Não deixe de conferir nosso Podcast!

Lista | Melhores Animes de 2019, segundo a Internet

2019 foi um ano inesquecível para os fãs de animes. Venha conferir o que teve de melhor!
melhores animes de 2019

2019 foi um ótimo ano para os fãs de animes. Tivemos um trabalho surpreendentemente divertido do detetive psíquico em Mob Pyscho 100, e um romance emocionante em Kaguya-sama: Love is War. Houve animes incríveis que nos levaram a todos os lugares, desde competições de canto em Marte com Carole & Tuesday, até os tempos dos vikings na Vinland Saga. Houve até duas séries de horror que surgiram e encontraram sucesso entre um público que está ficando cada mais exigente.

Todo os animes dessa lista foram assistidos do começo ao fim, então escrever essa lista seria enorme e levaria muito tempo, por isso, usei a velha fórmula de deixar a internet fazer isso por mim. E assim saiu a lista dos melhores animes de 2019, segundo a internet!

Os animes dessa lista foram baseados por motivos pessoais, animação, música e principalmente pontuações onlines.

PROMISED NEVERLAND

 

The Promisse Neverland
Cloverworks/Aniplex of America

The Promise Neverland produz uma das histórias mais originais do mangás dos últimos anos. E o anime não deixou seu material de origem de fora. Com seu enredo misterioso, a história ganhou uma legião de fãs por todo mundo. É aterrador o que acontece no mangá e no anime a angústia e o medo se torna verdadeiramente terrível. A história segue um grupo de crianças que vivem em um orfanato. Um dia, as crianças escapam do local e descobrem por que nunca deveriam sair dali. Fora de seu lar idílico, há um mundo horrível de demônios e seu orfanato tem um propósito mais sinistro do que eles imaginavam.

Com um enredo tão pesado e assustador, foi até fácil o anime conseguir causar o mesmo impacto. Felizmente, os fãs conseguiram algo transcendente, com o estúdio CloverWorks oferecendo uma adaptação maravilhosa do mangá que ajuda a dar vida aos seus momentos mais bonitos e horripilantes do mangá.

No Brasil ele está disponível no Crunchyroll.

Saiba mais.

MOB PSYCHO 100 (SEASON 2)

 

Mob Psycho 100
Studio Bones

 

Mob Psycho 100 é o segundo trabalho de grande valia de ONE (o mesmo de One-Punch Man), e também é o mais “queridinho” do autor.

A segunda temporada de Mob Psycho 100 apresenta os mesmos elementos da trama que conhecemos e amamos desde a primeira temporada. Mob é um garoto que é um poderoso esper (um indivíduo capaz de realizar telepatia e outras habilidades paranormais), e seu mestre, Reigen, é um médium charlatão que administra serviços de consultoria psíquica e usa Mob para corrigir os problemas que ele não pode. Mob sabe que não deve usar seus poderes para machucar as pessoas, mas quando é pressionado e isso abala suas emoções, ele rompe e libera uma quantidade incontrolável de energia.

Nesta temporada, Mob enfrenta inimigos mais poderosos com um enredo mais entrelaçado, mas a mensagem permanece a mesma: empatia por outras pessoas é um poder muito mais forte que soltar raios pelas mãos. O Studio Bones (Soul Eater, Fullmetal Alchemist: Brotherhood) faz um ótimo trabalho ao animar as cenas de luta do anime e partes mais emocionantes.

No Brasil só temos a primeira temporada no Crunchyroll e a versão live action (que é uma droga) na Netflix. A segunda chega em 2020.

KAGUYA-SAMA: LOVE IS WAR

 

Kaguya Sama
1 PIctures/Aniplex of America

 

Não gosto de animes românticos, mas Kaguya-Sama é muito divertido e incrivelmente bem escrito.

Kaguya é a história hilariante do que acontece quando dois estudantes apaixonados são teimosos demais para confessar um ao outro. Cada episódio mostra o presidente do conselho estudantil, Miyuki Shirogane, e sua vice-presidente, Kaguya Shinomiya, tentando convencer o outro a expressar interesse por meio de uma série de jogos mentais.

Enquanto isso normalmente seria uma premissa bastante simples para animar qualquer desavisado, a maior parte do anime gira em torno de conversas espirituosas da dupla, o estúdio A-1 Pictures ilustra os hijinks (termo bastante usado atualmente entre fãs de animes de comédia romântica) com emoções exageradas, o que aumenta a tensão dramática entre os dois. Se esse anime não faz você rir alto, procure um especialista.

