Não deixe de conferir nosso Podcast!

Capitã Marvel: 10 Quadrinhos que você precisa ler antes do filme

Eu estou esperando por isso há dez anos. Esperando pela Capitã Marvel. Esperando pelo seu primeiro filme. Esperando por Carol Danvers.

Após os acontecimentos da Guerra Infinita, com os Vingadores e o Universo Marvel em apuros, ela finalmente está a caminho.

Antecipando a estreia da capitã no UCM, fiz esta lista com 10 quadrinhos que são a essência da personagem e faz dela algo muito importante para o poder feminino nos quadrinhos e um alívio na personagem que durante anos teve diversos espectros de personalidade e poder. Não foi tão simples montar a lista e precisei de ajuda de várias pessoas para situar as edições americanas (as edições que li) na cronologia das edições nacionais.

Ao fazer a pesquisa dei um destaque especial não só a Carol Danvers, mas a Mar-Vell, o Capitão Marvel original. Além disso, esse texto deve servir como um ponto de partida para os interessados na personagem e, também, para mostrar o que podemos esperar de seu filme e envolvimento com Vingadores 4.

 

10. Marvel Essential: Captain Marvel Vol.1

(Marvel Comics)

Começando com a lista de leitura, devemos colocar que antes do legado da Carol Danvers, existia o Capitão Marvel original, que viveu muitas aventuras, morreu e depois apareceu em algumas histórias importantes da Carol. Dei uma forçada de barra colocando esta coleção na lista, mas ela é bem interessante. A coleção essential consiste na publicação de volumes encadernados em brochuras e preto e branco contendo cerca de 20 e 30 edições de revistas da publicadas durante a Era de Prata e Era Bronze da Marvel Comics. Algumas saíram aqui, mas essa infelizmente não. O importante dela é que você se aprofunda bastante no personagem e como isso iria refletir quando Mar-Vell passa seu manto para Carol.

Aqui no Brasil saiu pouca do personagem. No entanto, pedaços dessa coleção foram publicados há bastante tempo por aqui. Como referência, vamos indicar esse quadrinho. Marvel Essential: Captain Marvel Vol.1, que contém  a primeira aparição de Mar-Vell e suas primeiras aventuras e também a primeira aparição da Carol nos quadrinhos…

No filme nós apostamos que ele será importante um personagem importante, se Jude Law estiver interpretando quem todos pensam que ele é.

9. Saga – Guerra Kree Skrull ( Coleção Histórica Marvel – Os Vingadores)

(Marvel Comics)

Os Vingadores descobrem que os aliens Kree e Skrulls mantêm uma milenar guerra cósmica entre si e que a Terra está exatamente no meio da batalha.O clássico máximo dos Vingadores! A história que criou o modelo das grandes sagas… a Guerra Kree-Skrull.

Sendo um Kree, Mar-vell é capturado pelos Vingadores culminando em uma sequência em que o Visão é atacado e derrubado pelos Skrulls disfarçados de vacas.

Parece que teremos algumas coisas dessa saga sendo usadas no filme. Como a aproximação de Ronan, o Acusador com os Krees. Encontrar esta saga para comprar é quase impossível, mas você, procurando bem, encontra, além disso, a Salvat a lançou também em sua coleção de capa preta.

 

8. A Morte do Capitão Marvel

(Marvel Comics)

Um dos quadrinhos mais importantes que a Marvel já lançou. Este clássico é importante não só por seu impacto no título do Capitão Marvel, mas também por ser a primeira graphic novel da editora.

Ainda hoje, a morte de Mar-Vell continua significativa por várias razões. Por outro lado, deixou o personagem preso àquele momento; apenas em flashbacks e histórias de viagem no tempo. Mar-Vell está definitivamente morto (algo raro nos quadrinhos) e hoje ninguém consegue fazer isso nos quadrinhos – nem mesmo Jason Todd. A obra é capitaneada por Jim Starlim, o criador de Thanos e o maior escritor de sagas cósmicas da Marvel.

O herói morre por causa do câncer por inalação de gases letais durante uma aventura na Terra (detalhe, Carol Danvers é parte importante nisso). Simples assim, porém é magnificamente escrito e ilustrado com pungência por um inspirado Jim Starlin.

 

7. Capitã Marvel (2012)

(Marvel Comics)

Aqui está a Capitã Marvel que os fãs de cinema e os leitores de quadrinhos modernos esperavam: Carol Danvers, a mais poderosa heroína da Terra.

Após sua estreia nos quadrinhos na edição Capitão Marvel #18, Carol Danvers tem uma nova origem. É também a fase onde ela começa a redefinir a si mesma e a seu lugar no Universo da editora, um reboot que a personagem precisava.

Jamie MacKelvie e Kelly Sue DeConnick dão vida a heroína e criam uma histórias para uma nova legião de fãs. É a fase de ouro da Carol nos quadrinhos.

6. The Life Of Captain Marvel #1

(Marvel Comics)

Essa história é tão recente que só vai chegar no Brasil ano que vem! Mas já é de suma importância para entendermos melhor a Capitã Marvel.

Primeiro de tudo. Quem está escrevendo é a escritora Margaret Stohl e o artista Carlos Pacheco, esta série é do selo Marvel “Fresh Start” (iniciativa que promete fechar lacunas em brancos de personagens clássicos da casa de ideias e dar um novo começo após a criticada fase All New All Diferente Marvel) chamada The Life of Captain Marvel (ainda sem tradução nacional), que conta a história de Carol Danvers de volta para sua infância, antes de se tornar uma super heroína dividida em cinco partes.

