Não deixe de conferir nosso Podcast!

Bernardo Aurélio vende seus originais da Turma da Mônica para financiar novo gibi

Bernardo Aurélio, autor de Foices & Facões, vende os originais que fez da Turma da Mônica para financiar novo gibi do Máscara de Ferro.

Era um dia dos primeiros meses de 2011. Estava preparando meu almoço, perto do meio-dia, quando o telefone tocou. Logo reconheci a voz. Era Sidney Gusman, editor do Maurício de Sousa, me convidando para participar do terceiro volume da coleção que comemorava 50 anos de carreira do grande quadrinista brasileiro. Não imaginam a felicidade! Grande momento!

A participação no projeto deveria ser uma história em quadrinhos de 5 páginas. Depois do processo de criação e aprovação do roteiro, comecei a desenhar. Naquela época, eu gostava de fazer a “colorização” dos meus desenhos com café solúvel, dando tom sépia ao trabalho. Fiz uma proposta colorindo minha hq, que intitulei “Cupidos”, neste estilo.

Sidney achou que o sépia não combinava com a história e pediu que eu refizesse as cores. Pedi ao amigo Zorbba Igreja que resolvesse o problema porque, na verdade, nunca gostei mesmo de colorir. Então, o resultado final que você vê em MSP 50 Novos Artistas é uma parceria com o Zorbba, mas os originais, pintados com café, ainda estão na minha gaveta.

Espero, entretanto, que essas páginas possam ir para a casa de algum fã da Turma da Mônica, isso porque estou vendendo as 5 páginas originais para ajudar no financiamento do meu próximo quadrinho, Máscara de Ferro vs Zumbis. O projeto está no ar, no catarse, clique aqui para conhecê-lo. Ou pode clicar aqui e adquirir as 5 páginas do quadrinho que fiz para a Turma da Mônica.

Segue as imagens das páginas que fiz para o MSP 50 Novos Autores. É importante informar, caso não conheça o projeto editado por Sidney Gusman, que nós tínhamos liberdade de recriar o visual dos clássicos personagens da turminha, poderíamos apresentar nossa visão e releitura deles. Considero que foi o pontapé inicial para o enorme sucesso que são hoje as Graphic MSP, por isso, o que verão abaixo, é minha versão dos amigos mais famosos dos quadrinhos brasileiros.

Bernardo Aurélio
Sou desenhista, criador do Máscara de Ferro e autor do quadrinhos Foices & Facões. Sou formado em história e gerente da livraria Quinta Capa Quadrinhos