente todos os filmes hoje, passam por regravações, o problema que Fênix Negra, além disso, mudou sua data de estreia mais vezes que o normal. A internet caiu matando como isso estava acontecendo deliberadamente e como ninguém da Fox estava se importando com os telespectadores. E eu tenho como provar.
6. Fadiga da Franquia
Isso não é uma afirmativa que a bolha de filmes de heróis estourou ou mesmo sobre a falta de vontade dos fãs de irem ao cinema ainda assistir X-Men, porque nenhum dos dois é verdadeiro e o contexto da Fênix Negra requer um pensamento um pouco mais específico. Porque o cansaço da franquia para essa franquia, em particular, vem do fato de que eles já a mataram. Duas vezes.
Primeiro, você tem que considerar Deadpool e como levou as convenções em que a franquia X-Men inteira foi construída. Mesmo que eles o colassem isso de forma que fosse apenas algo colado ou anexado (sem esclarecer completamente) que ele existia em um universo alternativo, os filmes do Deadpool se tornaram efetivamente algo que não se importavam mais com os mutantes estavam ou não fazendo. Basicamente as regras estabelecidas não serviam mais para justificar a franquia não servia mais para nada.
Segundo, e o mais importante, há o Logan, que deveria ter sido o ponto final de toda essa franquia. A história era o fim perfeito, enquanto oferecia uma sugestão de um futuro com um filme de X-23: X-Men todos mortos, o definitivo Wolverine de Hugh Jackman se aposentando. Todo mundo sentiu que isso como o perfeito ponto final.
5. O Terceiro Ato Reescrito
Tem havido algumas conversas na internet que Fênix Negra foi reescrito por preocupações de que era muito parecido com a Capitã Marvel – em parte porque James McAvoy insinuou essa questão numa entrevista – mas de acordo com o Deadline, isso não é verdade. A linha do tempo não se encaixaria, para começar, não é possível alguém que esteja trabalhando em Fênix Negra ou que trabalhou passar a trabalhar na produção de Capitã Marvel, não daria tempo.
Mas isso não significa que as refilmagens que ocorreram foram par mudar alguns elementos que esteja dentro do contexto do universo da Capitã, mesmo que essas inspirações não importassem no produto final do filme. É o IMPACTO deles que mais importa e o filme está muito além do que já foi dito sobre isso. As refilmagens acontecem o tempo todo – na verdade, Fênix Negra teve menos refilmagens que “X-Men: Dias de um Futuro Esquecido”, dá para acreditar?
A Fox teria gasto mais de US$ 200 milhões com a produção de “X-Men: Fênix Negra”, segundo relatos, mas o filme não passa de remake do pior lançamento dos heróis mutantes, “X-Men: O Confronto Final”. Com direito a reprise de seu pior erro.
Vale lembrar que, para consertar “O Confronto Final”, o estúdio produziu “X-Men: Dias de um Futuro Esquecido”, que reverteu as mortes daquele longa com uma premissa de viagem no tempo. Desta vez, porém, “Fênix Negra” não deve ter continuação – e possibilidade de conserto.
Aparentemente, o terceiro ato era para ocorrer no espaço, o que se encaixa com o quanto Simon Kinberg falou sobre os elementos cósmicos da história desde antes de sabermos como o filme seria de fato. Que inferno! Isso foi uma coisa excitante para os fãs que queriam que Fênix Negra fosse algo diferente e novo. O negócio começou a dar errado mesmo na cena do trem seria toda descartada porque acabou parecendo com o roubo de trem em Deadpool 2. E isso foi informado a produção quando filme estava pronto. Sabe, me parece que foram fazendo diversas cenas e na hora de montar o filme, estava tão bagunçado que não sabiam mais o que estavam fazendo.
4. É muito sério
“X-Men: Apocalypse” tem muito a responder quando se trata dos erros tonais de Fênix Negra. Esse filme mais birrento, mais bizarro, foi amplamente considerado o pior filme dos X-Men (palavras duras, mas não é difícil encontrá-los repetidamente usados pela internet) com foco particular nos elementos mais escandalosos e no tom ligeiramente estranho. Era sem sentido, muito maluco e o vilão do Oscar Isaac foi um fracasso em qualquer nível que possa existir.
Naturalmente, porque a resposta a qualquer “falha” apontada para esse tipo de problema é que as pessoas envolvidas prometam que na próxima vez as coisas seriam mais duras e escuras, é o que aconteceu aqui. Mas erraram feio, erraram rude.
O problema é que eles lançaram numa data que ninguém está interessado em assistir tão sombrios. Diga o que quiser sobre os padrões de lançamento dos últimos anos, mas os blockbusters de verão não são obscuros e complexos e, mesmo que Fênix Negra não seja tão complexo quanto queria.
Lança-lo em fevereiro, como planejado, teria melhorado o seu tom, porque é fundamentalmente um blockbuster na temporada. Infelizmente, a CEO da Fox Studios, Stacey Snider, insistiu na mudança para dar a Alita: Anjo de Combate mais espaço e enroscar Fênix Negra não apenas na disparidade tonal, mas também colocando para fora depois que Capitã Marvel e o Ultimato marcaram grandes vitórias para a Marvel. Estava em um cemitério antes mesmo de estar vivo.