Disponível no Brasil pelo Crunchyroll.

DEMON SLAYER

 

Demon Slayer
Ufotable/Aniplex of America

 

Animes de demônios não novidade, muito menos animes com pessoas usando katanas mágicas. Todo ano sai alguma coisa relacionada a isso. Demon Slayer junta-se às fileiras desses animes com uma premissa tão simples… bem, é o título, não é!? Mas o pulo do gato desse anime é sua belíssima animação e a maneira como constantemente percorre a linha entre horror e ação. Animadas pelo estúdio Ufotable (Toda as séries Fate), a animação de Demon Slayer é a mais bonita de todos os animes deste ano e o design dos próprios demônios é muitas vezes absolutamente assustador. Além disso, a trilha sonora… meu deus… quase soltei um palavrão.

A história é tocante com efeitos em basicamente todo o enredo dos personagens principais. Vale muito a pena, a profundidade e delicadeza da autora foi levado de uma forma quase poética para o anime. Foi a primeira vez que me apaixonei por um protagonista masculino no primeiro episódio. Recomendo. Demon Slayer é o anime de demônios mais humano já escrito.

Disponível no Brasil pelo Crunchyroll.

FRUITS BASKET

 

Fruit Basket
TMS/8Pan/Crunchyroll

 

Fruits Basket segue a história de Tohru Honda, uma adolescente que tornou órfã recentemente e que começou a viver com a rica e obscura família Soma. Essa família possui um segredo, eles possuem uma maldição: quando abraçados pelo sexo oposto, alguns membros da família se transformam em um animal do zodíaco chinês. E Tohru de uma forma de bonita e quase infantil começa a ensiná-los sobre amor e compaixão – duas coisas que não são comuns na família Soma.

Este belo remake da série original de anime de 2001 é mais do que uma nostalgia. Esta versão do anime permanece fiel ao mangá, apresentando personagens que nunca foram vistos na série original. Logo depois do fim da exibição da primeira temporada, o site oficial de Fruits Basket anunciou que o anime continua em 2020!

Ainda sem exibição oficial no Brasil. Porém, existem as locadoras online da vida.

CAROLE & TUESDAY

 

Carole & Tuesday
Bones/Netflix

 

Shinichiro Watanabe (Cowboy Bebop) dirige essa ficção científica sobre duas aspirantes a estrelas da música.

Carole e Tuesday são duas garotas que vivem em uma colônia humana em Marte. Embora elas tenham origens muito diferentes, elas são tem a mesma paixão pela música.

O Studio Bones, o estúdio que também animava Mob Psycho 100, faz um trabalho fantástico adicionando mágica ao anime musical. As músicas são todas estrondosas, emocionantes e o caráter animados nas performances parecem reais e únicos.

Vale muito a pena assistir.

Está disponível na Netflix.

SARAZANMAI

 

Sarazanmai
Mappa/Crunchyroll

 

Fui assistir porque apareceu no feed. Bem, pensei, tenho meia hora livre. Vamos vê qual é. Quando acabou o episódio eu fiquei desesperado em saber que esperaria uma semana para sair o próximo!

A história é até boba, para tentar conseguir um prato que atenda aos seus desejos, três garotos se transformam em kappas (criaturas míticas como sapos) para purgar os desejos de humanos zumbis. Eles só podem derrotar os zumbis quando os três estiverem juntos, e cada vez que um é derrotado, um novo segredo sobre um dos meninos é revelado. E quanto mais segredos são revelados, mais os três se afastam.

O segredo do anime é sua diretora, Kunihiko Ikuhara (Utena e Mawaru Penguindrum). Ela toma uma premissa de fantasia aparentemente boba e se transforma em um anime que mergulha na psique humana. É a surpresa do ano. Vale a pena.

Está disponível no Crunchyroll.

DR. STONE

 

Dr. Stone
TMS Entertainment/Crunchyroll

 

Dr. Stone foi polêmico em 2019. E sobre suas polêmicas, estou escrevendo um texto que sairá em 2020.

