Não deixe de conferir nosso Podcast!

Dica De Leitura | O Imortal Hulk Vol. 1: Homem, Monstro… Ou Ambos? (Ed. Panini)

Hulk está morto. Ou assim o mundo pensava. Mas as estranhas aparições de uma criatura gigante e verde em diversas cidades do interior americano acabam chamando a atenção da repórter Jackie McGee, que decide investigar o caso.

A verdade é logo percebida pelo leitor: Bruce Banner pode morrer, mas sua contraparte não. Após os eventos de Guerra Civil II, brevemente mencionados neste volume, Banner está de volta, vivendo discretamente, como um andarilho. Mas tudo muda à noite, quando o Golias Esmeralda toma o controle do corpo e age frente aos crimes e injustiças que testemunha, sem medir a força empregada ou mesmo a crueldade da punição.

Nesta elogiada série, indicada ao prêmio Eisner, com roteiros de Al Ewing e arte do brasileiro Joe Bennett, temos uma nova visão do Hulk, instigante e assustador. Publicada no Brasil no formato encardenado, o volume 1 compila as cinco primeiras edições, tendo 128 páginas ao preço de capa R$ 21,90.

Cena interna de O Imortal Hulk Vol. 1. Todos os direitos reservados à Marvel Comics.

A princípio, as ligações com o universo Marvel como um todo foram limitadas, dando liberdade para o roteirista explorar sua visão. E a arte inspirada de Bennett se equilibra entre splash pages impactantes e cenários detalhados, conforme o andamento da história. Os elementos do contexto narrativo e da mitologia proposta são apresentados aos poucos, deixando pistas do que será explorado ao longo das próximas edições.

Neste primeiro arco, de tom episódico, vemos o personagem nos rincões da América, buscando conciliar-se com sua natureza e solucionando casos locais, incluindo certo experimento trágico com radiação gama… É interessante entender como cada pessoa que cruza seu caminho o enxerga, numa variação entre homem e monstro, espelhando bem os dramas que povoam a mente perturbada de Banner. Enfim, começo promissor.

Rafael Machado
Parnaibano, leitor inveterado, mad fer it, bonelliano, cinéfilo amador. Contato: rafaelmachado@quintacapa.com.br