Não deixe de conferir nosso Podcast!

Arquivo X é melhor que Game of Thrones

Como todo bom fã, sempre levarei Arquivo X guardado no fundo do meu coração. Entretanto, eu concordo com a maioria dos “excers” inteligentes que sabemos que o final da 9ª temporada de AX é muito fraco. Ruim mesmo, pra não entrar em detalhes… Mas aí veio a 10ª e a 11ª temporada para errarem de novo, e estragarem mais duas chances de fazerem mais 2 finais bons pra série. Apesar de tudo isso, ela continuará no meu coração, diferente do ôba-ôba da crista da onda de hoje: Game of Thrones (GoT).

GoT também está tendo um final muito decepcionante para qualquer pessoa um pouco mais crítica. Acontece que existe uma diferença básica que me faria sempre ver e rever Arquivo X e nunca mais assistir GoT: Arquivo X é uma série de verdade.

O que quero dizer com isso? Arquivo X funciona episodicamente, isoladamente em detrimento de suas longas 11 temporadas. Eu sempre posso fazer uma lista com “os monstros da semana” ou “os mais divertidos episódios da AX”, ou “os mais aterrorizantes”, existe uma enorme variedade de possibilidades e de histórias icônicas que merecem serem sempre revisitadas.

Uma histrória como Game Of Thrones, que vai encorpando ao longo dos anos numa única e loooonga linha narrativa, perde a sustentação do fã quando erra no final, justamente porque o formato de GoT não permite uma lista de melhores histórias independentes como as de AX… Eu nunca separaria um episódio isolado qualquer da quarta ou quinta temporada de GoT só pra ver qual é, como ainda posso me surpreender com séries como AX.

Grandes novelas, como as que temos hoje nessas séries de TV, ou são plenamente boas, ou chegam num final frustrante que não fazem o fã voltar atrás e se divertir, despreocupadamente, com qualquer episódio sorteado ao longo de tantas temporadas. A linha narrativa com um final ruim é muito broxante. E é apenas isso que queria dizer hoje.

Valeu, falou! Vou ali rever meu Top 20 Arquivo X!

Passar bem.

Bernardo Aurélio
Sou desenhista, criador do Máscara de Ferro e autor do quadrinhos Foices & Facões. Sou formado em história e gerente da livraria Quinta Capa Quadrinhos