Não deixe de conferir nosso Podcast!

Forbidden Lands | Grande Premiado do Ennie 2019 Chegará ao Brasil

forbiddenlands-frialigan-quintacapa

Você já ouviu a história sobre as Forbidden Lands? Além das montanhas, além das névoas do norte. Uma vez, foram chamadas de Ravenland, nossa terra prometida. Nestes dias, criaturas estranhas assombram aqueles vales, criaturas que não deveriam existir, pois a terra está amaldiçoada.

É com esta introdução que somos apresentados ao último lançamento da Fria Ligan: Forbidden Lands! Diferente dos outros jogos da editora, o tema agora é espada e feitiçaria.

Old School

Forbidden Lands volta às origens do RPG, quando o objetivo dos jogadores tinha a ver mais com explorar ambientes e caçar tesouros. Ele segue essa filosofia, provendo um mapa para que os  jogadores explorem e descubram seus segredos de forma proativa. Ou seja, não haverão missões ou buscas dadas por um PNJ: serão apenas os jogadores e um mundo impiedoso!

O estilo Old School também se reflete no visual: a arte de Forbidden Lands é extremamente retro e a própria estética dos livros imita a aparência de um velho tomo. Tudo aqui remete à antigamente.

Resultado de imagem para forbidden lands
Arte de Nils Gulliksson

Filosofia De Ontem, Regras De Hoje

No entanto, a nostalgia fica apenas na estética e na filosofia: este é um jogo moderno. E isso se vê refletido em suas regras. Utilizando as regras de Mutant: Ano Zero e de Tales From The Loop(ainda inédito no Brasil), Forbidden Lands traduz bem o espírito mortal dos jogos de antigamente com mecânicas modernas.

O combate em Forbidden Lands difere um pouco de Mutant ou Tales From The Loop: embora os testes continuem os mesmos, o dano ocorre nos atributos principais(Força, Agilidade, Raciocínio e Empatia). Ataques físicos podem danificar tanto Força quanto Agilidade, enquanto ataques mentais(seja por magia ou manipulação) atacam Raciocínio ou Empatia.

O dano diminui dados usados e pode render graves consequências quando um atributo vai a zero.

Porém, não é só no combate que Forbidden Lands se mostra interessante. O jogo traz várias mecânicas interessantes para gerenciamento de recursos, exploração, manutenção de fortalezas, magias….Tudo isso sem complicar ou sobrecarregar mestres e jogadores.

Um Mundo Vasto

Antes chamadas Ravenland, fora conquistada e rearranjada pelo feiticeiro Zygofer. Cercado por orcs, este abriu desesperadamente portais para invocar demônios. Isso o corrompeu e também à terra, pois ela foi coberta por uma névoa corruptora.

Por trezentos anos Ravenland, chamada Forbidden Lands agora, permaneceu isolada por decreto do rei do Sul. Os habitantes dela, temendo a névoa, não ousavam deixar suas vilas e cidades. Porém, com a dispersão da névoa, comunicações foram estabelecidas e oportunidades passaram a se mostrar àqueles corajosos o bastante para enfrentar os perigos que as terras ainda abrigam.

O mundo de Forbidden Lands é bem colocado em seu belo mapa. O conjunto que forma o jogo traz um mapa e vários adesivos. Usando uma tabela, cada quadrante oferece alguma novidade para os personagens. Um conjunto de adesivos ajuda a marcar os locais descobertos.

E que mapa!

Diverso, Interessante…e multipremiado!

Todos os produtos da Fria Ligan foram premiados e Forbidden Lands não foi diferente: indicado a cinco categorias, foi premiado em QUATRO no Ennie 2019. Isso fez dele o mais premiado deste ano.

  • Ouro por melhor cartografia
  • Ouro por melhor valor de produção
  • Prata por melhores regras
  • Prata por produto do ano

Embora a Chaosium tenha sido a editora que mais tenha levado prêmios, foi Forbidden Lands que mais os teve, E isso não é pouca coisa!

Ao Brasil, Afinal

Com o RPG mais forte do que nunca no Brasil, é claro que ele não podia ficar de fora. A Editora Sagen, que já publicou uma série de aventuras para Dungeons & Dragons 5e, anunciou hoje na sua conta do Instagram que Forbidden Lands viria ao Brasil.

A editora também já criou um grupo no Facebook para que os  fãs possam conhece-la e acompanhar o projeto.

Embora não haja uma data exata, a previsão para início do financiamento coletivo é para o final do ano.

Agora é aguardar para finalmente jogarmos o RPG mais premiado deste ano!

Resultado de imagem para forbidden lands box
Conteúdo da caixa básica.
Erico Campos
Formado em administração e radiologia, professor por vocação e geek de coração!