Não deixe de conferir nosso Podcast!

Explicando o papel do super grupo Illuminati no UCM!

Tudo o que você precisa saber sobre como os Illuminati se encaixam no Universo Cinematográfico Marvel.
Reprodução
Reprodução

Tudo o que você precisa saber sobre como os Illuminati se encaixam no Universo Cinematográfico Marvel (UCM).

 

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura de Sam Raimi vem aí. E seu trailer foi um dos assuntos mais comentados do mês de fevereiro antes da guerra Rússia X Ucrânia. Principalmente por causa de diversas teorias e personagens que aparecem durante o vídeo.

Mas o que chamou atenção de quase todo mundo foi a revelação dos Illuminati. Mas quem são eles e qual sua finalidade no UCM? Para essas perguntas, aqui está a lista completa sobre esse grupo de super seres que protegem a Terra e o Universo.

A Origens nos Quadrinhos

Illuminati
Marvel Comics

Como todos sabem, o UCM e os Illuminati  têm suas raízes nas páginas da Marvel Comics.

Enquanto um grupo como os Vingadores existe desde 1963 no mundo dos quadrinhos, os Illuminati são uma criação mais recente. Para ser preciso, eles apareceram pela primeira vez no  New Avengers # 7 de julho de 2005.

Criados por Brian Michael Bendis e Steve McNiven, os Illuminati uniram forças após a Guerra Kree-Skrull, que causou tanto caos e carnificina na Terra. Percebendo que essa guerra poderia ter sido evitada, alguns heróis se reúnem para propor o que é essencialmente uma organização secreta tipo a ONU, projetada para ajudar a impedir que tais ameaças surjam no futuro.

A reunião inicial dos Illuminati ocorreu em Wakanda, com o Pantera Negra presente para representar aquela nação, Namor presente para representar a Atlântida, Raio Negro presente para representar os Inumanos, Homem de Ferro presente para representar os Vingadores, Professor X presente para representar os mutantes, Senhor Fantástico presente para representar o Quarteto Fantástico, e Doutor Estranho presente devido ao seu papel como o todo-poderoso Mago Supremo.

O Começo deu muito ruim

Illuminati
Marvel Comics

Em vez de Tony Stark apenas reunir um monte de colegas heróis e todos concordarem imediatamente com seus planos, houve inicialmente uma grande quantidade de resistência, principalmente aos ideais que cada membro tinha.

Tanto, que isso foi a semente que causou o arco da Guerra Civil um ano depois nos quadrinhos, Tony acreditava que os super-heróis precisavam ser governados, e é isso que ele achava que os Illuminati deveriam fazer.

Até hoje nos quadrinhos ele ainda pensa assim.

Namor acaba rejeitando a proposta de governança de Stark devido à forma como certos super-heróis operam, principalmente debaixo dos panos . No caso do Professor X, ele não queria que os heróis tivessem que enfrentar o tipo de ódio que ele e seus mutantes às vezes enfrentam. Quanto ao Senhor Fantástico, Reed Richards questionava o quão viável seria, realisticamente, administrar tal organização. Para Doutor Estranho, ele acreditava que tal governança iria contra os fundamentos antiestablishment de alguns.

Apenas Raio Negro não falou nada, claro. O Pantera Negra apesar de ser o anfitrião resolveu não se envolver com esse assunto tão complexo. Aos olhos de T’Challa, tal arranjo acabaria levando a ações egoístas daqueles que dirigem o grupo.

Ainda assim, Homem de Ferro, Namor, Raio Negro, Senhor Fantástico, Professor X e Doutor Estranho pelo menos concordam em se encontrar secretamente no futuro para trocar informações.

Decisões Cruéis

Hulk
Marvel Comics

Para seus membros, os Illuminati estão sempre tomando a decisão correta para qualquer situação, pensando no bem maior e servindo como bússola moral de quaisquer questões que surjam.

Infelizmente para o Hulk, o Golias Verde, os Illuminati foram seu pior pesadelo.

Como parte da história do Planeta Hulk de 2006, os Illuminati corajosamente decidiram exilar o Hulk para o espaço sideral. Depois que o Gigante de Jade causou uma pilha de destruição em Las Vegas após a explosão de uma bomba gama, os Illuminati usaram um subterfúgio (dispositivo) para enganar Hulk e enviá-lo ao espaço para supostamente consertar um satélite com defeito.

Uma vez naquele satélite, o dispositivo se transformou em uma nave e assim criou-se todo o arco Planeta Hulk. Perdendo-se no caminho para um planeta desabitado, a nave pousou no devastado planeta de guerra Sakaar – Thor: Ragnarok se passa quase todo nele.

Embora pareça que qualquer exílio do Hulk está fora de questão por enquanto no UCM, este é apenas um excelente exemplo do tipo de decisões cruéis que os Illuminati são conhecidos por tomar.

Invasão Secreta vem aí?

Invasão Secreta
Marvel Studios

Nos quadrinhos, Invasão Secreta foi um grande evento crossover que ocorreu entre 2008/2009. Mas as origens do arco aconteceu por causa do dedo poderoso dos Illuminati.

