Não deixe de conferir nosso Podcast!

Cantinho do Jesus, por Caio Oliveira

Acompanhe a saga do Nazareno até se tornar o maior Messias de todos nas tirinhas de Caio Oliveira.

Se você conhece o Cantinho do Caio, sabe que Caio Oliveira, o dono da página, costuma alimentar-se do ódio que alguns fãs sentem toda vez que veem seu personagem preferido ser satirizado por ele em seus quadrinhos, cartuns ou charges.

Caio Oliveira dá especial atenção às críticas ao Batman (que costuma chamar de “Bátima”) e ao universo cinematográfico DC. Eventualmente, Caio Oliveira faz algumas criticas políticas ou se aventura por mares nunca dantes navegados. Entretanto, os quase 70 mil seguidores do autor no facebook não estavam preparados para a série de tirinhas sobre Jesus e o universo “otaku” que o desenhista iniciou nos últimos dias.

Caio Oliveira já uniu o ungido ao mundo de mangás famosos, como Evangelion, Jojo Bizarre Adventure, Hokuto no Ken e Naruto, causando entre seus seguidores mais admiração e surpresa, assim o como também certa preocupação.

Um de seus seguidores disse: “queria compartilhar, mas não posso, me expulsam do grupo da família”. Outro desafia: “falta coragem para fazer uma tirinha de Alá?”. Outro interroga: “o que você tá caçando, Caio?!”

A verdade é que fazer humor com Jesus Cristo sempre levantou receios entre o público, mas também com o artista. Até pouco tempo, acreditávamos que aqui no ocidente, poderíamos nos permitir este tipo de humor porque não éramos ameaçados por religiosos fundamentalistas e extremistas. Tudo mudou com o coquetel molotov que jogaram na sede do Porta dos Fundos.

Claro que temos receios e não queremos um coquetel desses na porta de nossas casas, e falo isso com propriedade porque sou irmão do Caio e moramos juntos, no mesmo endereço que funciona nossa livraria.

Caio Oliveira continua acreditando no poder do humor e podemos esperar mais algumas tiras protagonizadas por Jesus. Só esperamos que o fandom cristão seja mais amigável que os fás do Bátima.

 

Bernardo Aurélio
Sou desenhista, criador do Máscara de Ferro e autor do quadrinhos Foices & Facões. Sou formado em história e gerente da livraria Quinta Capa Quadrinhos