Não deixe de conferir nosso Podcast!

Série sobre a vida de Jeff Dahmer “quase” se perde no final

O famoso “Canibal de Milwaukee” teria se arrependido de ter assassinado 17 jovens?

Quem leu a história em quadrinhos “Meu Amigo, Dahmer”, (Darkside Books), de Derf Backderf e traduzida por Érico Assis, muito provavelmente ficou fascinado com a vida do garoto que depois viria a se tornar o “Canibal de Milwaukee”. Apesar da qualidade do material, a HQ “apenas” apresenta como foi parte da infância e juventude de Jeffrey Dahmer até um pouco antes de cometer seu primeiro assassinato.

A obra foi premiada em 2014 no Festival de Angoulême, na França, em 2014, e eleita uma das melhores obras de não ficção pela revista Time em 2012. Mesmo assim deixa um enorme gostinho de “quero mais”, o que finalmente pode ser saciado com a série da Netflix Dahmer: Um Canibal Americano, de 10 episódios, com Evan Peters, Richard Jenkins e Niecy Nash.

Agora, além de também de apresentar a “primeira fase” de Dahmer, a série apresenta discussões como, por exemplo: o fato de sua mãe ter feito uso indiscriminado de medicamentos contraindicados durante a gravidez seria a causa de mente doentia? O fato de seu pai lhe introduzido ao ofício da taxidermia, que reproduz animais retirando os órgãos internos e aproveitando a carcaça, teria servido de estímulo? Seu pai, em determinado momento, faz esse questionamento e se arrepende de tal feito.

A interpretação impecável de Evan Peters nos apresenta a frieza de como o serial killer cometia seus crimes, algo típico de um psicopata. Jeffrey Dahmer conseguiu matar 17 jovens rapazes antes de ser descoberto. Poucas vezes correu o risco de ser desmascarado.

A única falha da série foi concluir a história tentando diminuir o peso da imagem de Dahmer sugerindo que ele tenha se arrependido no final e pediu para ser batizado na prisão e, inclusive, comparando-o com John Wayne Gacy, conhecido como “Palhaço Assassino”, responsável por 33 mortes. Gacy foi condenado a morte.  Sem, no entanto, tirar a qualidade da série.

LEIA TAMBÉM:  Game Of Thrones | 10 perguntas ainda sem respostas para a temporada final

 

Jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí com mais de 20 anos de atuação na área, sempre com destaque para área cultural, principalmente no campo das histórias em quadrinhos, cinema e séries.