Pouco depois de se formar secretamente, os Illuminati decidiram enviar um aviso aos Skrulls: “Se acontecer qualquer invasão da parte de vocês em nosso planeta, o pau vai torar, Skrulls”.

Claro, isso não funcionou muito bem, e nossos heróis acabaram capturados e separados. Com suas habilidades anuladas, o Homem de Ferro e outros foram estudados e analisados ​​enquanto os Skrulls aprendiam sobre os poderes que a raça alienígena mais tarde usaria na batalha durante a Invasão Secreta.

Nesse arco da Invasão Secreta, vários heróis da Terra foram trocados por Skrulls que mudam de forma e isso deixou diversos deles desconfiados.

Quanto ao Universo Cinematográfico da Marvel, já sabemos que uma série de seis episódios da Disney + Invasão Secreta está a caminho no final de 2022. E o filme  Doutor Estranho no Multiverso da Loucura pode ser usado como parte da configuração dessa série? Parece que sim.

A Cabala

Cabala

Apesar de muitas vezes parecerem arrogantes, os Illuminati são, em teoria, um grupo de heróis cujas intenções são destinadas a servir e defender a Terra e seus habitantes.

Após a Invasão Secreta, no entanto, os leitores de quadrinhos puderam ver uma reviravolta totalmente maligna de um grupo parecido.

Reunido pelo sempre nefasto Norman Osborn, um grupo conhecido como Cabala foi formado em um molde semelhante ao dos Illuminati. O grupo era formado por Osborn e outros super vilões como Doutor Destino, Loki, Emma Frost e até mesmo o Namor – a ideia por trás da Cabala era que esses “vilões” se encontrassem em segredo para trocar informações e ajudar uns aos outros.

Claro, vilões sendo vilões, a Cabala não durou muito, pois todos os envolvidos estavam tramando um contra o outro enquanto procuravam superar seus companheiros. Liga de vilões nunca deu certo.

A Cabala não tem qualquer possibilidade de existir no UCM, mas vale a pena a lembrança aqui.

Como será o Illuminati no UCM?

Doutor Estranho
Marvel Studios/Disney

Um dos momentos mais comentados do trailer de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura  com certeza é ele sendo escoltado por Ultron Bots – sim, Ultron Bots! – para uma grande sala com tronos; o público ficou em choque ao ouvir claramente o Charles Xavier de Sir Patrick Stewart, falar: “Devemos dizer-lhe a verdade” – indicando que Xavier está se referindo a um grupo de pessoas.

Parece haver seis assentos na frente do Mestre das Artes Místicas de Benedict Cumberbatch na cena, com apenas um ombro de Xavier visível. Estão espculando um número incrível de super herois, mas o que mais pareceu foi Namor, a Pantera Negra, Raio Negro, Senhor Fantástico, Barão Mordo, Capitã Marvel, Capitã Peggy Carter, Monica Rambeau, Nova, o Tocha Humana e Homem de Ferro Superior.

Sim, Homem de Ferro Superior…

Heróis mortos que talvez podem voltar

 

Iron man Superior
Marvel Comics

Para aqueles que estão dúvidas, Homem de Ferro Superior é uma versão alternativa e maligna de Tony Stark.

Isso aconteceu no arco Eixo que mudou as tendências dos heróis e vilões  – os bons se tornando maus, os maus se tornando bons – o sinistro Stark conseguiu permanecer vilão depois de resistir um feitiço que reverteu personalidades de volta ao normal.

Este Homem de Ferro Superior foi cruel, clínico, calculista e chegou a liberar um vírus Extremis 3.0 no mundo por meio de um aplicativo móvel.

Alguns estão especulando que a figura brilhante e voadora vislumbrada pode ser o Tony Stark de algum mundo alternativo. E não apenas qualquer Tony Stark do mundo alternativo, mas uma variante de Stark que é o nefasto Homem de Ferro Superior.

Mas eu continuo achando que isso é pura viagem de site sensacionalista. rs

Qual será o real papel dos Illuminati no UCM?

Doutor Estranho
Marvel Studios/Disney

A questão maior é: este grupo será amigo ou inimigo do Mestre das Artes Místicas?

Alguns acreditam que o Illuminati do UCM será composto por heróis de múltiplas dimensões. Talvez ajudando o Doutor Estranho a parar uma certa outra ameaça: Wanda Maximoff (Elizabeth Olsen).

Isso é pura especulação, certo? Mas alguns supostos ‘vazadores’ afirmam que a Feiticeira Escarlate é a principal vilã desta sequência de Doutor Estranho, com ela vasculhando o multiverso para se reunir com Visão e seus dois filhos – e os Illuminati vêm em auxílio de Strange para ajudar a parar Wanda.

Resta ver o papel exato dos Illuminati no Multiverso da Loucura e UCM avançando ainda mais para mares nunca conquistados, e também resta saber quais membros farão essa visão cinematográfica do grupo. Sabermos no dia 05 de Maio.

 

PikachuSama
Editor de Contéudo deste site. Eu não sei muita coisa, mas gosto de tentar aprender para fazer o melhor.