Um dos temas mais abordados por canais de youtube sobre histórias em quadrinhos no Brasil é: “Para quem quer começar a ler quadrinhos a partir de agora, o que é recomendável procurar”. As respostas são sempre divergentes, afinal de contas se apaixonar por uma arte nem sempre quer dizer “buscar as origens”.
A grande verdade é que para uns pode ser melhor iniciar pelas aventuras do super-heróis, já outros podem se encantar bem mais por obras dramáticas como “Maus” (Cia das Letras), “Persépolis” (Cia das Letras) ou “Pílulas Azuis” (Nemo).
Essa imensa variedade de estilos e modalidades é uma das principais características que tornam as histórias em quadrinhos algo tão fantástico e encantador. Provavelmente, antes de decidir começar a ler uma hq o interessado deva primeiro atentar às suas características pessoais. E para estilo de vida existe um tipo de gibi, seja você dark, punk, romântico, aventureiro, sonhador e assim por diante.
Há quem colecione histórias em quadrinhos apenas pelos desenhos, como também tem quem não se importe com os traços do artistas e queira apenas se envolver com a história. E não vale nenhuma crítica quanto a isso.
A grande verdade, no entanto, é que depois que alguém dar os primeiros neste fantástico mundo, dificilmente consegue sair. Não é à toa que muitos começam essa trajetória ainda na infância e não param mais.
Se tem alguma recomendação realmente necessária é “não se fechar às descobertas”. Mesmo começando por uma obra mais realista, não quer dizer que vá se encantar por boa aventura envolvendo o Superman ou o Homem-Aranha, afinal há muito tempo esses personagens vivem dramas que passam longe do mundo infantil.
Mundos dos heróis
Para os desejam se embrenhar pelo mundo do super-heróis, a editora Panini, empresa que detém os direitos da Marvel e DC Comics no Brasil, tem se preocupado com isso e vem lançando uma série de obras que podem ajudar muito esses “iniciantes”.
Um bom exemplo é um box exclusivo do Aquaman com história da fase dos Novos 52. Trata-se de cinco livros: Liga da Justiça: Origem; Aquaman: As Profundezas; Aquaman: Os Outros; Liga da Justiça: Trono da Atlântida e Aquaman: A Morte de um Rei”.
Outra linha bem interessante é a “Coleção Clássica Marvel”, como o próprio nome diz, vem agrando em cheio quem gosta mais dos “clássicos”. Nela é possível encontrar participações de mestres como Stan Lee, Jack Kirby e tantos outros em histórias do Capitão América, Thor, Homem de Ferro, X-men e muito mais.
Não dá pra esquecer também as séries de antologias lançadas pela editora, como a Liga da Justiça, Mulher Maravilha e outros.
Leave a Reply