Não deixe de conferir nosso Podcast!

Os 10 maiores erros cometidos pela Alemanha na Segunda Guerra Mundial

O que poderia ser descrito como os maiores erros que a Alemanha cometeu durante a Segunda Guerra Mundial? E como eles potencialmente levaram a essa eventual derrota?

Nazismo
Adolf Hitler e seu representante pessoal Rudolf Hess em 30 de dezembro de 1938. O ministro da propaganda, Joseph Goebbels, fica ao lado de Hitler, à esquerda.

O que poderia ser descrito como os maiores erros que a Alemanha cometeu durante a Segunda Guerra Mundial? E como eles potencialmente levaram a essa eventual derrota?

“A história da humanidade é uma história de guerras”, afirma o cientista político Brás José de Araújo, da Universidade de São Paulo.

A Segunda Guerra Mundial ocorreu entre 1939 e 1945, mais 85 milhões de vidas foram ceifadas nela e envolveu países de todos os cantos do globo. Embora parecesse que a máquina de guerra alemã triunfaria na dominação mundial, no final as forças aliadas que lutaram contra ela prevaleceram.

As razões pelas quais o conflito terminou da maneira como foi tem sido objeto de debate e discussão tanto lá em 1945 como agora por muitas mentes muito mais qualificadas que a minha. Com o benefício da retrospectiva e uma visão completa das decisões e consequências de todos os lados, ainda é difícil restringir todos os momentos-chave em que as escolhas afetam o resultado geral.

A terrível perda de vidas e as terríveis consequências que afetaram não apenas os países envolvidos, mas o resto do mundo devem sempre permanecer na lembrança humana, e tentar descobrir o que deu errado deve sempre ser feito com o objetivo de garantir que nunca faremos tanta tragédia sem sentido no futuro de nossos filhos e netos. O Nazismo foi um erro da humanidade e precisamos sempre lembrar que somos falhos e cruéis.

Com tudo isso dito, o que poderia ser descrito como os maiores erros que a Alemanha cometeu durante a Segunda Guerra Mundial? E como eles potencialmente levaram a essa eventual derrota?

Essa lista não é definitiva, bastante pessoal e serve apenas como pequeno pedaço do tijolo na parede que foi a Segunda Grande Guerra Mundial.

10. Invadir a Rússia no Inverno

Nazismo Rússia
Soldados alemães, após serem presos por forças russas, sendo retirados do que sobrou de Stalingrado em 1943

A invasão da Rússia em geral não costuma ser uma boa ideia historicamente. Fazer isso no inverno se tornou um meme.

O inimigo para os Nazistas nunca foi apenas o Exército Vermelho Russo. Mas foi também o inverno amargo e implacável russo e quando você quer lutar nele sem qualquer experiência, acabará sendo engolido pelas sombras geladas de uma tragédia anunciada.

O objetivo era conquistar a União Soviética e dizimar a população para explorar o país e, num futuro distante, colonizá-lo com alemães, criando um grande império alemão do Atlântico até os Urais”, segundo essa fonte.

Mas o exército Alemão caíam como moscas por causa da exposição do frio, da tundra implacável e sombria que eles tiveram que marchar, lutar e transportar equipamentos. A Batalha de Stalingrado foi particularmente marcado como um local de horrenda perda de vidas. Soldados de ambos os lados cavaram praticamente toda a cidade e vidas foram perdidas aos milhares. Não apenas os Nazistas sofreram, mas os soldados tiveram perdas, já que grande parte das tropas eram equipadas apenas com calçados de papelão e usavam botas de alemães mortos para se protegerem melhor, causando diversas doenças.

A disenteria matou mais na Rússia do que balas de canhão.

Mas foi aí que a maré foi potencialmente virada e o exército alemão começou a ser empurrado de volta para a Alemanha, quilômetros por quilômetro, e o frio e o gelo certamente não lhes fizeram nenhum favor.

Foi um massacre contra a natureza e lutar com ela nunca deu certo para ninguém.

9. Lutar uma guerra em duas frentes

Nazismo Frente de Guera
Duas Frentes de Guerra – Tanques alemães entram na Polônia em 6 de setembro de 1939 – AFP

É geralmente aceito que travar uma guerra em duas frentes não é um grande plano. De fato, quem já se viu fazendo isso historicamente o fez com a intenção de terminar uma batalha rapidamente, para poder concentrar toda a atenção em um só lugar.

