Não deixe de conferir nosso Podcast!

Crítica | Resgate da Netflix é melhor que Velozes e Furiosos

Se você gostou dos confrontos contundentes entre Bucky e Steve nos filmes do Capitão América, você vai gostar desse o Resgate.
Resgate (Netflix)
Resgate, 2020 (Netflix)

Filme reuniu todo elenco criativo da Marvel num cenário de ação simplesmente avassalador. Esta resenha crítica tem spoiler do filme Resgate.

Embora sua história possa ser simples, Resgate (Extraction), como um filme de ação, é um empreendimento extremamente impressionante. É uma jornada explosiva pelas ruas de Dhaka, Bangladesh, através dos olhos, ouvidos e (muitas) armas de um mercenário suicida interpretado por Chris Hemsworth, o Thor.

Você pode adicionar Resgate à pequena lista de filmes de ação da Netflix que realmente deram certo. Embora ao contrário do cansativo 6 Underground de Michael Bay, ou mesmo da carnificina caricatural de Polar, Resgate conseguiu pegar alguns dos melhores elementos de Estrada da Fúria, John Wick, Dredd e outros filmes que trabalham com cenas frenéticas de “alvo humano” e ofereceu ao telespectador um tom áspero e habitual de protagonista querendo se redimir. Se imaginar que Velozes e Furiosos deram certo, consegue ter uma ideia como Resgate funciona.

Aqui temos um soldado que trabalha fazendo operações ilegais, encarregado de resgatar um adolescente sequestrado. A ação é a estrela do filme, sem dúvida, por isso que o enredo simples foi suficiente para o que o filme queria mostrar. De novo, imagina Velozes e Furiosos com um roteiro legal, consegue ter uma ideia como Resgate funciona.

O diretor Sam Hargrave, que antes de se aventurar nesta posição, é dublê e coordenador de luta de quase todos os filmes do UCM dos irmãos Russo e ele mostra que Resgate não é apenas um filme de ação violento, mas o roteiro de Joe Russo (inspirado no seu texto original da graphic novel Ciudad) é escasso o suficiente para dar espaço a alguém que quer deixar sua marca no mundo dos filmes de explosões e perseguições. Hargrave faz isso perfeitamente, entregando e fazendo cenas um personagem principal que luta como se ele fosse um cara que está utilizando o soro do supersoldado – junto com um impressionante conjunto de cenas de 12 minutos de tomada única que se move de uma perseguição de carro a uma perseguição a pé dentro de um prédio de apartamentos. Uma das melhores cenas de ação de 2020, sem dúvidas.

Hemsworth, também produtor do filme, se chama Tyler Rake (nome padrão de filmes desse gênero), é formidável lutando, atirando ou usando sua forma física nas cenas de ação. O cara abriu mais portas com pesadas e socos que usado armas de fogo. Ele também é capaz de mover a história, mesmo sendo um ator da escola de comédia, mostra um Tyler Rake cheio de fantasmas do passado e melancolia.

Basicamente, Tyler perdeu tudo, incluindo a vontade de viver, e ele encontra uma pequena faísca novamente ao ajudar Ovi (Rudhraksh Jaiswal), o filho adolescente de um chefe de crime indiano que foi sequestrado por um traficante rival. Hemsworth e Jaiswal são capazes de criar uma dinâmica emocional crível, muito rápida e eficaz.

David Harbor, de Stranger Things, aparece no terceiro ato do filme como um ex-amigo de Tyler, permitindo uma breve pausa na brutalidade. Resgate não para nos dois primeiros atos. O personagem de Harbour, e o destino desse personagem, se desenrola exatamente da maneira que você prevê, mas você perdoa o tropeço porque Harbour é bom e, sim, a história precisava de um plot eficaz.

Resgate ganhou força nas redes sociais e assinantes da Netflix porque o filme é todo composto pelas mentes criativas de Vingadores: Ultimato. Tem os irmãos Russo (que produzem), além de Hemsworth e Hargrave finalmente assumindo que gostam de ficar por trás das câmeras. Como isso não chamaria atenção?

Hargrave entrou com o pé direito no reino do cinema de ação e a impressões sobre isso estão positivas. Acho que o diretor terá bastante serviço pelos próximos anos.

A estrela indiana de filmes de ação, Randeep Hooda, se torna o grande coringa para Tyler Rake, dando ao filme um lutador formidável para que Tyler não se sinta o único soldado invernal da película. Resgate é um exemplo de “clichês são clichês porque funcionam”. Indiscutivelmente, os melhores filmes de ação têm espinhas mais simples e Resgate tem isso de sobra. Usando uma das cidades mais densamente povoadas do mundo como sua caixa de areia de enredo, o filme é capaz de criar um sentimento arrojado e claustrofóbico sem que seus personagens principais fiquem presos em um edifício ou em alguma outra estrutura fechada.

Para finalizar esta crítica divertida, Resgate funciona porque sua história é simples, mas suficiente, permite que a ação do filme seja o centro das atenções. Se o trabalho de um dublê fosse medíocre, tudo seria uma completa perda de tempo. Felizmente, no entanto, Resgate possui uma vitrine exaustivamente impressionante de punhos, facas, armas e explosões coreografados por especialistas, um dos maiores do cinema mundial atual. Se você gostou dos confrontos contundentes entre Bucky e Steve nos filmes do Capitão América, você vai gostar desse filme.

Resgate está disponível na Netflix.

PikachuSama
Editor de Contéudo deste site. Eu não sei muita coisa, mas gosto de tentar aprender para fazer o melhor.