Não deixe de conferir nosso Podcast!

Alerta Lobo é tenso com roteiro bem montado

A habilidade auditiva de um oficial de sonar é testada por duas vezes no filme em situações extremas

Filmes gravados em submarinos quase sempre são muito claustrofóbicos. E quando apresentam situações de urgência e perigo constantes essa condição fica ainda mais carregada. É o que podemos ver em “Alerta Lobo”, (Netflix) filme francês escrito e dirigido por um diplomata, Antonin Baudry.

A trama começa com uma missão de resgate de soldados na Síria, onde o sucesso da operação passa a depender da habilidade do comandante e da capacidade auditiva de um oficial de sonar chamado Chanteraide (“Amor à Segunda Vista”) que, mesmo sendo chamado pelo amigos de “ouvido de ouro” não consegue identificar sinais emitidos por antigo submarino russo que teoricamente já deveria ter sido desmontando.

A missão termina com sucesso, mas aquele som não identificado com clareza fica na mente de Chanteraide como um fantasma. O grande problema é que esse fantasma ainda vai complicar não só a vida deste oficial, mas também pode ser responsável por uma grande tragédia mundial.

Alerta Lobo destaca bem o fato de que apesar de ser uma imensa máquina de guerra, repleta de tecnologias, uma habilidade humana ainda é fundamental no controle desse imenso “pedaço de ferro”.  Ao mesmo tempo, mostra que uma rígida lista de protocolos que os militares criaram e são obrigados a respeitar podem ser responsáveis por tragédias pela simples falta de “humanidade” numa tomada de decisão.

Alerta Lobo vale por ser tenso do início ao fim, por apresentar um debate a relação máquina-humano e por trabalhar com situações extremamente plausíveis, apesar do curto espaço de tempo entre dois momento muito complicados.

O “uivo do lobo” fica gravado na mente de Chanteraide como um fantasma
Marcelo Costa
Jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí com mais de 20 anos de atuação na área, sempre com destaque para área cultural, principalmente no campo das histórias em quadrinhos, cinema e séries.