Não deixe de conferir nosso Podcast!

Radiohead Celebra Era “Kid A/Amnesiac” Com Relançamentos e Single Novo

A banda inglesa Radiohead anunciou pra novembro, via XL Recordings, o lançamento de “Kid A Mnesia“, projeto de celebra seus álbuns “Kid A” e “Amnesiac“, lançados respectivamente em 2000 e 2001 e que marcaram uma virada definitiva na sonoridade do grupo. Foi lançado também o single inédito “If You Say the Word” como uma prévia do conteúdo que virá em breve. Ouça abaixo:

Ao apresentar em “OK Computer” um trabalho que aliava riffs de guitarra e letras existencialistas sobre consumismo, alienação social e outros temas atuais, o grupo liderado por Thom Yorke havia delimitado novas ambições para o rock nos anos 1990. Mas a virada do século traria outras rupturas e estranhamentos, como viríamos a descobrir.

Resultado de sessões iniciadas em janeiro de 1999 e que se estenderam até abril de 2000, faixas como “Everything In Its Right Place“, “How To Dissapear Completely” e “Pyramid Song” jogavam com sonoridades diversas, desde batidas eletrônicas, overdubs e elementos de jazz, até a intrigante ausência de guitarras em algumas trilhas (para uma banda com três instrumentistas). O choque inicial entre fãs e crítica foi aos poucos superado pelo entendimento do que os discos propunham. Ano passado, por exemplo, “Kid A” foi ranqueado em 20º lugar entre os 500 discos mais importantes de todos os tempos, elegidos pela revista Rolling Stone. A princípio pensado como um disco duplo, a ideia de separá-lo veio quando a banda sentiu que o material era muito denso. O ouvinte precisava “digeri-lo” aos poucos.

Agora, o Radiohead reúne esses dois testamentos do futuro no projeto “Kid A Mnesia”, que terá um terceiro disco contendo material inédito das sessões de gravação, demos e versões alternativas de material já lançado. Outro item será uma fita cassete, “Kid Amnesiette“, que trará uma seleção de lados-B do período. Pra completar, haverá também a Exposição Kid A Mnesia, uma experiência interativa com música e arte dos álbuns, está agendada para lançamento em novembro para PlayStation 5, macOS e Windows. O trailer você confere abaixo:

Confira a lista de faixas do terceiro disco que integra o projeto, batizado de Kid Amnesiae:

1. Like Spinning Plates (‘Why Us?’ Version)
2. Untitled V1
3. Fog (Again Again Version)
4. If You Say the Word
5. Follow Me Around
6. Pulk/Pull (True Love Waits Version)
7. Untitled V2
8. The Morning Bell (In the Dark Version)
9. Pyramid Strings
10. Alt. Fast Track
11. Untitled V3
12. How to Disappear into Strings

Rafael Machado
Parnaibano, leitor inveterado, mad fer it, bonelliano, cinéfilo amador. Contato: rafaelmachado@quintacapa.com.br