Não deixe de conferir nosso Podcast!

Crítica | O Segredo Além do Jardim é uma obra-prima da Cartoon Network

A animação O Segredo Além do Jardim da Cartoon Network apesar de sombrio, agrada jovens e adultos.
O Segredo Além do Jardim
Reprodução

 

A animação O Segredo Além do Jardim da Cartoon Network apesar de sombrio, agrada jovens e adultos.

 

O Segredo Além do Jardim (Over The Garden Wall) é singular. Tudo nesta animação é assustadoramente incrível.São apenas 10 episódios de dez minutos cada, além de um elenco de dubladores realmente impressionante.

O Segredo Além do Jardim conta a história dos irmãos Wirt (dublado originalmente por Elijah Wood) e Gregory (dublado originalmente pelo ator mirim Collin Dean). Os dois acabam se perdendo no desconhecido, uma floresta obscura e misteriosa onde coisas estranhas acontecem. Acompanhados de um sapo de estimação de Gregory de nome indeterminado e sempre ajudados por um pássaro azul chamado Beatriz, eles procuram um caminho para casa, além de fugir de uma criatura das trevas chamada a Fera que espreita essa floresta.

O Segredo Além do Jardim é uma série animada suave, clara e nítida, as cores são ricas e consistentes, como se tivessem sido tiradas de uma paleta outonal. Os designs dos personagens são simplistas, embora distintos, enquanto o design do mundo é artisticamente inspirado e exuberante. Os personagens têm uma influência em animações europeias, mas me lembrou bastante o desenho da Disney dos anos 30 chamado Silly Symphony. Além de uma trilha sonora belíssima.

Esta é a melhor coisa que já vi produzida pela Cartoon Network. O Segredo Além do Jardim é um conto de fadas sombrio, mas totalmente eficaz em sua narrativa, o início pode parecer lento, mas você assimila muito rápido os personagens e as histórias. Como o autor é o mesmo de A Hora da Aventura, muitas pessoas estão fazendo comparações, já que A Hora da Aventura também é uma releitura moderna dos contos de fadas. A diferença é que AHA é uma novela, enquanto O Segredo Além do Jardim é um teatro Shakespeariano.

O Segredo Além do Jardim
Reprodução (Cartoon Network)

 

Visualmente junto à trilha sonora, O Segredo Além do Jardim  é de tirar o fôlego. As cores sépia, o enquadramento e a composição, aliadas à música arcaica ambiente fazem com que tudo pareça um filme mudo. Se você assistir sem áudio e legenda, consegue entender tudo facilmente.

O Segredo Além do Jardim é como uma gestalt de contos de fadas. Wirt é um adolescente nervoso com baixa autoestima e, com seu irmão mais novo brincalhão, Greg (e seu sapo de estimação), eles se perdem na floresta, sem saber como voltar para casa. Wirt usa um chapéu pontudo e uma capa, enquanto Greg tem uma chaleira na cabeça e, juntos, estão procurando sempre a  saída da floresta. Mas esta é uma floresta cheia de escuridão e magia. Eles encontram um lenhador logo no início, uma figura sinistra que tenta ajudá-los, avisando-os sobre a Fera na floresta, mas ele é muito assustador para eles confiarem; em vez disso, eles ouvem as palavras de Beatriz, um pássaro azul falante que conhece alguém que pode ajudá-los. Os 10 episódios são esses personagens tentando sempre encontrar uma saída da floresta. 

Mas cada episódio é um pequeno conto de fadas fechado. Tem uma cidade cheia de gente abóbora, uma escola sofrendo com a falta de recursos, uma taverna onde as pessoas são identificadas pelo que fazem, um velho apaixonado por um fantasma, uma festa de sapos e a jovem que mora com sua assustadora tia. Todas essas histórias são divertidas e maravilhosamente animadas, que contribuem para você assistir até o final. No último episódio voltamos à história principal, o lenhador e a Fera, e a verdade de como Wirt e Greg se perderam.

O Segredo Além do Jardim tem um elenco de dubladores é um show à parte que é tão especial, o tipo de elenco de atores que você esperaria nos créditos de uma animação do Studio Ghibli. Elijah Wood, Christopher Lloyd, Melanie Lynskey, John Cleese, Bebe Neuwirth e Tim Curry  não precisam de apresentações. Não precisa nem comentar que você pode assistir dublado e depois com áudio original que ainda valerá a pena. Lembra de verdade uma peça, já que os episódios são organizados como capítulos de um livro, as legendas de abertura emolduradas como o título de um capítulo, enquanto os créditos finais passam tão rapidamente que quase não são registrados.

No Brasil quem fez o trabalho de dublagem foi o Estúdio Delart com a direção de Andrea Muricci.

ELENCO DE DUBLAGEM

Elijah Wood (Wirt): Sérgio Cantú

Collin Dean (Greg): Matheus Caliano

Melanie Lynskey (Beatriz): Aline Ghezzi

Christopher Lloyd (Senhor da Mata): Pietro Mário

Samuel Ramey (A Fera): Mauro Ramos

Chris Isaak (Enoch): Leonardo José

Sam Marin (Sr. Langtree): Alfredo Martins

Janet Klein (Senhorita Langtree): Evie Saide

Thomas Lennon (Jimmy Brown): Eduardo Dascar

Jerron Paxton (Assaltante): Luiz Carlos Persy

Fred Stroller (Fred, o Cavalo): Fernando Mendonça

John Cleese (Quincy Endicott): Reinaldo Pimenta

Bebe Neuwirth (Marguerrite Grey): Sheila Dorfman

John Cleese (Adelaide): Alfredo Martins

Tim Curry (Tia Feitiços): Marcelo Sandryni

Shannyn Sossamon (Lorna): Jennifer Gouveia

Deborah Voigt (Rainha das Nuvems): Andrea Murucci

Mark Bordnar (Vento Norte): Rodrigo Oliveira

Shirley Jones (Mãe da Beatriz): Marcia Morelli

Emily Brundige (Sara): Luísa Palomanes

Cole Sanchez (Jason Funderberker): Matheus Perissé

Kathleen: Taís Feijó

Jack Jones (Narrador): Jorge Júnior

Eu realmente gostei de O Segredo Além do Jardim, é uma história rica e nostálgica com algumas reviravoltas modernas. Vale a pena demais. Recomendo.

O Segredo Além do Jardim está disponível no HBO Max.

PikachuSama
Editor de Contéudo deste site. Eu não sei muita coisa, mas gosto de tentar aprender para fazer o melhor.