Não deixe de conferir nosso Podcast!

Artistas cearenses buscam patrocínio para publicar HQ sobre a “Padaria Espiritual”

Charles Ribeiro é um roteirista com trabalhos no Estados Unidos, Canadá e França

O professor e roteirista cearense Charles Ribeiro Pinheiro lançou um projeto editorial chamado Padaria Espiritual em Quadrinhos e busca empresas para patrocinar a publicação do livro através do Mecenato do Ceará e da Lei Rouanet.

O projeto Padaria Espiritual em Quadrinhos foi vencedor do XV Edital Mecenas do Ceará 2023, na linguagem ‘Literatura, Livro e Leitura’, e está apta, pela Lei de Incentivo à Cultura Nº 8.313/91 (Lei Rouanet) e Decreto nº 11.453/2023, para a obtenção de doações e patrocínios.

 

 

O patrocínio servirá para financiar os custos gráficos e editoriais do livro em quadrinhos sobre a Padaria Espiritual do Ceará, a ser lançado de forma independente, com estimativa de publicação no segundo semestre de 2024. O livro conta com pesquisa e roteiro de Charles Ribeiro Pinheiro e artes de Luís XIII, artista cearense com trabalhos nos E.U.A, Canadá e França, e Talles Rodrigues, ilustrador e designer gráfico, autor de Cortabundas: o maníaco do José Walter, Novos Sumérios e vencedor do prêmio HQMix 2021 pelo quadrinho Mayara e Annabelle: hora extra.

 

 

O livro conta a trajetória da Padaria Espiritual, uma irreverente e original agremiação, formada nas cadeiras da Praça do Ferreira, por jovens poetas e artistas, que agitaram culturalmente a cidade de Fortaleza, no fim do século XIX. Os jovens artistas publicaram o jornal literário ‘O Pão’ com o objetivo de lutar contra o marasmo cultural da província por meio da arte e do humor.

A linguagem dinâmica dos quadrinhos convida o leitor para ser um espectador privilegiado, ao passear graficamente pelas ruas da Fortaleza antiga e testemunhar a agitada vida literária da época. Contar a trajetória da Padaria Espiritual em quadrinhos é uma forma de democratizar a história do patrimônio histórico e cultural do Ceará para um público maior.

LEIA TAMBÉM:  Resenha | Heavy Metal: Primeira Temporada Nº 01

 

 

Empresas, empresários e instituições que desenvolvem ações de patrocínio cultural e tiverem interesse em patrocinar o projeto ou para conhecer mais, é só entrar em contato comigo pelo e-mail abaixo, assim como o link do projeto: E-mail: entrelugar.literaturacearense@gmail.com

Jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí com mais de 20 anos de atuação na área, sempre com destaque para área cultural, principalmente no campo das histórias em quadrinhos, cinema e séries.