Não deixe de conferir nosso Podcast!

Lista | Detalhes de The Batman que vale a pena saber

Apesar de filme ainda está com apenas 25% rodado, o trailer de ‘The Batman’ esconde alguns segredos legais que vale a pena darem uma conferida
The Batmana
Warner Bros.

Apesar de filme ainda está com apenas 25% rodado, o trailer de ‘The Batman’ esconde alguns segredos legais que vale a pena darem uma conferida

Finalmente, o primeiro trailer de Matt Reeves ‘The Batman’ foi lançado, liberando uma massa de pessoas em todas as redes sociais falando por horas apenas dele. Engoliu Mulher-Maravilha 1984 e Liga da Justiça no final do DC FanDome no sábado, 22 de agosto de 2020.

Escrevo esse texto no dia 24 e ainda é um dos nomes mais escritos nas redes sociais em todo o planeta. Eu mesmo falei nas minhas redes sociais que nunca mais faria análise de trailer, mas por incrível que pareça, dessa vez, faz-se necessário.

Estrelado pelo Robert Pattison, ‘The Batman’ é centrado em Bruce Wayne, ainda na casa dos 30, envolvido em misteriosos assassinatos feito por um indivíduo que usa diversos métodos e um quebra-cabeça com mensagens em códigos. O trailer abre com um homem mascarado e de óculos esticando uma longa tira de fita adesiva para cobrir o rosto de sua vítima; para logo em seguida mostrar a cabeça inteira da vítima coberta com um aviso sinistro em tinta vermelha rabiscado: “Chega de mentiras…. Eu te quero mais que tudo…” O comissário do Departamento de Polícia de Gotham City, James Gordon (Jeffrey Wright), chega ao local do crime e encontra um envelope ao lado do corpo da vítima, endereçado ao próprio Batman. Este assassino – evidentemente Edward Nashton, mais conhecido como o Charada – está brincando com o Cavaleiro das Trevas e amando cada segundo disso.

Este jogo de gato e rato em que Batman se envolveu com o Charada se mistura com um grande acerto de contas em Gotham City. Conforme mostrado no trailer, pessoas estão sendo mortas, gangues com rotos pintados enfrentam Batman e exigem respostas dele e, é claro, cartas com mensagens codificadas e cheia de hipóteses para o maior detetive do mundo continuam aparecendo.

Para um vídeo de dois minutos e meio, o trailer de ‘The Batman’ apresenta muitas cenas incríveis e ambientes abertos, mas não muitas respostas, claro. Ainda assim, existem alguns detalhes sutis que podem ter escapado do seu radar – e o que escreverei aqui podem ajudá-lo enquanto você continua a juntar as peças do que é ‘The Batman’.

Um vislumbre das gangues de Gotham

Warner Bros.

Durante a história do Batman nos quadrinhos, ele enfrentou incontáveis gangues em suas páginas. Eu fui dá uma lida sobre quantas existem e encontrei 53 – máfia, vilões, supervilões, seres de outros planos e simples arruaceiros – em quase 80 anos de vida do Morcego. Sendo os grupos mafiosos de Gotham o mais problemáticos para ele resolver.

Matt Reeves que dirige e escreveu o roteiro do filme há muito promete que ‘The Batman’ será, em sua essência, uma história de detetive noir. Não é nenhuma surpresa, então, que o trailer monte um mundo de gangsters cruéis e conspirações do crime organizado. Quando vemos o comissário Gordon e o Cavaleiro das Trevas investigando uma cena de assassinato com papéis de parede de recortes de jornais políticos (muitos dos quais foram grafitados com a palavra “MENTIROSO”), uma manchete em particular pode chamar a atenção dos verdadeiros entusiastas do Batman: “Droga de Maroni Apreendida! “

Embora ele possa não se destacar entre as fileiras da colorida galeria de vilões superpoderosos do Cruzado Encapuzado, o chefão da máfia Sal Maroni tem se destacado nas esquinas ao nível da rua dos mitos do Batman desde sua primeira aparição na página de quadrinhos em 1942. Ele também é conhecido por esguichar o promotor público Harvey Dent com o ácido que o transformaria em Duas-Caras.

O personagem ganhou vida algumas vezes na tela do cinema: Dennis Paladino desempenhou o breve papel em Batman Forever, e em O Cavaleiro das Trevas foi interpretado pelao ator Eric Roberts como uma figura-chave na queda de Dent. Enquanto isso, na TV, David Zayas apareceu como Maroni em oito episódios de Gotham.

Ainda não sabemos se o próprio Sal Maroni tem um papel importante na trama de ‘The Batman’, mas seu rival, Carmine Falcone, será interpretado no filme por John Turturro. Existe outra manchete de jornal com os dizeres “pisque e você perderá” – na verdade, eu queria escrever ‘piscou, perdeu’, mas é uma gíria local – anunciando uma coisa grande acontecendo no submundo do crime de Gotham.

O verdadeiro significado de ?0?1

Warner Bros.

No final do trailer, o público tem um vislumbre de um obscuro código de barra numérica: “? 0? 1.” Retire os pontos de interrogação da sequência e substitua-os pelos dígitos 2 e você obterá “2021″. Simples. Isso se refere à data de lançamento atual do Batman de 1 de outubro de 2021, mas também é uma referência bastante clara ao vilão principal do filme, o Charada, cujo motivo visual infame é o ponto de interrogação.