Durante a Segunda Guerra Mundial, esse também foi um obstáculo para o Eixo. Eles sabiam que, para ter alguma chance de vitória, não poderiam lutar em dois conjuntos de linhas de frente ao mesmo tempo e o plano para esmagar a resistência ao Ocidente não se concretizou, dando uma indicação antecipada de que toda a operação não funcionaria.

A razão pela qual esse não é um bom plano é óbvia, mesmo para aqueles que não têm experiência militar ou logística. Tentar fazer duas coisas ao mesmo tempo significa que sua atenção está dividida e seus recursos estão mais reduzidos. Multiplique isso cento mil vezes e, em vez de tentar preparar o jantar e ficar de olho em uma criança correndo na sala, agora você está tentando organizar comida, munições e homens por centenas de quilômetros em muitas direções diferentes.

Acrescente a isso o fato de que também havia guerra em andamento no território africano, se pensar bem, existiam várias frentes acontecendo ao mesmo tempo. Não fica difícil ver como tudo desmoronou.

8. Economia, bens de produção e Guerra

Nazismo Economia
Fábrica da BMW em 1942; empresa usou trabalho forçado durante período nazista .

Ir para a guerra é caro. É uma carteira sem fundo. Manter a guerra em várias frentes ao mesmo tempo torna esse gasto exponencialmente maior. Embora a economia alemã tivesse sido prejudicada pelas consequências da Primeira Guerra Mundial, quando a Segunda Guerra começou, elas estavam bem posicionadas para produzir armas, munições e suprimentos em quantidades incomparáveis aos seus oponentes.

Como em todas as coisas até agora, no entanto, a queda começaria com o passar do tempo. Apesar dos sucessos iniciais, mesmo em 1941, estava sendo tentadoramente entendido por alguns, mesmo dentro do círculo interno de Hitler, que a taxa de produção necessária para manter a guerra em duas frentes nas quais eles se envolviam era impossível. Com mais países sendo atraídos para a guerra em diversos locais de conflito em todo o mundo, os números começaram a se acumular contra os alemães. Ficou claro a cada dia que eles não seriam capazes de suprir e produzir as nações aliadas, muito menos levar esses suprimentos para onde eram necessários. (leia mais aqui).

O ponto número quatro explicará mais detalhadamente o que foi dito acima, mas pode-se argumentar facilmente que o prego final no caixão em relação a uma economia de guerra fracassada foi a entrada dos EUA na guerra; os Estados Unidos tinham forças, suprimentos e habilidades de produção que ultrapassavam em muito qualquer outro país envolvido e, depois disso, era apenas uma questão de tempo a queda nazista.

7. Alimentar um exército

Nazismo, fome
Tropas da Alemanha nazista na Lituânia: a Operação Barbarossa foi a maior campanha militar da história, mas também a mais devastadora no quesito falta de suprimentos para a Alemanha.

Estar envolvido em guerra é uma drenagem maciça de recursos, não importa o tamanho ou a riqueza do país em questão. Como apontado anteriormente, estar envolvido em vários conflitos em todo o mundo é ainda mais doloroso para a carteira. Além da faceta de produção de guerra mencionada acima, havia também a necessidade de alimentar todos os homens ou mulheres envolvidos.

Parece um ponto tão básico, mas as implicações rapidamente ficam fora de controle quando você chega ao nível em que as forças alemãs tentaram operar. Para cada milha ganha e cada nova cidade conquistada, era mais que as linhas de suprimento tinham que alcançar e mais comida era necessária. Qualquer coisa menos que uma campanha rápida e esmagadora sempre seria desastrosa e, neste caso, era apenas mais um prego no caixão da soberba conquista nazista.

LEIA TAMBÉM:  Como a estrela da morte pode ser a chave para a redenção de Kylo Ren

Cidadãos em casa, famintos e sofrendo enquanto assistem a seus filhos passarem pelo mesmo, têm muito menos probabilidade de apoiar um regime e concordar com as guerras sendo travadas em algum lugar distante. Embora possa ter sido suicídio no termo mais literal para expressar essas objeções, uma vez que a escassez e a fome surgiram, não demorou muito para que a fé da população em geral caísse no esquecimento.