3. Os Erros de Marketing
É justo dizer que o primeiro trailer de Fênix Negra não iluminou exatamente o mundo e, infelizmente, toda a campanha de marketing teve problemas. Novamente, não posso deixar de mencionar o fato de que a equipe de publicidade do estúdio não conseguiu administrar os vazamentos de fotos e elementos do filme, que poderiam ter sido minimizados muito melhor em vez de se tornarem absolutamente desastrosos nas percepções do buzz.
Mas os trailers também foram um problema. Eles nunca pareciam captar totalmente o tom que nos foi prometido (particularmente se você estava esperando um filme X-Men mais cósmico) e a decisão de mostrar a morte da Mística no segundo trailer foi abertamente desconcertante. Por que alguém em sã consciência acharia que a confirmação de que uma marca lucrativa como a de Jennifer Lawrence seria morta antes era uma boa ideia?
De acordo com uma fonte do Deadline, o marketing falhou porque eles não tiraram proveito da beleza física de Sophie Turner:
“Sophie Turner é uma atriz linda, e eles nunca mostraram isso em nenhum dos materiais de marketing. Em vez disso, eles a fizeram parecer um zumbi.”
Talvez tenha tido um impacto, mas isso definitivamente faz parecer que a equipe de marketing da Fox estava louca.
Eles deveriam ter lido como a equipe de marketing de Venom e Esquadrão Suicida fizeram. Ambos foram uma tragédia, mas suas campanhas de marketing mostraram o quão divertidos eram os filmes.A Fox lançou um trailer de Fênix Negra e depois mudou a data de lançamento, enquanto o trailer que eles tinham acabado de lançar tinha a data de lançamento antiga. Que falta de visão é essa, meu deus?
2. Nós vimos esta história antes
Se você está refazendo algo que muitas gente ficou decepcionado, a regra número um é ter a certeza de que você está deixando cada um dessas pessoas felizes, já que dessa vez você escutou todos e viu onde estavam os erros. O problema em Fênix Negra é que isso simplesmente nunca aconteceu na campanha de marketing.
O resultado, inevitavelmente, foi a fan base se perguntando por que a Fox estava tentando novamente algo que simplesmente não havia funcionado na primeira vez, além disso, a gente percebe que ela nem tentou levar isso em consideração. O filme é uma recauchutagem e, assim como Fox, estavam simplesmente aproveitando a oportunidade oferecida por “X-Men: Dias de um Futuro Esquecido” para enfrentar um enredo icônico.
A mesma coisa aconteceu com os filmes do Homem-Aranha do Andrew Garfield, que pretendiam refazer a história de origem do Homem-Aranha de uma maneira nova, mas que nunca conseguiu se livrar do fato de que a reinicialização deles estava tão próxima do original. E enquanto “O Confronto Final” era uma referência que Fox deveria ter confiado em limpar com Fênix Negra, mas eles não conseguiram.
1. O negócio da Disney
Muitas das questões já discutidas – particularmente as questões de marketing – se resumem a um dos desenvolvimentos mais interessantes para os fãs da Marvel nos últimos anos. Não muito tempo atrás, começaram a circulares rumores de que a Disney queria comprar a Fox e seria capaz de trazer para a UCM os personagens-chave da Marvel, como os X-Men e o Quarteto Fantástico. Naturalmente a hype foi real, já que é um sonho de todos nós um filme X-Men Vs Vingadores.
Para os “insiders” da Fox, o acordo iminente foi mais um pesadelo. O negócio iminente levou a grandes mudanças no nível executivo, particularmente no departamento de marketing, o que significa que os cineastas estavam presos lidando com uma lista rotativa de executivos. Isso está longe de ser ideal quando você deseja obter uma mensagem publicitária clara.
E depois há a maneira como o negócio da Disney impactou os fãs também. Assim que começamos a pensar na possibilidade de um filme de X-Men no UCM, tanto Fênix Negra quanto Novos Mutantes tornaram-se inerentemente redundantes. Eles não eram os filmes de X-Men que os fãs realmente queriam ver, porque esses não seriam feitos por alguns anos. Os filmes precisavam sair, mas serão lembrados ressacas indesejadas para a Disney.
Tudo isso que falei talvez chegue perto da verdade ou não, mas Fênix Negra se tornou um fim sem necessidade e, embora alguns possam ter visto isso como algo bom, o final da franquia foi melancólico. Nós basicamente nos deparamos com uma estranha situação em que sabíamos que a reinicialização estava chegando, mas a coisa que estava sendo reiniciada ainda não havia sido lançada. Que fim triste para uma franquia tão querida.
Insider é uma expressão em inglês para uma pessoa que tem acesso à informações privilegiadas nas empresas, participando de operações importantes e obtendo informações que possam ser usadas de forma ilegal para obter vantagem financeira.
1 Comment