Não deixe de conferir nosso Podcast!

Conheça o projeto Murais-Caju e Manatí, em Cajueiro da Praia

Os muros de Cajueiro da Praia ficarão mais coloridos e repletos de cultura. O projeto Murais Caju e Manatí vai espalhar arte, educação ambiental e símbolos culturais do município em muros localizados nas principais ruas.

Imagem de Cajueiro da Praia
Cajueiro da Praia é um município brasileiro do estado do Piauí. Localiza-se a uma latitude 02º55’40” sul e a uma longitude 41º20’10” oeste, estando a uma altitude de 10 metros. Sua população estimada em 2004 era de 7163 habitantes e 2019 de 7642. Possui uma área de 283,86 km² e também é um dos quatro municípios litorâneos do Piauí.

O município de Cajueiro da Praia, uma das vitrines do turismo no estado do Piauí, com o Projeto Peixe-Boi, as suas praias, dentre elas as de Barra Grande, e por ser a cidade que tem o maior cajueiro do mundo, o Cajueiro Rei, vai receber o projeto Murais Caju e Manatí.

O projeto é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Cajueiro da Praia, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Instituto Inclusartiz.

O Instituto Inclusartiz foi fundado em 1998, no Rio de Janeiro, sendo uma organização cultural sem fins lucrativos com a missão de promover o diálogo e a integração entre cultura e educação.  O Inclusartiz trouxe a artista Marcela Cantuária para Cajueiro da Praia-PI.

Marisa Monte e Marcela Cantuária
Marcela Cantuária é bacharel em Pintura pela Escola de Belas Artes da UFRJ. Participou de exposições coletivas como Junho de 2013 – cinco anos depois, Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica (Rio de Janeiro, 2018); Crônicas Insurgentes, Fortes D’Aloia & Gabriel (São Paulo, 2018); Vivendo sob o Fogo, Centro Cultural da Justiça Federal (Rio de Janeiro, 2019); Histórias feministas: artistas depois de 2000, MASP, (São Paulo, 2019) e Estratégias do Feminino, Farol Santander (Porto Alegre, 2019). Teve seu trabalho apresentado nas individuais, Castelos no Ar, Galeria Alfinete (Brasília, 2018); Suturar Libertar, Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica, (Rio de Janeiro,2019) e La larga noche de los 500 años, na galeria. A Gentil Carioca (Rio de Janeiro, 2019). Faz parte da coleção do Museu da Maré (Rio de Janeiro, Brasil) e do MASP (São Paulo, Brasil). Fez a Programação do último álbum da cantora Marisa Monte (Portas, 2021).

O projeto Murais Caju e Manatí realizará pinturas nos murais e placas do Projeto Peixe-boi, em vias públicas da cidade do Cajueiro da Praia e prevê a realização de ações de arte pública em distintas zonas da cidade acompanhados de registros audiovisuais, divididos nas seguintes ações:

  • Seleção de muros pela cidade que possam ser pintados;
  • Parceria com a Escola Municipal para elaborar os textos explicativos para cada mural;
  • Oficina com a comunidade local para a elaboração dos murais e placas;
  • Elaboração dos murais e placas com apoio da comunidade.

Os resultados esperados com o Murais Caju e Manatí:

  • Conscientização e engajamento da comunidade para a retomada do espaço público e da preservação do meio ambiente;
  • Contribuir para facilitar, a todos, os meios para o livre acesso às fontes da cultura e o pleno exercício dos direitos culturais;
  • Apoiar, valorizar e difundir o conjunto das manifestações culturais e seus respectivos criadores;
  • Proteger as expressões culturais dos grupos formadores da sociedade brasileira e responsáveis pelo pluralismo da cultura nacional;
  • Estimular a produção e difusão de bens culturais de valor universal;
  • Fomento do turismo na cidade de Cajueiro da Praia.

Cajueiro Rei

Thiago Ribeiro
Thiago de Carvalho Ribeiro. Apaixonado e colecionador de quadrinhos desde 1998. Do mangá, passando pelos comics, indo para o fumetti, se for histórias em quadrinhos boas, tem que serem lidas e debatidas.