Não deixe de conferir nosso Podcast!

Dica De Leitura | Solitário, de Chabouté (Editora Pipoca & Nanquim)

A história do homem que vive sozinho em um farol, cercado pela infinitude oceânica e tendo as companhias pitorescas de um peixinho de aquário e um dicionário, assume rara sensibilidade neste romance gráfico de Chabouté publicado pela editora Pipoca & Nanquim.

Trabalho de fôlego, o autor francês como que dita o ritmo das páginas pelo vagar das ondas e o vôo das gaivotas. Afinal, conhecemos a trama aos poucos, primeiro pela fala do barqueiro que abastece o habitante do farol, sem nunca vê-lo; depois pelas indagações do seu ajudante, novato na função; e por fim alcançando o fanal em seu interior, subindo as escadas em espiral e conhecendo seus segredos.

O barqueiro rumo ao farol. Direitos reservados à editora Pipoca & Nanquim.

O protagonista, anônimo, marcado por uma deformidade física de nascença, tem nas águas do mar o único horizonte conhecido por seus olhos. Mas nada que limite sua imaginação: todas as noites, como num ritual, abre aleatoriamente o velho dicionário e, a cada verbete lido, se entrega a devaneios sobre as palavras, seus significados e contextos.

Direitos reservados à ediora Pipoca & Nanquim.

Chabouté encanta o leitor ao embarcá-lo nessa jornada de descoberta e fantasia, retratando de forma engenhosa cada imagem projetada pelo personagem, com seu traço expressivo numa bela arte em preto e branco.

E fica a curiosidade: está fadado o seu destino a prender-se nas paredes nuas do farol ou as palavras que tanto adivinha irão finalmente levá-lo a algum lugar longe dali? “Solitário” é o terceiro trabalho de Chabouté publicado pela editora brasileira, todos excelentes. Sem dúvida um dos pontos de seu catálogo bastante elogiado.

Solitário, de Chabouté.

Editora: Pipoca & Nanquim

Preço sugerido: R$ 79,90

380 páginas

Rafael Machado
Parnaibano, leitor inveterado, mad fer it, bonelliano, cinéfilo amador. Contato: rafaelmachado@quintacapa.com.br