Não deixe de conferir nosso Podcast!

Stranger Things 3 – O que o cinema de 1985 pode nos dizer sobre a terceira temporada!

Stranger Things 3
Netflix

Nosso especial sobre Stranger Things 3 fecha com chave de ouro uma análise sobre o que estava acontecendo no cinema no ano que a temporada passará, dando pistas valiosas para você não ficar voando com as referências.

Segundo diversos sites e especialistas, o verão de 1985, foi a maior convergência da cultura pop e ficção científica do cinema americano. Alguns são até ícones, outros se tornaram referência apenas depois que saíram do cinema.

Será conseguimos tirar alguma coisa boa para lhe ajudar na terceira temporada de Stranger Things?

Clube dos Cinco
(Reprodução)

O Clube dos Cinco: Talvez seja o filme mais icônico dos anos 80, apesar de não ser o de maior sucesso de bilheteria. Mas o filme de John Hughes sobre a improvável amizade formada por cinco adolescentes na detenção de uma aula no sábado se tornou um clássico. Ele sintetizou a experiência do ensino médio na América; as crianças são segregadas pela respectiva sociedade de “papéis” que lhes é atribuída. A terceira temporada de Stranger Things acontece no verão, então sobre este ângulo de “detenção” podemos descartar. Mas a ideia dos protagonistas forjarem laços com outros jovens residentes de Hawkins que estão totalmente fora de seu círculo social parece perfeita para a série. A diferença aqui é que as situações que poderão aparecer serão de vida ou morte.

Mulher Nota Mil
(Reprodução)


Mulher Nota 1000: O Clube dos Cinco não foi o único sucesso de John Hughes que saiu em 1985. Naquele verão, também foi lançado Mulher Nota 1000, que conta a aventura dois nerds e párias sociais que usam suas habilidades científicas para criar uma mulher artificial perfeita. É verdade que o filme é problemático para os padrões de hoje, e pode-se até dizer que Mulher Nota 100 foi o ponto zero de muita da feia cultura nerd machista atual. Em sua defesa, o filme é uma farsa total e, em última análise, se baseia na ideia de que o experimento dos garotos é muito errado. No entanto, a ideia dos jovens protagonistas Hawkins usarem seu próprio “know-how” científico para criar algo que eles não podem controlar parece inevitável, e pode acontecer na terceira temporada.

Máquina do Outro Mundo
(Reprodução)

A Máquina do Outro Mundo: Este filme de 1985 não é tão lembrado como os dois filmes anteriores. Ele foi um fracasso de bilheteria. Mas teve uma vida-longa na TV aberta, paga e videolocadoras. O filme segue um grupo de estudantes do ensino médio que encontram pedaços de um OVNI num abrigo secreto. Um dos garotos usa esse pedaço como seu projeto de ciência de última hora da escola, mas as coisas se tornam um caos e do meio para o fim se abre um portal onde dinossauros e saqueadores pós-apocalípticos aparecem de diferentes linhas do tempo no ginásio da escola. Enquanto tudo isso pode ser um pouco longe demais para ser usado em algum lugar de Stranger Things, a ideia das crianças abrindo algum tipo de portal graças a algo que eles descobriram no Upside-Down seria muito possível.

Goonies
(Reprodução)

Os Goonies: Pode-se dizer com certeza que Stranger Things já mencionou Os Goonies nas duas primeiras temporadas. Mesmo que o enredo de Goonies sobre um bando de crianças desajustadas numa busca ao estilo de Indiana Jones por um tesouro escondido não é tão referido dentro da série. No entanto, a terceira temporada, graças aos trailers que saíram, todo mundo já entendeu que as crianças ou pré-adolescentes de Hawkins estão em algum tipo de missão como os Goonies fizeram. Provavelmente não será um tesouro pirata, mas algo de natureza mais sci-fi. E se você esta no verão de 1985 e não fazer referência a esse filme, sua missão na terra como contador de história de ficção científica falhou.

Força Sinistra
(Reprodução)

Força Sinistra: No verão de 1985, dois filmes de ficção científica foram lançados no mesmo fim de semana. Um deles era Cocoon de Ron Howard e o outro era Força Sinistra, de Tobe Hooper. O primeiro filme foi um grande sucesso, e o outro foi um filme de terror sobre vampiros espaciais estranhos, foi um fracasso nas bilheterias. No entanto, Força Sinistra tem uma espécie de culto, e sua noção de criaturas vampiras alienígenas poderia se encaixar com a estética de Stranger Things. Em vez de vampiros espaciais, talvez seres sugadores de sangue do Upside-Down?

A Hora do Espanto
(Reprodução)

A Hora do Espanto: Falando de vampiros, esse retorno de thrillers góticos pode ser que não seja uma boa referência para realmente acontecer em Stranger Things. Principalmente porque a série tende a inclinar-se para sci-fi e não ameaças sobrenaturais. A comédia de terror de 1985 era toda sobre um adolescente que descobre que um vampiro se mudou para a casa vizinha. Mas a ideia de algo sinistro morar do seu lado e principalmente quando esta ideia é algo que ninguém acredita, além de você é o básico e que vem sendo escrito na série desde primeira temporada.

De Volta Para o Futuro
(Reprodução)

De Volta Para o Futuro: Este é o maior de todos. É um dos meus filmes mais amados da história do cinema e um dos melhores filmes de viagem no tempo de todos os tempos. E foi também o maior sucesso de 1985. Não há como os protagonistas de Stranger Things não se referirem a ele dê uma maneira literal. Além disso, é uma questão de tempo até que a série use a viagem no tempo como um dispositivo de enredo. Não achoque as regras mais idiotas de viagem no tempo que assistimos em Vingadores: Ultimato nos mostrou, será usado, mas acredito que elas deveriam ser aplicadas a Stranger Things. Algo como algum tipo de história de viagem no tempo que renda uma linga cômica no estilo De Volta Para o Futuro.

Existem diversas teorias sobre a terceira temporada de Stranger Things, mas depois de gastar anos fazendo teorias para Game of Thrones, a melhor coisa que você, eu e todo fã de cultura pop é esperar e assistir os episódios. Então, por enquanto, ficaremos por aqui e aguardando que a temporada de 2019 pode nos revelar.

Então não perca, dia 04 de Julho na Netflix.

Confira também:

 

 

Fonte: Nerdist

PikachuSama
Editor de Contéudo deste site. Eu não sei muita coisa, mas gosto de tentar aprender para fazer o melhor.