6. Dunkirk (em francês Dunkerque; em neerlandês, Duinkerke; em flamengo ocidental Duynkercke)

Nazismo Operacao Dynamo
Tropas britânicas e francesas aguardam nas dunas de Dunquerque para serem apanhadas pelos Destruidores e levadas de volta à Inglaterra, em maio de 1940. Press Agency / Getty Images

A menos que você esteja morando debaixo do chão, já ouviu falar ou viu o filme com o mesmo nome baseado nos eventos incríveis entre 26 de maio e 4 de junho de 1940. Nenhum cinema, por melhor que seja, é provável capturar a sensação sobre o sucesso da operação, cujo o codinome era ‘Operation Dynamo‘, que viu mais de 800 navios evacuar tropas britânicas que haviam sido forçadas a voltar para o norte da França.

O que não foi transmitido na época foi o quanto de uma catástrofe militar ocorreu antes e toda a situação em si. Foi basicamente uma coisa de cinema. As forças da Alemanha haviam ganhado território e estavam recuando sem dó ou piedade as tropas francesas, belgas e britânicas até que quase não havia mais lugar para recuar, exceto no Canal da Mancha.

O canal da Mancha é um braço de mar que faz parte do oceano Atlântico e que separa a ilha da Grã-Bretanha do norte da França e une o mar do Norte ao Atlântico. Em francês ele é chamado La Manche, em alemão Der Ärmelkanal e em inglês English Channel.

Vários batalhões lutaram, manobraram e se renderam no mais terrível caos, onde as forças aliadas tentaram construir e manter algum tipo de defesa que corria 11 quilômetros da costa. Enquanto isso, as unidades eram misturadas para tapar os buracos das lacunas deixadas pelas unidades derrotadas ou que se renderam, a Luftwaffe (A Força Aérea Alemã) atacou e bombardeou a cidade e a sensação geral era de que todas as ações que estavam sendo tomadas estavam levando para o inevitável.

O erro, como foi julgado por pessoas muito mais qualificadas e instruídas do que eu, também é um mistério. Por que os alemães não pressionaram sua vantagem e dizimaram o que restava da força aliada quando os tinham literalmente de costas para o mar?

Além de o terreno e todo o perímetro ser pantanoso e inadequado para tanques, sugeriu-se que até que ponto os Aliados foram resgatados, o caos que se formou Dunquerque e a pura improbabilidade de um cenário tão desastroso, deixando o alto-comando alemão desconfiado que era aquilo não passava de uma armadilha.

Isso não quer dizer que esse acontecido tenha sido uma vitória dos Aliados, mas a frota de navios que transportou dezenas de milhares de volta à segurança quando estavam certos de que morreriam deve ter parecido para eles, apenas quem que viveu o momento. Por isso muitos chamam – O Milagre de Dunquerque.

5. Segredos revelados após a captura da Máquina Enigma

Enigma Machine
Máquina Enigma Real – Reprodução (James Martin/CNET)

Códigos existem para serem quebrado, os homens e as mulheres que criam e tentam quebrá-los estiveram na vanguarda da guerra, da espionagem a trapaças que ocoreram fora dos holofotes da história registrada, ninguém sabe ao certo tudo que aconteceu durante a Segunda Guerra.

E foi na Segunda Guerra que foi criada uma das mais conhecidas e renomadas peças de maquinaria de codificação já vista até então.

A Máquina Enigma

Criada no final da Primeira Guerra Mundial, sua mecânica consistia em um teclado que continha cada uma das 26 letras do alfabeto, um painel na frente que permitia que cada letra fosse emparelhada com outra e um conjunto de três rotores. Se as configurações exatas fossem imitadas em uma segunda máquina, o texto produzido seria convertido de volta para a mensagem que foi codificada originalmente. De certo modo, parece simples, não?

Se usado corretamente e sem a necessidade de atalhos, era uma parte extremamente eficaz da tecnologia de criptografia da época, mas devido à preguiça dos funcionários que utilizavam o aparelho de criptografia, os quebra códigos poloneses conseguiram decifrar o código. Mesmo tendo sido prejudicados pela introdução de duas rodas de rotor adicionais antes do início da guerra, eles ainda foram capazes de decifrar as mensagens.

Através de um trabalho inovador e meticuloso, o matemático Alan Turing e sua equipe, trabalhou incansavelmente para decifrar os códigos e fornecer informações militares vitais para as forças aliadas. Os avanços que precisaram ser feito foi o passo primal para surgimento e desenvolvimento de um computador que pudesse executar a análise muito mais rapidamente do que uma pessoa.

E as coisas começaram a ser mais rápidas de decifrar quando um livro de códigos foi capturado de um navio alemão junto uma máquina Enigma em perfeito estado. Os aliados também conseguiram mais outro livro de códigos de um Submarino alemão.