Dr. Stone pode ser considerado o primeiro produto criado artificialmente pela editora Shonen Jump. Seu autor, Riichiro Inagaki foi pupilo e assistente de todos os maiores autores de mangá da editora. Então tudo que ele bebeu desses caras. O mangá faz um sucesso incrível, muito graças a arte do desenhista sul-coreano Boichi.

A história gira em torno de um cientista louco, Senku Ishigami, que precisa salvar o mundo depois que todos nela se transformaram em pedra por quase quatro mil anos. Dr. Stone também foi anime mais esperado de 2019, teve campanha até no Brasil! Embora tenha começado maçante, Dr. Stone trouxe mais personagens para ajudar Dr. Stone a reconstruir o mundo. À medida que grupos humanos surgem e as novas tecnologias também, o Dr. Stone se torna algo como um cruzamento entre Game of Thrones pré-histórico e uma partida de Civilization.

A mistura de inovações pseudocientíficas do anime, grupos humanos em guerra que tentam reconstruir o mundo e a maravilhosa animação da TMS Entertainment fazem desta uma adição valiosa à lista deste ano dos grandes animes shonen da história.

Está disponível no Crunchyroll.

FIRE FORCE

Fire Force
Funimation/Prime Video

Há pessoas sofrendo combustão espontânea a qualquer momento, e surge uma brigada de bombeiros especializada em cuidar desses estranhos casos. Shinra Kusakabe é um rapaz de sorriso sinistro e passado tenebroso que gera fogo pelos pés e sonha em ser herói, que se une a outros bombeiros que combatem incêndios e uma resposta para a morte de sua família.

Os temas habituais do escritor Atsushi Ōkubo aparecem no Fire Force. Quem assistiu Soul Eater notará semelhanças: religião, demônios e fan service sem necessidade. A história interessante e a grande variedade de personagens legais com habilidades únicas o manterão conectado ao anime. O começo é esmagador, mas o anime sofreu muito com barriga no meio da temporada, ganhando só minha atenção nos últimos episódios.

Ainda assim, vale a pena. A animação é poderosa e fluída.

Depois de meses sem saber para onde ia, Firce Force foi licenciada no Brasil pelo Prime Video.

DORORO

 

Dororo
Mappa/Amazon

 

Dororo conta a história de Hyakkimaru, um ronin cujos membros e órgãos foram roubados por demônios por causa de uma troca que seu pai fez quando ele era bebê. No entanto, se Hyakkimaru puder caçar as criaturas de outro mundo que roubaram seus membros, ele poderá recuperá-las. Durante sua busca por esses demônios, Hyakkimaru conhece um jovem ladrão chamado Dororo que o acompanha em suas viagens.

Graças a narrativa folclórica, o anime inteiro parece uma lenda que foi passada de geração em geração. Está cheio de escuridão e uma paleta de cores suaves. As poucas cores brilhantes que existem exigem atenção e dão ao anime a sensação de uma imagem antiga que, embora ligeiramente desbotada, ainda é bonita. As cenas de ação de Dororo são bem animadas, mas os melhores momentos são quando simplesmente assistimos seus personagens viajarem silenciosamente pelo país e as paisagens vistas em toda a sua glória. Dororo é facilmente um dos melhores animes de samurais que foram ao ar nos últimos anos, mas também um dos mais animados de todos os gêneros. Eu chorei litros em quase todos os episódios.

Está disponível no Brasil pelo Prime Video.

VINLAND SAGA

 

Vinland Saga
WIT Studio/Amazon

Eu sou viciado em livros, quadrinhos e bandas que falam de Vikings. Então Vinland Saga pega bem na veia velho aqui e já conhecia a história desde 2014. O mangá foi criado pelo autor Makoto Yukimura.

A história conta a vida do jovem viking chamado Thorfinn, vagamente baseado em um viking real, enquanto ele navega pelo ambiente escandinavo e pelas águas perigosas do Atlântico.

E não existe outro anime igual. A premissa por si só faria valer a pena assistir. Mas a abordagem única que é tão próxima do realismo quanto um anime shonen pode fazer, com sentimentos complexos e violentos com personagens construídos meticulosamente, ajudam a elevar o anime em algo verdadeiramente especial e um dos melhores de 2019.

Está disponível no Brasil pela Prime Video.

Fonte: Polygon, Crunchyroll, Prime Video e Netflix.

PikachuSama
Editor de Contéudo deste site. Eu não sei muita coisa, mas gosto de tentar aprender para fazer o melhor.