Em Dezembro de 2018, Kieron Gillen(The Wicked + The Divine) lançaria seu mais novo trabalho: Die. Podendo ser resumido com um Jumanji mas com RPG, Die conta a história de um grupo de amigos transportados a um outro mundo após começarem uma sessão com o jogo novo. Dois anos depois, os jovens reaparecem, à exceção de um deles(o mestre do jogo). Anos depois, agora adultos, o grupo se reencontra e descobrem que o jogo ainda não acabou…
Escrito pelo próprio Gillen e desenhado por Stephanie Hans(Asgardians of the Galaxy, Motoqueiro Fantasma Cósmico), Die foi inspirado por experiências que o autor teve com RPG. Os personagens passam a serem prisioneiros da história e devem trabalhar internamente em seu sistema para sobreviverem e conseguirem voltar para casa.
Die é a conjunção óbvia de Caverna do Dragão e It, de Stephen King. Ou um Jumanji gótico, pra resumir
E não parou por aí. Como parte do processo criativo, Gillen criou o sistema de jogo que foi testado pessoalmente por ele. A intenção do autor é lançá-lo em PDF junto com o primeiro encadernado. E hoje o autor anunciou o lançamento da versão beta.
The DIE RPG beta is out tomorrow – likely in the afternoon at some point, and I’ve done all the essential stuff. I’m trying to do one last thing, and squeeze in nine more Gods. WHAT IS YOUR FAVOURITE GOD ARCHETYPES, TWITTERCHUMS? #diecomic
— Kieron Gillen (@kierongillen) 4 de junho de 2019
“O beta do RPG Die sai amanhã – provavelmente em algum momento da tarde, e eu fiz todo o essencial. Eu estou tentando fazer um último lance, pra espremer mais uns nove Deuses. QUAIS SÃO OS SEUS ARQUÉTIPOS DE DEUSES FAVORITOS, AMIGOS DO TWITTER? #diecomic”
O Jogo
Die é um jogo dentro de um jogo: os jogadores interpretarão outras pessoas que casualmente serão transportados para este outro mundo. Mas eles não farão uma ficha complicada: basta que delineiem seus personagens, pois o resto será com os dados.
O narrador do jogo é o portador do D20. Cada outro jogador terá um dado e este dará a sua classe.
- D4: O Ditador. Ele é capaz de manipular emoções humanas como um músico faz com um instrumento.
- D6: O Tolo. A classe mais simples com as habilidades mais simples. Desde que se comporte como um aventureiro ousado, sempre se dará bem.
- D8: O Cavaleiro das Emoções. Um guerreiro fortalecido por uma das seis emoções vigentes – extase, admiração, horror, surpresa, luto, aversão, alerta e fúria. Quando em contato com essas emoções, o cavaleiro acessa incríveis poderes.
- D10: Neo. Uma espécie de ladino cyberpunk. Seu equipamento tecnológico precisa de ouro para funcionar.
- D12: O Persuador de Deuses. Um clérigo que não reza para os deuses, mas negocia ou os força a fazer o que quer.
E o drama não para por aí. Assim como o quadrinho, Die quer colocar os personagens e jogadores para sentirem-se como os personagens dos quadrinhos se sentiram: presos e em conflito com o que estão lidando e a necessidade de voltar para casa. O conflito pode também expandir entre os personagens e produzir situações interessantes.
Die parece ser uma versão bem mais pesada de Caverna do Dragão e uma experiência bem inception de se jogar RPG. Aguardemos o beta para conferir. Enquanto isso, o encadernado já se encontra em pré-venda:
Leave a Reply