Não deixe de conferir nosso Podcast!

Testamos a demo de Megaman 11!

A VOLTA DO MEGAMAN RAIZ

Após amargar alguns anos na geladeira da produtora Capcom, o robozinho azul volta a ter um jogo interessante e lançado para as grandes plataformas de video games (PS4, XBOX ONE e Switch).

Resultado de imagem para megaman 11 imagens

É inegável o carisma e a importância que a franquia Megaman teve nos consoles da Nintendo, em especial, o SNES, o famoso super Nintendo. Contando com a saga original, lançada em 1987, e a saga X, uma evolução clara da franquia e que se passava 100 anos após a história original, todos os lançamentos envolvendo Megaman eram celebrados pelos fãs e recebiam muitos elogios da crítica especializada.

Porém, a  franquia se desgastou e, por muito tempo, esteve na geladeira da Capcom. Se formos contar, o último grande jogo de destaque, esse seria Megaman (ou Rockman, no Japão) 8, lançado ainda para o Playstation 1.

Digo grande jogo porque foi o que melhor evoluiu a jogabilidade da saga clássica e teve fases com um ótimo level design, já que Megaman 9 e 10, lançados para a geração PS3 e XBOX 360, eram mais uma homenagem às aventuras passadas do herói do que uma tentativa de tornar a franquia relevante novamente.

Resultado de imagem para megaman 9 e 10 imagens

Mas a situação de Megaman tem mudado de uns tempos para cá. Após lançar Collections (um jogo com vários títulos da franquia no mesmo lugar) de Megaman e de Megaman X, a Capcom está pronta para lançar o aguardado Megaman 11 em outubro de 2018, com um visual mais moderno e fases desafiadoras. Foi exatamente a demo desse jogo que testamos e trazemos agora nossas impressões.

Testamos a demo usando o PS4 normal. A demo está disponível para PS4, XBOX e Switch desde 07/09/2018.

1 – O conteúdo da demo

Cabe destacar que a demo lançada não ocupa muito espaço na memória de seu vídeo game, já que possui o tamanho aproximado de 240 mega, sendo possível baixa-la rapidamente e já curtir a aventura.

Temos acesso a apenas uma fase, do chefão Block man, onde já iniciamos com duas armas (uma de choque e outra de britadeira) e a habilidade de invocar o cão do herói, parceiro de aventura desde sempre. Interessante notar que agora as armas usadas por Megaman não se destacam apenas pela mudança de cor do personagem, já que o visual do robozinho também muda com a arma usada.

Resultado de imagem para megaman 11 imagens

O conteúdo da Demo é pouco, é verdade. Mas o que faz você gastar algumas horas jogando é a dificuldade considerável na fase disponível.

Vamos ser claros, a franquia Megaman é fruto do início das produções de jogos eletrônicos, onde a alta dificuldade era regra para manter o público fiel até alcançar o objetivo do jogo. Com o tempo, essa dificuldade foi sendo abrandada haja vista que os games passaram a ser voltados para um público mais casual.

Mas o público casual pode ficar extremamente frustrado com Megaman 11. Ele é um jogo difícil, que exige percepção do cenário, análise dos inimigos, tempos de pulo certeiros e tem combates com dois subchefes e com o chefe final bem desafiadores. Se você quer relaxar jogando Megaman 11, passe longe. Esse é um jogo bem difícil.

2 – O Combate

Resultado de imagem para megaman 11 imagens

A primeira vista, nada mudou significantemente. Ainda se trata de atirar nos inimigos, pular sobre plataformas e coletar alguns itens que te ajudarão na campanha. No nosso caso, localizamos poucos extras na fase disponível, o que é uma pena já que a franquia sempre prezou por guardar segredos em suas fases. Vamos esperar o jogo completo.

Porém, a jogabilidade e o combate estão realmente desafiadores. Espere por plataformas móveis que você não pode cair sob pena de começar tudo de novo, corridas contra o tempo, chefes que você tem que estar no local certo senão tomará dano, inimigos invisíveis que só atacam quando você chega perto.

Mas tudo isso seria mais difícil ainda se o herói não tivesse a disposição duas novas técnicas muito úteis: a de diminuir o tempo (usando R1) e a de acelerar o tempo (usando L1). O jogador que vai encarar Megaman 11 tem que ter em mente que essas duas ferramentas são essenciais, já que vai encarar momentos onde qualquer erro de decisão poderá significar a morte do personagem.

03 – Gráficos e leve design da fase

Resultado de imagem para megaman 11 imagens

Ainda é cedo para falar dos gráficos do jogo, mesmo com o lançamento marcado para 02 de outubro de 2018. Mas o que se pode perceber é que é um jogo com cores vibrantes, inimigos com design muito bonito (alguns, com visual que entregam suas fraquezas e ações) e um chefe que tem mais de uma forma de luta, ou seja, se engana quem pensa que vai chegar no chefão e usar apenas a arma que ele tem fraquezas e matá-lo rapidamente.

Mas o que mais chama atenção é o design das fases. Intuitivas sim, mas altamente intimidadoras. Desde blocos de concreto que caem de cima e podem significar a morte do personagem até esteiras que ficam levando o personagem de um lado a outro e podem derrubá-lo. São desafios clássicos da franquia, mas que podem assustar os novatos.

4 – Veredito

Resultado de imagem para megaman 11 imagens

Desafiador, bonito e envolvente. Megaman 11 é a volta da franquia aos trilhos e, também, para bem longe do ostracismo que a Capcom tinha empurrado o robozinho azul. Uma compra certa para aqueles que querem um jogo difícil na medida certa.

 

 

Thiago Ribeiro
Thiago de Carvalho Ribeiro. Apaixonado e colecionador de quadrinhos desde 1998. Do mangá, passando pelos comics, indo para o fumetti, se for histórias em quadrinhos boas, tem que serem lidas e debatidas.