Não deixe de conferir nosso Podcast!

Dica De Leitura | O Sombra, Por Garth Ennis & Aaron Campbell (Editora Mythos)

Em um mundo marcado por tensões de toda ordem, o misterioso Lamont Cranston se move de forma sub-reptícia, auxiliando o governo americano em uma missão que interessa a diversos países. Cranston é a identidade secreta d’O Sombra, um agente guiado por seus princípios e poderes místicos, com forte senso punitivo e que não poupa nenhum recurso para alcançar seus objetivos. E isso inclui descarregar suas pistolas nos alvos elencados; afinal, um cadáver não pode mais fazer mal a ninguém…

Ambientada anos antes da 2° Guerra Mundial, “O Fogo da Criação” reúne o primeiro arco do personagem em sua repaginação, junto a outros heróis da Era Pulp, pela editora americana Dynamite, e mostra a busca por um elemento natural necessário para construir certo mecanismo de destruição em massa… E esse quadro põe o Sombra num jogo de espionagem e traições disputado por ele e Taro Kondo, japonês ganancioso que almeja a glória e riqueza. Ambos desejam tal recurso, mas quem o alcançará primeiro?

A contextualização histórica é crível e embaralha os elementos ficcionais e históricos em prol dessa perseguição que cruza o planeta, como um roteiro mais sangrento da série cinematográgica “Indiana Jones”. O enredo se desenha como um grande prólogo das barbáries que tomariam o mundo anos depois; um cenário pavimentado por disputas geopolíticas retratadas de forma a definir as peças do tabuleiro internacional descortinado ainda na primeira página, uma chocante composição que delimita as ações homicidas (entre outras violências inomináveis) do Japão em solo chinês.

Arte interna de Aaron Campbell, na sequência de abertura do volume “O Fogo da Criação”.

Ennis, conhecido por trabalhos como “Preacher” e “Justiceiro“, costura assim duas de suas preferências narrativas: as ambientações num contexto bélico e a violência declarada em grafismos sádicos. A conclusão da trama seria o melhor exemplo disso.

A arte de Campbell (criador da série “Infidel pela Image Comics) é soturna e comedida, casando muito bem com a proposta do quadrinho, em especial ao elaborar cenários que remetem à Belle Époque e o fim dos devaneios civilizatórios. Os extras incluem galeria de capas e o roteiro original de Ennis.

O Sombra: Volume 1 – O Fogo da Criação, por Garth Ennis e Aaron Campbell
200 páginas
R$ 59,90
Mythos Editora

 

Rafael Machado
Parnaibano, leitor inveterado, mad fer it, bonelliano, cinéfilo amador. Contato: rafaelmachado@quintacapa.com.br