Esses acontecimentos foram quase esquecidos por décadas, mas hoje sabemos da importância de pessoas como Alan Turing – que mesmo depois de guerra tenha sofrido e morrido por causa do preconceito por ele ser gay – para a derrota dos Nazistas e o advento do computador.

4. A América entra na Segunda Grande Guerra

Nazismo America
Pearl harbor – Mais de 2.000 pessoas morreram no ataque japonês a Pearl Harbor, no Havaí. Os Estados Unidos chamam esse ataque do “Dia da Infâmia”. (Domínio Público)

Apesar de os EUA terem assumido uma posição neutra com várias aspas nos primeiros dois anos da Segunda Guerra Mundial, o incidente que os trouxe oficialmente para a frente de batalha é o infame ataque a Pearl Harbor, no Havaí, em 7 de dezembro de 1941. Esse ataque surpresa dos japoneses levou a todas as forças armadas dos EUA para cima dos japoneses, alemães e italianos na batalha do Atlântico.

Embora não tenha sido uma ação ou decisão alemã direta que levou os Estados Unidos à guerra, o enorme impacto que teve em todos os países ou forças que estavam contra os Aliados. Foi literalmente a virada da maré. Depois que a guerra foi declarada contra o Japão, a Alemanha declarou guerra aos EUA e uma vez que o sentimento foi correspondido, pode-se argumentar que os sinais finais da morte já haviam soado para o Eixo. Não era soberba norte-americana, a escala, o poder e a extensão das capacidades americanas no mar, no ar e em terra eram comparáveis ​​apenas à sua capacidade de produzir munições, ferragens e alimentos para financiar seu próprio esforço e o de seus Aliados.

LEIA TAMBÉM:  6 histórias do Aquaman para ler depois de ver o filme

Enquanto a Alemanha já estava lutando com a produção de guerra nesse estágio, a introdução de uma economia tão eficiente e de uma força militar serviu apenas para reforçar os países Aliados garantiu basicamente o destino final do Eixo, era apenas uma questão de tempo.

3. O culto da personalidade

Nazismo Hitler
O orador de multidões, Adolf Hitler, diversas vezes que falou em público, ele estava sobre efeitos de drogas pesadas (Reprodução)

A maioria dos líderes dos países, especialmente em tempos de crise, tende a ter sua imagem pública muito bem definida pelas pessoas ao seu redor, sua população e seus desafetos. Não há espaço para meios sentimento, ou você odeia seu líder ou vai odiá-lo, essas coisas acontecem até hoje. Um período relativamente estável. Quando seu país entrar em guerra, todo cidadão terá uma opinião definitiva a respeito disso. A Alemanha não foi diferente durante a guerra.

Ainda sofrendo com as sanções impostas no início da Primeira Guerra Mundial, Adolf Hitler aproveitou uma veia emocional muito crua que atraiu a população alemã: a ideia não apenas de orgulho, mas superioridade nacionais. Mas ele também expressou o que muitos deles devem ter sentido, que eles não mereciam condições tão severas impostas por causa do tratado de Versalhes.

Como acontece com quase todas as coisas terríveis, não começou tão sinistramente quanto deveria se tornar. Não há nada de errado em se orgulhar de sua herança ou amar seu país. Logo, não há nada de errado em sentir raiva do que os “outros” fizeram com você. O problema é que Hitler era um homem extremamente carismático, um grande orador de multidões e especialista em formular sua perigosa ideologia de uma maneira que a fazia parecer não apenas segura, mas razoável no início.

Quase era necessário ser membro do Partido Nazista para ter sucesso em muitas linhas de negócios. As pessoas se cumprimentaram com “Heil Hitler”. O homem não era mais apenas uma pessoa, ele era uma figura viva, a representação da Alemanha. A personificação de uma ideia e um plano que restaurariam a Alemanha ao seu devido lugar na vanguarda do cenário mundial.

O problema com isso é o mesmo de sempre. As pessoas são falhas. As pessoas falham e decepcionam. Eles envelhecem, tornam-se fracos. Eles estão repletos de contradições e deficiências que podem ser ampliadas por aqueles que discordam deles. Mesmo na época, deve ter sido notado que Hitler dificilmente incorporava o “Übermensch” que ele tão entusiasticamente elogiava.

