Não deixe de conferir nosso Podcast!

Piauí foi destaque em eventos no Rio Grande do Sul

A partir de um convite, os artistas do Piauí marcaram presença em dois importantes eventos

A partir de um convite feito pela Gibiteca da Biblioteca Pública de Porto Alegre (RS), os quadrinhistas piauienses Bernardo Aurélio e Caio Oliveira estiveram neste fim de semana participando de dois importantes eventos.

O primeiro deles foi justamente na Biblioteca Pública de Porto Alegre, realizado na última sexta-feira (2), onde estiveram participando de um debate que teve como tema “Quadrinhos, Crítica e Ironia”, ao lado de Cecília Marins, desenhista e autora de reportagens em quadrinhos.

Além do tema chave do debate, os piauienses falaram do trabalho desenvolvido por eles e suas produções. “Inclusive, aproveitamos para fazer um pré-lançamento do nosso mais novo trabalho, que é o quadrinho ´A Voz de Esperança Garcia´. Tivemos uma recepção muito boa, o que me deixou extremamente feliz”, disse. A Voz de Esperança Garcia tem o roteiro de João Luiz e Bernardo, e os desenhos são do Bernardo Aurélio.

Já no fim de semana, dias 3 e 4, Caio e Bernardo participaram da Comic Con RS 2023, realizado no município vizinho, Canoas, e que atualmente é considerado o maior evento de cultura pop do Sul do país, com destaque para as histórias em quadrinhos.

“Para nós, artistas, é fundamental participar de eventos como esses. Essa atualização de informações do que está acontecendo no país, o contato com outros artistas, editores e principalmente com o público. Aliás, é muito bom ver como o público reconhece o nosso trabalho; e mesmo quem não conhece, para pra conversar, saber do que se trata, pede informações. É sensacional poder falar sobre o nosso trabalho e destacar o nome e a história do nosso estado”, destacou.

Além de A Voz de Esperança Garcia, Bernardo Aurélio é autor de quadrinhos como Foices e Facões – A Batalha do Jenipapo, Máscara e Ferro e outros. Já Caio Oliveira é conhecido nacionalmente pelo trabalho que desenvolve com webtiras e pelas revistas já publicadas, como Super Ego, Panza, Alan Moore, o Mago Supremo, entre outras.

LEIA TAMBÉM:  Nemo lança UMA IRMÃ, provocante obra de Bastien Vivès.

A participação desses artistas nestes eventos aconteceu graças ao apoio financeiro de algumas pessoas que fizeram doações na campanha realizada pela dupla de irmãos. “Queremos agradecer enormemente a essas pessoas que fizeram as doações. Independentemente do valor doado, o que conta que é ficou provado que em nosso estado temos pessoas incríveis que, como nós, acreditam na importância da arte e na valorização do nosso estado através da sua divulgação. A todos nosso muito obrigado”, afirmou Bernardo.

O artista lembrou ainda que estará divulgando em breve a data do lançamento oficial no estado da hq A Voz de Esperança Garcia, que foi um escrava que viveu no Piauí no ano de 1770 e atualmente foi considerada a primeira advogada do país, inclusive pela OAB Nacional, por ter escrito uma carta ao governador da Província, denunciando os maus tratos sofridos e pedindo providências.

Jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí com mais de 20 anos de atuação na área, sempre com destaque para área cultural, principalmente no campo das histórias em quadrinhos, cinema e séries.