Quinta, 21 De Fevereiro De 2019

LOJA QUINTA CAPA

Entrevista | Rogério Saladino, da Jambô editora

Editora Jambô

O site da livraria Quinta Capa não surgiu com o objetivo de apenas apresentar notícias sobre a cultura pop. Como dito em nosso editorial, queremos apresentar análises, resenhas e opiniões sobre um leque enorme de opções disponíveis aos apaixonados pelos quadrinhos, cinema e animações, assim como outros assuntos comuns ao nosso público.

Com esse objetivo, buscamos entrevistar quem trabalha diretamente no mercado de quadrinhos brasileiros. Dessa forma, apresentamos abaixo a entrevista conduzida por nossos editores Thiago Ribeiro e João Pedro Cavalcante com Rogério Saladino, editor da Jambô Editora.

A Jambô Editora é uma editora brasileira de literatura de fantasia, jogos de RPG e histórias em quadrinhos, tendo assumido os títulos da editora Valiant recentemente.

A editora é responsável por livros de RPG como Tormenta, tendo lançados os livros básicos Tormenta: Guia do Jogador e Tormenta: Guia do Mestre, além dos suplementos Academia Arcana, Vectora: Cidade nas Nuvens, O Panteão (também conhecido como Panteão d20) e o primeiro romance do cenário, O Inimigo do Mundo.

Publicou os suplementos Área de Tormenta, Piratas & Pistoleiros e Galrasia: O Mundo Perdido além do segundo romance do cenário, O Crânio e o Corvo e a nova versão de 3D&T o 3D&T Alpha. A editora Jambô também é responsável pela edição brasileira dos cenários Reinos de Ferro e Porto Livre. Desde 2007, é a editora que mais pública livros de RPG no Brasil.

Recentemente, lançou um site com todo o seu catálogo disponível.

A imagem pode conter: 1 pessoa, área interna
Rogério Saladino

 

5C: Como sabemos, a Jambô é responsável pelo lançamento de um dos maiores sucessos de RPG em terras tupiniquins: Tormenta. O universo de Tormenta já deu origem a materiais de diversas mídias, como HQs e radionovelas. O mais novo produto da série é o livro-jogo “O Labirinto de Tapista”. Existem planos para outros produtos da série? Ou mesmo relançamentos em edições coloridas?

Rogério Saladino: Sim! Temos muitos planos para diversos produtos relacionados a Tormenta RPG, entre outras coisas. Este ano vamos lançar Império de Jade, um livro básico completo para campanhas em cenário oriental fantástico, que pode ser usado dentro do mundo de Arton ou como um jogo próprio. Teremos mais produtos, porque acreditamos em Tormenta RPG, e sabemos que o fãs pedem por mais material e que um cenário precisa ter mais lançamentos para agitar o mundo ou dar mais opções para os fãs.

Resultado de imagem para Tormenta RPG imagem

5C: Fora Tormenta, a Editora Jambô também tem responsabilidade em outros lançamentos no mundo do RPG, como Dragon Age, Reinos de Ferro e até Game of Thrones RPG. Existe algum planejamento sobre lançamentos destas linhas?

Rogério Saladino: Claro! A Jambô tem publicado suplementos e livros e novas edições desses premiados e elogiados RPGs estrangeiros. Trabalhamos diretamente com as editoras originais, e muito dos nossos lançamentos dessas linhas é discutido com eles, que sugerem títulos e também estão abertos a ouvir nossas opiniões e sugestões. Tentamos ter em cada ano pelo menos um bom lançamento de cada linha, de acordo com a nossa programação e a deles. Ainda este ano teremos novidades dessas linhas, fiquem atentos ao nosso site, que divulgaremos lá.

5C: A situação do lançamento da nova edição do RPG mais velho do mundo, Dungeons & Dragons, passou por um turbilhão de problemas dentro das editoras brasileiras e está, para todos os efeitos, suspensa. Vocês tem planos de agir em algo no que diz respeito à este material?

Rogério Saladino: Não temos muito mais informações sobre o D&D Next no Brasil. Fizemos tudo que podíamos, e agora posso dizer que sabemos tanto quanto o leitor sobre a situação atual do sistema no Brasil.

Resultado de imagem para Dungeons e dragons RPG imagem

5C: Sobre os romances de Forgotten Realms, há alguma previsão? Vocês já lançaram dois da trilogia de Drizzt. Alguma previsão de lançamentos dos próximos volumes?

Rogério Saladino: Sim, há. Refúgio, o terceiro livro da Trilogia do Elfo Negro, já está traduzido e em produção (diagramação, revisão, etc.) e deverá ser enviado para a gráfica em breve. Depois dele, o próximo título de Drizzt que vamos fazer é O Legado (The Legacy). Além disso, estamos estudando com a Wizards/Hasbro quais outros títulos e linhas também poderemos traduzir, além dos livros de Forgotten Realms pelo R. A. Salvatore. Vamos continuar com a linha do Drizzt, mas estamos vendo o que mais podemos fazer, quais outros romances de outros mundos/cenários de D&D podemos publicar.

5C: E novidades? Existem planos de lançamento para algum RPG gringo?

Rogério Saladino: Bom, as novidades e surpresas ainda são… surpresas! Preferimos anunciar só depois de tudo estar bem acertado e bem perto de estar pronto, para não surgir nenhum problema de última hora e acabarmos decepcionando nossos leitores e fãs.

5C: A editora Jambô assumiu da HQM a publicação da Valiant no Brasil. Quais os planos de publicação da Jambô para os títulos da editora americana? Hoje, há três volumes da Valiant anunciados no site da editora: Divinity, Faith e Ninjak. Quais os planos de continuar com essas publicações e retomar títulos como X-O Manowar?

Resultado de imagem para Universo Valiant imagem

Rogério Saladino: Não são apenas anunciados, esses são os três volumes que nós já publicamos e que o leitor já pode encontrar em livrarias e lojas especializadas! Era para termos lançando um quarto título no ano passado, mas a própria Valiant pediu para que mudássemos o título e a data, o que prontamente fizemos. Os próximos encadernados que lançaremos são Bloodshot: Renascido e X-O Manowar: Soldado. Todas as decisões sobre quais títulos lançar e como, são tomadas em conjunto com a Valiant, que nos dá um excelente apoio e tem um canal muito aberto com a gente. Eles querem que seus títulos sejam mais conhecidos no Brasil, e nos deixam saber quais títulos eles querem que sejam mais trabalhados. Além desses dois lançamentos que mencionei aqui, ainda teremos mais títulos Valiant neste ano.

5C: O Social Comics tem em seu catálogo grande parte dos títulos da Valiant. Como a Jambô trabalha com quadrinhos online? Algum plano de investir mais nessa área?

Rogério Saladino: A Jambô já investiu mais de uma vez em quadrinhos online, como é o caso do Ledd, de J.M. Trevisan e Lobo Borges, que foi disponibilizada inicialmente online, gratuitamente, no site da Jambô, e depois reunida em volumes físicos. Atualmente Ledd tem quatro volumes físicos, e o quinto está sendo produzido. Além de Khalifor, também de J.M. Trevisan e D Bride A Noiva do Dragão, de Marcelo Cassaro e Erica Awano, que também foram disponibilizados online e depois em versão física. Todo nosso catálogo de quadrinhos faz parte da Social Comics, incluindo Holy Avenger. Nossas experiências com o quadrinho online são muito boas e vamos continuar investindo nele, sempre que possível.

Resultado de imagem para Holy Avenger imagem

Posts Relacionados
%d blogueiros gostam disto: