Hoje é um dia triste para a ficção científica mundial: faleceu hoje o escritor Harlan Ellison, aos 84 anos. O autor, um dos mais influentes no gênero, faleceu enquanto dormia. Nenhuma causa foi revelada.
Bastante versátil, o autor trabalhou com a prosa, TV e até mesmo quadrinhos. Veterano, Ellison começou sua carreira escrevendo histórias para um jornal na década de 40 e escreveria uma história para a EC Comics(famosa por publicar histórias de horror e crime). Ele então publicaria 100 histórias curtas em um espaço de dois anos e, após uma curta carreira no exército, começou sua carreira em Hollywood, tanto para a TV quanto para o cinema.
Foi durante a década de sessenta que o autor escreveria um de seus maiores sucessos: o episódio The City On The Edge Of Forever, da série Star Trek em 1967. O episódio foi considerado o melhor episódio já feito para a série, tendo recebido o Hugo Awards de melhor apresentação dramática.
Nem só de ficcção científica o autor viveu, tendo escrito roteiros para várias séries e também outros gêneros. Uma de suas obras mais aclamadas é a história de horror I Have No Mouth, And I Must Scream(Eu Não Tenho Boca, E Devo Gritar), uma alegoria sobre o inferno. O conto seria adaptado para um jogo de computador em 1995, com o envolvimento do próprio Ellison. Veja o trailer.
Nos quadrinhos, muitas de suas obras foram adaptadas por outros criadores. Ellison também viria a escrever algumas histórias, tendo escrito vários quadrinhos mainstream, como Hulk, Vingadores, Demolidor, Batman, Liga da Justiça, entre outros títulos.
Destemperado, versátil e prolífico, Harlan Ellison deixou sua marca na TV, no cinema, na literatura e nos corações dos fãs. Mentes capazes de se sobressair em tantos ramos do entretenimento são raros de se encontrar. Sua falta será sentida. Descanse em paz.
Leave a Reply