CARTOGRAFIAS do INCONSCIENTE
Reúne 18 histórias distribuídas em 88 páginas, desenvolvidas por oito artistas, tendo como pressuposto criativo a busca por registrar estados ampliados de consciência. As técnicas meditativas utilizadas foram: ayahuasca, respiração holotrópica e sonhos lúcidos. A produção é o resultado poético da singular pesquisa de doutorado de Matheus Moura, sob orientação do prof. Dr. Edgar Franco, realizada no Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual FAV-UFG, a investigar os processos criativos de quadrinhos por meio do uso de Estados Não Ordinários de Consciência. Os artistas participantes são: Laudo, Vinicius Posteraro, Guilherme Silveira, Angelo Ron, Décio Ramirez e Paula Mastroberti, além dos próprios pesquisadores. Na publicação há histórias coloridas e em preto e branco. Há ainda um texto do psicólogo Fernando Beserra e outro da terapeuta holística Luísa Galvão, falando um pouco sobre consciência e experiências xamânicas. No encerramento Moura explica como foi feita a pesquisa, os problemas e resultado.
MATÉRIA ESCURA
Matéria Escura, é uma coletânea de histórias curtas e médias de Guilherme Silveira, Matheus Moura e Vinicius Posteraro. Cada narrativa versa sobre algo particular que toca os autores. São convites à reflexões existencialistas e/ou provocações ao leitor, tirando-o de seu lugar comum. São histórias artísticas e experimentais, muita das vezes tidas como de difícil compreensão, mas que sempre carregam uma mensagem ao leitor para que repense o cotidiano. O título, não por acaso é MATÉRIA ESCURA, uma expressão usada por cientistas para tentar definir o material espacial que dá cor ao cosmos, o qual forma grande parte dele, e ainda é um mistério total. Os quadrinhos presentes no livro partem de algo similar, surgem do âmago dos artistas, da matéria escura da mente, da criatividade e do sonho. A Matéria Escura é ainda a tinta negra (nanquim) sob o papel a dar forma a um universo de imagens e símbolos. Universo esse próprio de cada autor, mas que possuem em comum os anseios, as dúvidas e buscas pessoais, além da linguagem dos quadrinhos. O tomo conta ainda com um posfácio-HQ de Edgar Franco.
O Direito dos Animais, tema máximo deste trabalho, é um assunto controverso e as vezes até evitado. Ele toca em várias questões que permeiam a vida de todo mundo como alimentação, vestuário, transporte, produtos de beleza, lazer, remédios e por aí vai. Ninguém quer ter seus hábitos mudados. Isso gera resistência.
Leave a Reply