Os veteranos escoceses do Travis estão de volta com seu novo single, “A Ghost”, mais uma prévia de seu vindouro disco, “10 Songs”. O clipe, inteiramente desenhado pelo vocalista Fran Healy na atual quarentena, você confere abaixo.
Com lançamento programado para 9 de outubro, o nono trabalho do grupo e o primeiro a sair em quatro anos, teve como primeiro single a bela “Kissing In The Wind”, divulgada em dezembro último.
Em entrevista à NME, Healy deu mais detalhes sobre “A Ghost” e o próximo disco. Disse que se inspirou em uma nova vida e um impulso criativo, seguindo algumas palavras de sabedoria de seu filho Clay.
“Tenho 46 anos agora, mas não me sinto assim. Ainda sinto que tenho muito o que fazer ”, relatou. “Dei os últimos 14 anos da minha vida a meu filho completamente. Eu queria ser o pai que nunca tive. Meu filho tem sido meu único foco e projeto principal, mas cerca de seis meses atrás ele veio até mim e disse: ‘Papai, você deveria realmente fazer algo com a banda dessa vez – eu sei que você não está se esforçando o máximo que pode, mas eu quero que você faça isso agora’”.
“As letras eram uma combinação de tudo isso – olhando para o meu pé e decidindo apenas metê-lo com força na porta novamente. É olhar-se no espelho e ver o fantasma de alguém. Essa reflexão responde a você e diz: ‘É mais fácil estar vivo do que se esconder embaixo do travesseiro enquanto sua vida passa por você’”.
Gravado nos estúdios da RAK em Londres, co-produzido por Healy e Robin Baynton (que já trabalhou com Coldplay e Florence & The Machine), “10 Songs” conta com diversas contribuições, a exemplo de Jason Lytle do Grandaddy e Susanna Hoffs do The Bangles, e marca a volta do vocalista no papel de compositor principal em todo o álbum pela primeira vez desde “12 Memories”, de 2003.
“Acho difícil cantar músicas de outras pessoas”, admitiu Healy ao seminário inglês. “Eu amo muito o Dougie [Payne, baixista] e Andy [Dunlop, guitarrista] e é isso que faz o Travis vibrar dessa maneira, mas eu precisava dizer a eles que tinha energia para fazer isso”.
“Venho escrevendo há quatro anos e tinha material acumulado para cerca de 10 álbuns. Com isso, você pode obter cerca de 10 coisas realmente boas. Eu apenas naveguei nos últimos registros”, completa.
Disposto a retomar o lugar de destaque que já ocupou na cena musical – coincidentemente, o grupo disponibilizou ano passado o registro ao vivo em Glastonbury, gravado em 1999 e que capta o espírito dessa época – o Travis empolga seus fãs e mostra estar com todo gás. Afinal, como Healy finaliza a entrevista, “Estou de volta ao rigue – venha e tente me pegar”.
Leave a Reply