Embora o Charada seja apenas brevemente retratado durante o trailer – e seja obscurecido por óculos e bandagens – sabemos que ele é interpretado por Paul Dano, e é aparente que ele passará todo o filme de ‘The Batman’ atormentando psicologicamente o Cavaleiro das Trevas. Ao longo do trailer, enquanto assistimos ao Batman receber aquelas mensagens terrivelmente enigmáticas do Charada, presas a reféns assustados ou escondidas na cena do crime, seu antagonista fala em off, pedindo a Batman que não conte mentiras. No entanto, em sua busca distorcida pela verdade, parece que o Charada vai longe demais. Quem está falando a verdade? Quem está mentindo? O que o Charada quer com o Batman e o que o Batman quer com o Charada? Apropriadamente, ainda há muitas perguntas a serem respondidas.

Algumas Suposições baseadas em coisa alguma

Além da referência de Maroni e da provocação de que o Charada será o Grande Mal que Batman em fretará, o trailer não mostra tanto Easter egg substanciais e referências canônicas. Eu assisti o trailer mais ou menos 40 vezes, procurei até por folhas caindo de forma errada. Mas isso também não é uma lástima para quem gosta de descobrir essas coisas, como Reeves observou durante a apresentação do filme DC FanDome que apenas 25 por cento do Batman foi filmado antes da produção ser encerrada no início deste ano. Com apenas um quarto do filme, não há muito que possa ser incluído em um trailer.

Era pedir demais.

Dito isso, houve alguns momentos que chamaram minha atenção que podem ou não ser significativos.

Em primeiro lugar, Batman declarando “Eu sou a vingança” poderia ser um retorno para uma linha de diálogo de Batman: A série animada onde ele diz “Eu não sou uma vergonha. Eu sou a vingança! Eu sou a noite! Eu sou o Batman!” Talvez a citação completa no filme inclua alguns dos mesmos diálogos desta cena também.

Warner Bros.

Há também a cena de recortes de jornais do Gotham Gazette e do The Gotham Times com a palavra “MENTIRAS” pintada sobre eles. Esses recortes são de histórias sobre o prefeito de Gotham, Don Mitchell Jr., que fez história (fictícia) ao ganhar um terceiro mandato como prefeito. No filme, a atriz Jayme Lawson interpretará uma candidata a prefeita de Gotham City chamada Bella Reál. O sobrenome “Reál” é uma dica muito boa que não posso revelar mais do que isso, mas quem é Don Mitchell Jr.? O único homem com esse nome que tem algum tipo de associação com o universo Batman que encontrei foi Donald O. Mitchell – não um personagem dos quadrinhos, mas uma pessoa da vida real, um engenheiro de som que foi indicado ao Oscar por seu trabalho no Batman Forever de 1995. Isso provavelmente é pisar em ovo que não existe, mas pode haver algo para mastigar aqui.

Além disso, na cena em que um grupo de homens com pintura facial enfrenta Batman, pode ser visto um jovem cujo rosto está apenas parcialmente pintado. Ele se destaca entre a multidão, que tem o rosto todo coberto com tinta preta e branca com vários desenhos. A inclusão desse menino em ‘The Batman’ poderia ser uma referência ao Duas-Caras? É difícil dizer, mas é interessante pensar nisso.

Coisas que eram hipóteses e que foram confirmadas horas depois

Colin Farrell apareceu no vídeo. Irreconhecível, graças à maquiagem que o tornou mais gordo e com o rosto inchado, ele está em três breves cenas como Oswald Cobblepot, o Pinguim.

Embora seja difícil identificá-lo sob a prótese visual, uma frase dita em sua aparição final, em que olha pelo retrovisor de um carro, torna a missão mais fácil. A voz é mesmo do ator, demonstrando como sua transformação foi impressionante, a ponto de sua participação passar batida na primeira olhada sobre o trailer.

Um criador de quebra-cabeças decifrou a mensagem que o Charada deixou para o Batman. No trailer, vemos a polícia abrindo um cartão e depois mostrando-o ao herói, pois a mensagem estava no nome dele. É possível ver a pergunta “o que um mentiroso faz quando está morto?” escrita à mão, e a frase “Não tem ideia? Vamos jogar um jogo só para você e eu”. Logo abaixo, é possível ver uma sequência de símbolos.

Warner Bros.

O game designer e criador de puzzles Mike Selinker viu uma oportunidade de decifrar o código à força, e o fez em uma sequência de publicações no Twitter, explicando a lógica por trás de sua linha de pensamento.

Resumidamente, Selinker analisou que os dois últimos símbolos são iguais, então pensou em letras que são frequentemente utilizadas no fim de palavras em inglês. Depois disso, usando o método de tentativa e erro, ele usou uma lista de palavras terminadas com as possíveis opções (segundo ele, E, L ou S). Por haver repetição de letras entre a linha de cima e a de baixo do código, foi possível verificar se a primeira parte da mensagem também fazia sentido. Após uma série de possibilidades analisadas, o designer chegou à conclusão de que a mensagem é “He lies still”, que, em tradução livre, significa “ele fica imóvel”. Aqui, há uma brincadeira com a palavra “lies”, que significa tanto “mentiras” quanto “estar deitado”, ou “estar parado”.

Infelizmente, será uma espera bastante longa para que todas as incógnitas sejam resolvidas. O ‘The Batman’ chegará aos cinemas em 1º de outubro de 2021.

PikachuSama
Editor de Contéudo deste site. Eu não sei muita coisa, mas gosto de tentar aprender para fazer o melhor.