Não deixe de conferir nosso Podcast!

Quero ler quadrinhos, por onde devo começar?

Há tempos heróis como o Supermam deixaram de viver historinhas infantis

Um dos temas mais abordados por canais de youtube sobre histórias em quadrinhos no Brasil é: “Para quem quer começar a ler quadrinhos a partir de agora, o que é recomendável procurar”. As respostas são sempre divergentes, afinal de contas se apaixonar por uma arte nem sempre quer dizer “buscar as origens”.

A grande verdade é que para uns pode ser melhor iniciar pelas aventuras do super-heróis, já outros podem se encantar bem mais por obras dramáticas como “Maus” (Cia das Letras), “Persépolis” (Cia das Letras) ou “Pílulas Azuis” (Nemo).

Essa imensa variedade de estilos e modalidades é uma das principais características que tornam as histórias em quadrinhos algo tão fantástico e encantador. Provavelmente, antes de decidir começar a ler uma hq o interessado deva primeiro atentar às suas características pessoais. E para estilo de vida existe um tipo de gibi, seja você dark, punk, romântico, aventureiro, sonhador e assim por diante.

Maus é uma obra premiada que conta um drama vivido na época do holocausto

Há quem colecione histórias em quadrinhos apenas pelos desenhos, como também tem quem não se importe com os traços do artistas e queira apenas se envolver com a história. E não vale nenhuma crítica quanto a isso.

A grande verdade, no entanto, é que depois que alguém dar os primeiros neste fantástico mundo, dificilmente consegue sair. Não é à toa que muitos começam essa trajetória ainda na infância e não param mais.

Se tem alguma recomendação realmente necessária é “não se fechar às descobertas”. Mesmo começando por uma obra mais realista, não quer dizer que vá se encantar por boa aventura envolvendo o Superman ou o Homem-Aranha, afinal há muito tempo esses personagens vivem dramas que passam longe do mundo infantil.

 

Mundos dos heróis

Para os desejam se embrenhar pelo mundo do super-heróis, a editora Panini, empresa que detém os direitos da Marvel e DC Comics no Brasil, tem se preocupado com isso e vem lançando uma série de obras que podem ajudar muito esses “iniciantes”.

Um bom exemplo é um box exclusivo do Aquaman com história da fase dos Novos 52. Trata-se de cinco livros: Liga da Justiça: Origem; Aquaman: As Profundezas; Aquaman: Os Outros; Liga da Justiça: Trono da Atlântida e Aquaman: A Morte de um Rei”.

Outra linha bem interessante é a “Coleção Clássica Marvel”, como o próprio nome diz, vem agrando em cheio quem gosta mais dos “clássicos”. Nela é possível encontrar participações de mestres como Stan Lee, Jack Kirby e tantos outros em histórias do Capitão América, Thor, Homem de Ferro, X-men e muito mais.

Não dá pra esquecer também as séries de antologias lançadas pela editora, como a Liga da Justiça, Mulher Maravilha e outros.

Esse box reúne boas histórias para quem prefere as origens
Marcelo Costa
Jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí com mais de 20 anos de atuação na área, sempre com destaque para área cultural, principalmente no campo das histórias em quadrinhos, cinema e séries.