Não deixe de conferir nosso Podcast!

Crítica do filme Você Nem Imagina, da Netflix

Nesta comédia de Alice Wu, as cartas de amor revelam tudo sobre uma pessoa, exceto sua identidade. Veja o que achamos de Você Nem Imagina
Você Nem Imagina
Netflix, Você Nem Imagina, 2020.

Nesta versão original Netflix, “Você Nem Imagina” ensina que você deve precisa sempre ser honesta consigo.

Mas o novo filme de Alice Wu, “Você Nem Imagina” (The Half of It, 2020), transcende as limitações que frequentemente servem como obstáculos à criatividade em filmes para jovens adultos. Ao explorar questões de raça e estranheza com complexidade emocional, trata os adolescentes com a sofisticação que eles merecem.

Conhecem a peça Cyrano de Bergerac de Edmond Rostad? A maioria não saberá já que essa peça foi escrita em 1897, na França. Mas será uma boa história saberem, vou contar abaixo.

Cyrano é um exímio espadachim e poeta, repleto de valores e dono de um carisma sem igual. Ao mesmo tempo que arranca aplausos de quem escuta suas belas palavras, em versos, criadas por esse poeta de espirituosidade ímpar, demonstra humildade e benevolência com o povo mais simples que o cerca. Sua natureza era, ao mesmo tempo, selvagem e doce, de uma pureza poética e de uma força virtuosa. Quem quer que o visse poderia imaginá-lo um homem capaz de conquistar o mundo, porém, havia nele um ponto por onde toda a sua virtude se esvai, pois achava-se feio e, por isso, incapaz de ser amado.

O avassalador Cyrano se vê apaixonado pela bela Roxana, a jovem mais linda em que seus olhos poéticos já puderam repousar. E que amor toma conta de Cyrano! Porém, sua musa já está enamorada de outro, o belo e vazio Cristiano. Que, aliás, também fazia parte do regimento do nosso poeta. Após os dois travam forte amizade, Cristiano pede ajuda a Cyrano para conquistar Roxana.

É então que o apaixonado Cyrano abre mão do seu amor para ver a felicidade da amada. Fala e escreve a ela em nome do seu rival e amigo Cristiano, deixando Roxana perdidamente apaixonada por ele. Ela ama a Cyrano, sem saber, na pessoa de Cristiano. Em meio a essa complicada história de amor, uma guerra acontece, e entre batalhas e versos, Cyrano triunfa no ápice do seu amor por Roxana. Cartas repletas de amor avassalador partem do campo de batalha, assinadas no pseudônimo Cristiano.

A Cyrano de Alice Wu em “Você Nem Imagina” é a estudiosa Ellie Chu (Leah Lewis), uma adolescente que precisa viver navegando no racismo casual de sua pequena cidade e gerenciando as expectativas dos colegas que a pagam para escrever suas redações. Seu jeito com as palavras faz dela a escolha ideal para escrever cartas de amor para o jogador de futebol e sonhador Paul (Daniel Diemer) para a menina mais bonita da escola que ele gosta, Aster (Alexxis Lemire). Porém, Ellie, acaba descobrindo que Aster tem mais em comum com ela que imaginava.

Alice Wu já havia dirigido “Saving Face” (2005), um dos raros filmes a focar na estranha experiência asiático-americana de convivência em pequenas cidades. Agora, “Você Nem Imagina” reflete ideias aguçadas e uma voz aprimorada de como ela ganhou experiência como diretora e escritora. Embora a questão de “se encaixar” tenha implicações clichê em muitos filmes para adolescentes, Wu se aprofunda, considerando o custo solitário de assimilação para uma garota cujo status de forasteiro é estratificado.

Lewis, de voz rouca, encarna, com angústia palpável, as fortes contradições de liberdade emocional e fraude romântica que abundam ao escrever seus pensamentos. Nas cartas (ou no texto), você pode ser qualquer um ou apenas você, e Wu impregna o filme com uma compreensão dolorosamente madura da dor de ansiar pelo impossível. Com ternura, humor e beleza, “Você Nem Imagina” compreende o abismo entre querer e ser.

Disponível na Netflix.

Leia também:

Crítica | “After Life” da Netflix traz um Ricky Gervais sombrio, sujo e engraçado

PikachuSama
Editor de Contéudo deste site. Eu não sei muita coisa, mas gosto de tentar aprender para fazer o melhor.