Não deixe de conferir nosso Podcast!

Tai Editora começa o ano lançando HQ de Juan Giménez, de A Casta dos Metabarões

A edição do quadrinhos corresponde a qualidade do material, um livrão capa dura e com extras

Nada melhor do que começar o ano tendo os clássicos como referência. E foi exatamente o que a Tai Editora fez ao iniciar o ano de 2023 publicando um dos maiores nomes dos quadrinhos mundiais, Juan Giménez, artista argentino responsável pelas belas artes da HQ A Casta dos Metabarões, ao lado de Alejandro Jodorowsky.

A obra é “Mestres da Aventura e Ficção”, com as artes de Juan Giménez e Juan Zanotto e roteiro do argentino Emilio Balcarce. Zanotto começou na revista Skorpio, uma das publicações mais importantes da Argentina, da qual foi nomeado diretor de arte. Já Emílio escreveu mais de 1.000 roteiros, entre roteiros e séries, e publicou mais de 40 livros em vários países do mundo.

São 22 histórias, 12 tendo a arte de Juan Giménez, e 10 desenhadas Juan Zanotto, e mais extras. O material já está disponível no Catarse (https://www.catarse.me/MAF) com preços especiais e frete grátis. Dessa vez, a pré-venda também está disponível no site da editora (https://bit.ly/mestres_prevenda).

“Tivemos alguns percalços nos dois últimos anos, mas conseguimos superar. Por conta disso, decidimos que 2023 seria o ano para dar a volta por cima e apresentar grandes novidades. E nada melhor de começar com os mestres”, destacou a editora Taína Lauck.

Nesta publicação temos histórias curtas no melhor estilo Heavy Metal, Metal Hurlant, Fierro e Skorpio, que foram publicadas em países como França, Espanha, Argentina, Itália e Estados Unidos durante as décadas de 80 e 90. A edição da Tai Editora corresponde ao nível deste material, sendo publicada em formato grande (20,5 x 28 cm) com capa dura, com 160 páginas, 64 delas coloridas.

 

Os autores

Emilio Balcarce nasceu em Tartagal, província de Salta, em 1956. Começou a estudar roteiros de quadrinhos por correspondência, tendo como professor Alberto Contreras, autor de O Retorno de Osiris, no jornal Clarín.

LEIA TAMBÉM:  Resenha | Thanos: O Fosso dos Deuses (Lemire e Peralta)

Em 1977, Balcarce inicia uma extensa carreira como autor em uma das revistas mais importantes do país, a Skorpio. Depois vieram a Fierro, Superhumor, D’artagnan e Nippur Magnum, além da Itália. França, Espanha, Dinamarca e Estados Unidos. Escreveu mais de 1.000 roteiros, entre roteiros e séries, e publicou mais de 40 livros em vários países do mundo.

 

Juan Giménez

Nascido em Mendoza, Argentina, em 1943, Juan Giménez começou a trabalhar para várias agências de publicidade argentinas até a chegada da revista Skorpio, em 1974. Até 1977, ele assumiu a sua primeira série, junto com o roteirista Ricardo Barreiro: Às de Pique. Em 1980, Juan Giménez produziu o segmento Harry Canyon, do filme de animação Heavy Metal.

Durante toda a década de 1980 colaborou com várias revista europeias como 1984, Metal Hurlant, L’Eternauta, e trabalhou com importantes roteiristas como Carlos Trillo, Emilio Balcarce, Roberto Dal Prà e Alejandro Jodorowsky, com quem produziu A Casta dos Metabarões.

Juan Zanotto

Nascido em Cuceglio, Itália, em 1935, Juan Zanotto descobriu Flash Gordon de Alex Raymond e mais tarde passou a estudar desenho na Escola Norte-Americana, que mais tarde se tornou a Escola Pan[1]Americana. Em 1974, surgiu a revista Skorpio, uma das publicações mais importantes da Argentina, da qual Zanotto foi nomeado diretor de arte.

Em seu período mais ativo conseguiu criar excelentes obras como Tagh El guerreo del Ocaso (roteiro de Alfredo Grassi), Bárbara e New York Año Cero (ambos com Ricardo Barreiro), Wakatanka (com roteiro de Héctor Germán Oesterheld), Starlight (com Robin Wood), Horizontes perdidos, Falka, Penitenciário, Crônicas do Tempo Médio (com Emilio Balcarce) e Os Caçadores do Tempo.

 

A editora

A Tai Editora, com sede no município de Taquara, no Rio Grande do Sul, é responsável por títulos como Suspiria, Cazador, Milady 3000, Deadword e The Ultimota Edition A Garota Bipolar, entre outros. É a primeira a publicar no Brasil das 14 edições de Necron, do italiano Magnus, tudo no mesmo formato em que foi publicada originalmente na Itália.

LEIA TAMBÉM:  Guerras Secretas | Conheça o evento que mudou a história da editora Marvel

Uma de suas publicações mais recentes é “A Comédia de Jack Davis”, um verdadeiro gênio do humor que, durante anos, foi o principal destaque da Revista MAD.

Para 2023, segundo lembra Taína Lauck, a editora já está com o cronograma de publicações do primeiro semestre pronto. “Logo faremos a divulgação, mas podem esperar muita coisa boa, inclusive produções nacionais”, adiantou.

Jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí com mais de 20 anos de atuação na área, sempre com destaque para área cultural, principalmente no campo das histórias em quadrinhos, cinema e séries.