Com o passar dos anos, o estresse da guerra e a mudança das vitórias iniciais para derrotas e mais derrotas tiveram um grande impacto sobre Hitler. Ele se tornou um desastre visível quando aparecia em público, com um tremor perceptível, drogado até a alma para mantê-lo em pé e gradualmente se despedaçando, era impensável que ele pudesse se afastar do que mais gostava de fazer. O culto à personalidade que ele criou em torno de si levou as pessoas a acreditar que ele realmente não podia perder ou falhar.

Apesar do fato de que isso era exatamente o que estava acontecendo.

2. Alemanha foi incapaz de enfrentar sua pior batalha, os fatos.

Nazismo Queda
Soberba Nazista – Soldados alemães se rendendo da 232º e 148º Batalhão de Infantaria aos soldados da FEB

Apesar de alguns sucessos iniciais e algumas vitórias genuinamente surpreendentes, logo se tornou aparente que a máquina de guerra alemã estava sendo gradualmente parada, repelida e forçada a voltar em todos as principais frentes de guerra.

O custo da guerra em termos de pessoas, munições, suprimentos e finanças já havia ultrapassado o ponto de inflexão e não apenas estavam perdendo as batalhas no campo, como também estavam oscilando em completo colapso econômico e social. Os soviéticos estavam no leste, forças aliadas no oeste e cada força pressionava cada vez mais para dentro do continente, forçando o que restava de uma resistência alemã que ainda existia de volta à pátria.

Seja uma ignorância deliberada, uma verdadeira autoconfiança ilusória ou existindo em uma câmara de eco, parece que o destino das tropas alemãs nunca foi aceito por Hitler e pelos nazistas de alto escalão até que as forças inimigas estivessem quase sobre eles em Berlim. Se houvesse uma avaliação completa e franca do estado do país e os esforços de guerra anteriores a isso, pode ser que alguma medida de paz pudesse ter sido buscada, mas com a crença inabalável de que seriam bem-sucedidas, não era ‘ Até os tanques chegarem à cidade de Berlim, Hitler encarou a realidade de sua situação e tirou a própria vida em um bunker.

É impossível dizer, com certeza, se uma avaliação realista da situação mudaria alguma coisa, mas é fácil ver em retrospectiva que um grande número de vidas poderia ter sido salvo se não fosse por essa autoconfiança imprudente que voou em face de toda lógica.

1. Bombardeio de Londres

Londres Segunda Guerra
Ataque de Londres – Apesar da intensidade dos ataques, os nazistas falharam em sua iniciativa de destruir a força militar britânica e a moral do povo e do governo para culminar em uma invasão nazista à Grã-Bretanha. As imagens trazidas à atualidade através da aplicação de cores, contudo, mostram o custo que uma guerra traz às populações e às cidades, não importa se do lado dos vencedores ou vencidos.

A ideia geral por trás da infame BLITZKRIEG, que viu uma grande perda de vidas civis e destruição generalizada, foi que a constante ameaça e realidade das bombas que caem, especialmente na capital, quebrariam o espírito da população britânica e perderiam todo o apetite pela guerra.

Apesar da carnificina que isso causou (e não esquecendo as ações equivalentes dos Aliados, como o bombardeio de Dresden), o resultado foi exatamente o oposto. Entre as pessoas comuns nas ruas, diante da morte vinda do alto, da perda de vidas e de bens materiais evaporados diante deles, o consenso parecia ser que concordar com os alemães não era mais uma opção viável. Em vez de colocar a população contra a ideia da guerra, cimentou neles a percepção de que derrotar esse inimigo era o único caminho a seguir e nada mais seria aceitável.

Especialmente agora em nossos tempos incertos e desconhecidos, muitos falam sobre o “espírito de blitz” que surgiu durante esses anos mais difíceis. Essas pessoas corajosas que fizeram um esforço para não deixar que as piores situações as destruíssem. Em vez disso, eles fizeram o que podiam das circunstâncias, se divertindo nos bunkers enquanto as bombas caíam.

Mais do que talvez qualquer uma das razões anteriores, esse foi talvez o maior erro da Alemanha. Ao colocar essas pessoas sob um perigo indescritível e com uma enorme pressão, elas foram forçadas a se unir e, em vez de quebrar o espírito público e social, acidentalmente as deixaram mais famintas do que nunca para ver o fim da guerra com a derrota alemã.

Agradecimento especial ao professor Anderson Fernando pela leitura do texto e por não deixar eu me perder na linha histórica dos fatos.

Cabeça de Cuia | Conheça e apoie a mais conhecida lenda do Piauí

Editor de Contéudo deste site. Eu não sei muita coisa, mas gosto de tentar aprender para fazer o melhor.