Leandro Cruz, organizador da comunidade Spaw Brasil, e responsável pela Hyperion Comics SGN, que segundo informa, já é a maior rede de distribuição de quadrinhos alternativos do Brasil, com um catálogo com mais de 600 títulos, está prometendo para o próximo mês o lançamento de uma nova e mais eficiente rede de distribuição (o nome será divulgado em breve).
Hoje Leandro é representante da Hyperion Comics no Rio de Janeiro, uma editora lançada pelo ex-editor-chefe da Panini Comics, Levi Trindade, e que também surgiu com uma proposta diferente de distribuição, buscando a valorização das comic shops e bancas no país. Leandro ressalta que com essa nova rede a proposta é ir além e facilitar também a vida de editoras e consumidores. “Temos, inclusive, a possibilidade de oferecer descontos muitas vezes fazendo frente a Amazon”, conta.
“Já estou envolvido neste trabalho há cerca de dois anos e nesse tempo fiz parcerias com dezenas de autores e editoras para oferecer seus trabalhos aos meus clientes”, lembra.
Metodologia
De acordo com Leandro Cruz, a metodologia aplicada é interessante para todos os envolvidos. “Não seremos apenas uma plataforma de vendas de hqs, não é algo automatizado, teremos um atendimento de forma mais pessoal, com indicação de títulos, tratando sobre promoções, entre outras coisas”, garante.
Segundo explica, a interação com o cliente acontecerá de uma forma parecida como trabalha, por exemplo, as Comics Shops americanas, ou seja, com a reserva de títulos. “Essa forma é interessante para todos, ninguém tem prejuízo”, lembra.
As vantagens desse sistema seriam: “Para o cliente, que terá acesso em único local a vários títulos nacionais e internacionais (com destaque para o quadrinho nacional, segundo garante Leandro), para as editoras, que aumentariam suas vendas sem precisar correr o risco do ‘consignado’, e a loja que continua recebendo suas comissões de revendas, como já acontece comumente com percentuais entre 30% e 40%, dependendo da negociação. “Não podemos deixar de dizer que também teremos como oferecer descontos bem atraentes. Uma revista que custa R$ 120, por exemplo, eu já estou oferecendo a R$ 79,90”, disse.
Entre as editoras que confirmaram participação nos últimos dias, reforçando a lista, estão a Zarabatana, Noir e Comix Zone.
No aguardo.