Não deixe de conferir nosso Podcast!

Morre Harlan Ellison, aos 84 anos.

Hoje é um dia triste para a ficção científica mundial: faleceu hoje o escritor Harlan Ellison, aos 84 anos. O autor, um dos mais influentes no gênero,  faleceu enquanto dormia. Nenhuma causa foi revelada.

Bastante versátil, o autor trabalhou com a prosa, TV e até mesmo quadrinhos. Veterano, Ellison começou sua carreira escrevendo histórias para um jornal na década de 40 e escreveria uma história para a EC Comics(famosa por publicar histórias de horror e crime). Ele então publicaria 100 histórias curtas em um espaço de dois anos e, após uma curta carreira no exército, começou sua carreira em Hollywood, tanto para a TV quanto para o cinema.

Foi durante a década de sessenta que o autor escreveria um de seus maiores sucessos: o episódio The City On The Edge Of Forever, da série Star Trek em 1967. O episódio foi considerado o melhor episódio já feito para a série, tendo recebido o Hugo Awards de melhor apresentação dramática.

 

 

Nem só de ficcção científica o autor viveu, tendo escrito roteiros para várias séries e também outros gêneros. Uma de suas obras mais aclamadas é a história de horror I Have No Mouth, And I Must Scream(Eu Não Tenho Boca, E Devo Gritar), uma alegoria sobre o inferno. O conto seria adaptado para um jogo de computador em 1995, com o envolvimento do próprio Ellison. Veja o trailer.

 

 

Nos quadrinhos, muitas de suas obras foram adaptadas por outros criadores. Ellison também viria a escrever algumas histórias, tendo escrito vários quadrinhos mainstream, como Hulk, Vingadores, Demolidor, Batman, Liga da Justiça, entre outros títulos.

 

“Uma extraordinária bat-história do premiado mautor Harlan Ellison!”

Destemperado, versátil e prolífico, Harlan Ellison deixou sua marca na TV, no cinema, na literatura e nos corações dos fãs. Mentes capazes de se sobressair em tantos ramos do entretenimento são raros de se encontrar. Sua falta será sentida. Descanse em paz.

Erico Campos
Formado em administração e radiologia, professor por vocação e geek de coração!