“Este é especialmente importante para mim”, disse Stohl à ABC News. “Eu me relaciono com Carol Danvers tão pessoalmente. E eu realmente queria ser capaz de fazer isso e voltar antes de seus lançamentos de filmes”.

“Carol Danvers era apenas uma garota dos subúrbios de Boston que amava a ciência e os Red Sox até que um encontro casual com um herói de Kree lhe deu super poderes incríveis. Agora ela é líder dos Vingadores e comandante da Tropa Alfa. Mas e se havia mais na história? Carol encontra-se revivendo as lembranças de uma vida que ela pensou estar muito atrás dela…”

Este quadrinho está oferecendo mais do que apenas um olhar na personagem,  ele também vem contando como a tragédia e o peso do legado moldam a mulher e o heroína que a Capitã Marvel é hoje. Anotem, valerá a pena.

5.Universo Marvel vol. 3 edição 22

(Marvel Comics)

Essas histórias servem até para você que nunca leu quadrinhos da Marvel.

.

O nome original é: Higher, Faster, Further, More. Contando algumas das aventuras mais divertidas da Capitã que eu já li – uma das quais inclui o Rocket Raccoon! Quem ainda escreveu essa ‘nova’ saga foi a  Kelly Sue DeConnick, roteirista que entende muito bem a personagem.

 

3.Avante, Vingadores vol. 3

(Marvel Comics)

Não são todas as aventuras que a Capitã Marvel trabalha sozinha para defender o cosmo. Se o universo cinematográfico da Marvel nos ensinou alguma coisa, é que o trabalho em equipe é fundamental. Quando esteve envolvida  com os Vingadores e os Guardiões da Galáxia, Danvers liderou um grupo chamado de Ultimates – uma super equipe composta por ela, Pantera Negro, Miss América, Blue Marvel e Espectro.

Não confundam este super grupo com o Universo Ultimate Marvel. Esses Ultimates que estamos falando surgiram para proteger a terra de perigos cósmicos, quando alguém ou ser vem destruir a terra e a galáxia.

 

3. Capitã Marvel #1 (2016)

(Marvel Comics)

Em 2016 Kelly Sue DeConnick deixou a Marvel. E não perdendo tempo, dois dias depois da saída da Kelly, anunciaram Tara Butters e Michele Fazekas, conhecida por produzir a série de TV Agent Carter, como roteirista da Capitã Marvel, a arte é de Kris Anka. Na trama, acompanhamos a Capitã Marvel como principal policial do planeta, líder da nova Tropa Alfa, instituição responsável pela defesa e diplomacia da Terra.

Apesar de ser bastante criticada pelos fãs e alguns estudiosos do assunto, eu considero um marco importante para quem nunca leu algo sobre ela. Esses acontecimentos culminam com o famoso, mas bastante duvidoso arco: Guerra Civil II (que você leitor não precisa ler de tão ruim).

 

2. A Poderosa Capitã Marvel #1

(Marvel Comics)

Mais uma edição número um? É isso aí. Essa é uma mania da Marvel Comics.

Carol Danvers está se recuperando das coisas que fez e presenciou durante a segunda guerra civil dos super-heróis. Ela precisa reconquistar a confiança do público, de seu próprio governo e de sua própria equipe de trabalho na Estação Espacial da Tropa Alfa. Em meio a esse momento de sua vida, Carol ainda têm que lidar com uma série de TV sobre a sua vida e com uma crise envolvendo imigrantes alienígenas na Terra.

Após os eventos da II Guerra Civil (quanto menos falarmos sobre isso, melhor), Capitã Marvel mais uma vez examina o lugar de Carol no mundo, não é uma fase boa da personagem, porém, seria importante se derem uma lida.

 

1. Coleção Histórica Marvel – Os Vingadores 1 e 2

(Marvel Comics)

Metade do universo foi dizimada com apenas um estalar dos dedos. Como os Vingadores se recuperarão? Pantera Negra Morreu? E o mais importante, o que Nick Fury espera que a Capitã Marvel?

As HQ Biblioteca Histórica Marvel Vingadores 1 e 2 mostram as mais importantes histórias da Pré-Desafio Infinito e oferece uma visão fascinante de como a Marvel e os Vingadores têm lutado com Thanos com sucesso ao longo dos anos. O mais notável é que essa coleção contém as edições do Capitão Marvel # 25-33, no qual Mar-Vell (ele novamente), Drax e Mantis derrotam Thanos e, com ajuda do Cubo Cósmico, alteram a realidade. Eu coloquei esta revista como sendo o marco para compreendermos a Capitã Marvel, mesmo não tendo a presença de Carol Danvers, porque é essa revista que Vingadores 4 parece beber da fonte.

Os acontecimentos dessa coleção são de fato importantes para que todos compreenderem qual o papel do Capitão Marvel e do quão incrível e importante para a Marvel e para a cultura pop em geral são as histórias do personagem, seja Mar-vell com o manto do herói, seja Carol Danvers.

 

Quem me ajudou nesta postagem foi o Thiago Ribeiro na linha temporal e notas importantes sobre cada revista que colocamos nesta lista.

PikachuSama
Editor de Contéudo deste site. Eu não sei muita coisa, mas gosto de tentar aprender para fazer o melhor.